Vivendo na Dependência de Deus

Versículo: “Alguns deles, porém não deram ouvidos e guardaram um pouco de alimento até a manhã seguinte. A essa altura, a comida estava cheia de vermes e cheirava muito mal. Moisés ficou furioso com eles”. Êxodo 16:20 e 35

Aplicação: Depois de serem libertos por Deus de 400 anos de escravidão no Egito, os hebreus estavam no deserto, sob liderança de Moisés, rumo à terra prometida, onde teriam descanso e paz.

O deserto é uma região onde prevalecem a ausência de rios, lagos, chuvas e qualquer umidade; consequentemente há uma pobreza enorme de vegetação e vida animal.

As altas temperaturas durante o dia, e as baixíssimas durante a noite também são característica daquele lugar.

Haja vista àquelas condições, não demorou muito, o povo de Deus começou a se queixar de fome e sede, e se voltou contra Moisés.

Do céu, o Senhor ouviu as murmurações do povo, que na verdade, eram contra Ele e providenciou, milagrosamente, sustento aos hebreus. Naquela tarde, muitas codornas apareceram e cobriram o acampamento; saciando, assim, a fome do povo.

Além disso, Deus prometeu aos israelitas o maná diário, que seria dado a eles durante todo o tempo em que permanecessem no deserto.

O maná era literalmente o pão do céu, provido pelo Senhor, que caia todas as manhãs sobre o acampamento dos hebreus, juntamente com o orvalho. Quando o este evaporava, se via sobre o chão uma camada de flocos finos como geada, este era o maná.

O Todo Poderoso estabeleceu algumas instruções a respeito daquele alimento, as quais deveriam ser seguidas à risca pelo povo:

O maná deveria ser colhido todas as manhãs, exceto aos sábados, até o horário determinado. Depois, ele não estaria mais disponível. No entanto, às sextas deveriam pegar uma porção dobrada, porque sábado era o dia do descanso e nenhuma atividade poderia ser praticada.

Cada família deveria recolher apenas a quantidade suficiente, dois litros para cada pessoa da tenda; não podendo sobrar para o outro dia, porque perecia.

Ocorre que algumas pessoas ignoraram às instruções do Senhor e guardaram um pouco do maná para o dia seguinte: o alimento amanheceu cheio de vermes e cheirando muito mal.

Podemos extrair importantes lições da atitude dos israelitas, as quais devemos evitar nas nossas vidas.

Primeiramente, precisamos entender que as normas e instruções que o Senhor nos dá, e a Sua Palavra esta cheia delas, servem para o nosso próprio bem, para evitar sofrimentos desnecessários nas nossas vidas.

Por exemplo, nos nossos relacionamentos, Ele nos aconselha a não nos colocarmos em jugo desigual.

Isso serve para evitarmos sofrimentos desnecessários nos nossos casamentos, quanto às regras, criação de filhos, gastos financeiros, vestimentas, diversões, dentre outras coisas.

Seguir fielmente às instruções e conselhos que o Pai nos dá faz com que sejamos poupados de tristezas e adversidades inúteis.

Em segundo lugar, a narrativa nos ensina que devemos depender de Deus. O próprio Jesus nos alertou que sem Ele nós nada podemos fazer.

Aquele povo estava no deserto com sede, com fome, e cansados. Quando eles veem “comida caindo” do céu, sentiram-se aliviados e saciados, certamente glorificaram ao Senhor, porque tratava-se de um milagre.

Porém, no minuto seguinte, as incertezas tomaram conta dos corações de alguns dos israelitas: “será que isso acontecerá novamente?”; “será que amanhã comeremos ou teremos fome?” – e esses sentimentos os fizeram desobedecer a Deus e guardar um pouco do maná para o dia seguinte.

O Senhor deseja que dependamos Dele em todas as áreas das nossas vidas. É isso que demonstra a nossa .

Confiar em Deus no deserto providos de água e de alimento é fácil. Porém, ter que acordar para colher a porção diária de pão que caiu do céu é viver na dependência do Senhor. É crer que Ele não nos desempara.

É essa fé que o nosso Pai quer que desenvolvamos Nele, em tudo que fazemos, isto é, na nossa vida financeira, profissional, amorosa, familiar, ministerial, enfim, em tudo.

Ele quer que olhemos por cima das nossas necessidades, tribulações, adversidades, das ausências, dos nãos. Ele quer que creiamos que Ele é o Jeová Jireh (Deus provedor).

O versículo 35 revela que o povo de Deus comeu maná durante 40 anos, até chegaram em uma terra habitável às fronteiras de Canaã.

Oração: Senhor, hoje queremos nos arrepender porque muitas vezes não seguimos Suas orientações e trazemos para as nossas vidas sofrimentos desnecessários. Ajuda-nos, Pai, a em tudo te obedecer, porque assim demonstraremos o nosso amor por ti. Ajuda-nos também a dependermos, diariamente, do Senhor, da sua provisão, do seu sustento, porque sabemos que és Jeová Jireh. Para isso, aumenta, Pai, a nossa fé. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo