Peniel – Encontro com Deus

Versículo: “O homem disse: seu nome não será mais Jacó. De agora em diante você se chamará Israel, pois lutou com Deus e com os homens e venceu. (…) Jacó chamou aquele lugar de Peniel, pois disse: vi a Deus face a face e, no entanto, a minha vida foi poupada.” Gênesis 32:22-32

Aplicação: Após receber um direcionamento de Deus para voltar para casa, Jacó pega suas esposas, filhos e bens e parte para terra de seus pais.

Já era noite quando ele atravessou suas mulheres e bens pelo rio Jaboque, tendo ficado sozinho no acampamento.

Nesse momento, um homem aparece para lutar com Jacó e essa peleja dura até o amanhecer. O filho de Isaque vence a “batalha” e impede o homem de ir embora: “não o deixarei ir enquanto não me abençoar”.

O homem, então, muda o nome de Jacó para Israel e o abençoa!

Através dos fatos narrados pela Escritura, podemos concluir que o tal homem era o próprio Deus que se encarnou a fim de confrontar Jacó, antes de abençoá-lo.

Podemos extrair lições importantes para as nossas vidas da palavra de hoje.

A primeira é que para nos encontrarmos com Deus precisamos estar sozinhos.

O próprio Jesus nos ensinou: quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto, então, seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. (Mateus 6:6).

A segunda é que lutas ocorrem para e quando nos encontramos com o Senhor.

Elas ocorrem para nos encontrarmos com Ele. Repare que sempre há uma batalha interna (por exemplo desânimo, falta de vontade) ou externa (compromissos, ligações) tentando impedir o nosso encontro.

Todavia, assim como Jacó, precisamos prevalecer à essa luta e irmos, independentemente das circunstâncias, porque nada pode ser mais importante do que o nosso encontro com Deus.

Os combates também ocorrem quando nos encontramos com o Senhor. Isso ocorre por inúmeros motivos: porque somos confrontados acerca dos nossos pecados, conduzidos ao arrependimento e nem sempre aceitamos isso com facilidade, mas lutamos com Ele.

Porque somos mimados e queremos que as coisas aconteçam do nosso jeito; queremos dar ordens para Deus. Porém, ninguém pode impedir o Seu agir.

A terceira lição é que, quando finalmente nos rendemos, confessamos os nossos pecados e somos transformados pelo Senhor.

Diz as Escrituras que o homem perguntou a Jacó seu nome. Dessa vez, porém, ele não mentiu: meu nome é Jacó, o enganador. Então, Deus o perdoou, o transformou, mudou seu nome, só então o abençoou!

Precisamos, diariamente, vencer as batalhas que querem nos impedir de nos encontrarmos com o Senhor e pararmos resisti-Lo. Temos que nos apresentarmos diante Dele quebrantados, dispostos a sermos confrontados, a nos arrependermos e sermos transformados. Só então ele nos abençoará.

Oração: Pai, obrigada pela oportunidade que temos de, através de Jesus Cristo, nos encontrarmos contigo. Ajuda-nos a vencermos as lutas diárias que temos que enfrentar para irmos ao lugar secreto. Dá-nos, Pai, um coração quebrantado diante de ti, disposto a ser confrontado, a se arrepender e a te obedecer. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo