Não Apaguem o Espírito Santo

Versículo: “Não apaguem o Espírito Santo.” 1Tessalonicenses 5:19

Aplicação: A Palavra de hoje faz parte de alguns dos conselhos finais que o Apóstolo Paulo deixou aos tessalonicenses e a nós. Portanto, são fundamentais para as nossas vidas.

Assim que entregamos as nossas vidas para Jesus, confessando-O como o Senhor das nossas vidas, seu Espírito passa a habitar em nós.

Ele é a terceira Pessoa da trindade. O cumprimento da promessa de Jesus de que não nos abandonaria, mas enviaria o seu Espírito para nos auxiliar na caminhada da vida cristã, nos consolar nas nossas tristeza e nos fortalecer nas nossas batalhas.

Como pessoa que é, o Espírito Santo fala aos nossos corações, sempre ministrando a vontade de Deus para as nossas vidas e nos apontando o Caminho da Verdade.

A Bíblia nos ensina que Ele não fala de si mesmo, mas aponta para Jesus, a fim de glorificá-Lo em tudo.

Dessa forma, quando temos dúvidas a respeito da voz que temos ouvido – ou seja, se, se trata da nossa carne ou do Espírito de Deus, basta analisarmos se ela reflete o Seu Filho.

Se a resposta for negativa, certamente é nossa natureza pecaminosa querendo se sobressair.

O versículo de hoje nos ensina que há volumes diferentes que a voz do Espírito Santo pode alcançar dentro de nós. E quem determina a intensidade dessa voz somos nós, que podemos, inclusive, apagá-la.

Quanto mais buscamos ao Senhor e investimos tempo no nosso relacionamento com Ele, mais alta é a voz do Espírito de Deus dentro de nós.

Notamos nas Escrituras que os discípulos de Jesus tinham o direcionamento do seu Espírito em tudo que iam fazer e até mesmo deixar de fazer. Era como se eles vissem e ouvissem (audivelmente) o próprio Deus.

Entretanto, à medida que negligenciamos o nosso tempo com o Senhor, cedemos às tentações e caímos no pecado, vamos abaixando o volume da voz do Espírito Santo dos nossos corações, até apagá-la de uma vez por todas.

Quando não ouvimos mais a Deus, não somos mais confrontados por seu Espírito em razão dos nossos pecados, nem somos levados ao arrependimento, certamente, estamos caminhando na contramão.

O maior medo de Davi, quando pecou, não era das consequências (carnais) que sofreria, mas do afastamento do Senhor e do seu Espírito de sua vida.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”. (Salmos 51:10-13).

A exemplo desse homem, que foi o único chamado segundo o coração de Deus, devemos temer o afastamento do nosso Senhor. Ele é o nosso sustento, a nossa esperança e fortaleza. É tudo o que temos.

Como poderíamos viver longe de Deus? Como poderíamos viver sem a presença do seu Espírito?

Minha oração é que a cada dia possamos apagar o volume do mundo nos nossos corações, a fim de ouvirmos exclusivamente a voz do Espírito Santo e sermos controlados, em tudo, por sua vontade que é boa, perfeita e agradável.

Oração: Pai, obrigada por não ter nos deixado órfãos e nos ter enviado outro Consolador, o Espírito da Verdade que, sempre, aponta para o teu Filho e nos ensina o Caminho para chegarmos em ti. Hoje, queremos nos arrepender dos nossos pecados (confessá-los nominalmente, arrependido), os quais tem anulado a tua voz nos nossos corações, e te pedir para que o Senhor ministre nas nossas vidas e dirija todas as coisas conforma a tua vontade, ainda que em detrimento da nossa. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo