Versículo: “Irmãos, pedimos que advirtam os indisciplinados. Encorajem os desanimados. Ajudem os fracos. Sejam pacientes com todos.” 1Tessalonicenses 5:14
Aplicação: A Palavra de hoje faz parte de alguns dos conselhos finais que o Apóstolo Paulo deixou aos tessalonicenses e a nós. Portanto, são fundamentais para as nossas vidas.
Precisamos de disciplina em tudo quanto nos propomos a realizar durante as nossas vidas. Do contrário, nunca concluiremos nada e viveremos sempre frustrados.
Essa necessidade de constância se dá em todas as áreas (dieta, relacionamentos, estudos, trabalho), inclusive na espiritual.
Após recebermos Jesus como Senhor é imprescindível que, de fato, O façamos senhor, nos submetendo às suas leis, valores e princípios.
Com a nossa natureza carnal, essa submissão só é possível com o auxílio do Espírito Santo que sempre nos aponta o Caminho da santidade e da obediência. Mas, para ouvirmos a sua voz precisamos conectar o nosso espírito a Ele.
Alcançamos essa conexão por intermédio do nosso relacionamento com Deus, através de orações, leituras da Palavra de Deus e jejuns.
Quando nos afastamos dessas disciplinas espirituais, começamos a abaixar (ainda que aos poucos) o som da voz do Espírito de Deus e, logo, estamos nos desviando do Caminho.
Por isso, a orientação de Paulo para que sejamos disciplinados e, como tais, advirtamos (em amor) aqueles que não o são, a fim de que permaneçam constantes em direção à eternidade.
É natural que nessa jornada venhamos a nos enfraquecer ou até mesmo nos desanimar.
No entanto, como irmãos em Cristo com objetivos em comum, devemos animarmos uns aos outros e fortalecer-nos testemunhando tudo quanto o Senhor já nos fez, bem como declarando suas promessas para as nossas vidas.
Dessa forma, unidos pelo mesmo Espírito em amor, santidade, constância, perseverança, ânimo e força, um dia, poderemos declarar como o Apóstolo Paulo declarou:
“combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça que o meu Senhor me dará”. (2 Timóteo 4:7).
Aleluia!!!
Oração: Pai, um dia, queremos declarar como o Apóstolo Paulo que combatemos um bom combate, terminamos a corrida e guardamos a fé, com a consciência lavada de que vivemos para a tua glória e, então, finalmente recebermos de ti a coroa da justiça. Esse é o maior anseio dos nossos corações. Por isso, ajudamos a sermos disciplinados em tudo que fizermos, especialmente na tua obra. Guarde os nossos corações do desânimo e da tristeza e, se porventura, esses sentimentos nos assolarem, que haja sempre um irmão com o qual possamos contar para nos fortalecer. Por fim, que possamos ser também os fortalecedores e animadores daqueles que nos rodeiam. Oramos em nome de Jesus. Amém.