João Batista, A Voz Que Clama No Deserto
Texto Para Leitura: João 1:19-34

Por, Thaisa Fernandes

A Vida De João Batista

João Batista era filho de Zacarias e de Isabel.

Zacarias era sacerdote, fazia parte do grupo de Abias. Ele era casado com Isabel.

Isabel era esposa de Zacarias, parente de Maria (mãe de Jesus), estéril, e também pertencia à linhagem sacerdotal, de Arão (irmão de Moisés).

Eles moravam em uma região montanhosa da Judéia. Eram justos aos olhos de Deus e obedeciam aos seus mandamentos.

Ambos já eram idosos quando Zacarias recebeu uma Palavra de Deus, por meio do anjo Gabriel, afirmando que Isabel lhe daria um filho, o qual deveria se chamar João. Quando ouviu a promessa, o sacerdote não creu e, por isso, ficou mudo até o nascimento da criança.

O anjo ainda disse que João seria cheio do Espírito Santo, não beberia bebidas fortes (voto de Nazireu) e seu chamado era preparar o povo para a vinda do Messias (seu primo).

Pouco tempo depois, Isabel engravidou.

Oito dias após seu nascimento, João foi circuncidado, cumprindo a lei de Moisés. Ele viveu no deserto, usava roupas de pele de camelo com cinto de couro, comia gafanhoto e mel silvestre. Lá João cresceu e se fortaleceu no Espírito.

Quando João completou cerca de 30 anos, em um contexto histórico e religioso conturbado, Deus o levantou como profeta, após 400 anos de silêncio (período interbíblico), com uma mensagem que confrontava o povo: “Arrependam-se, pois o reino de Deus está próximo”.

Sobre ele, Jesus declarou que dentre os nascidos de mulher ninguém foi maior do que João Batista.

A Mensagem de João Batista
  1. Anunciava o Messias

“Preparem o caminho para a vinda do Senhor”.

João Batista era o precursor do Messias.

Precursor significa aquele que vem antes, aquele que anuncia a chegada de algo/alguém.

Assim, João Batista era o profeta que anunciava a chegada iminente do Messias, para que o povo se preparasse para recebê-Lo.

  • Arrependimento Genuíno

João Batista pregava ARREPENDIMENTO GENUÍNO. Seu objetivo era preparar o povo da sua geração para a chegada do Messias (O Ungido de Deus) profetizado no Antigo Testamento.

“Arrependam-se, pois o reino de Deus está próximo”.

Arrepender-se significa se lamentar, sentir pesar por causa de um erro cometido.

O arrependimento não se confunde com remorso que, em regra, surge com a descoberta do erro por terceiros (e não por um arrependimento verdadeiro). Além disso, o arrependimento gera vida (lembrem-se de Pedro), já a consequência do remorso é morte (lembrem-se de Judas).

João Batista não pregava o simples arrependimento, mas o um ARREPENDIMENTO GENUÍNO.

Arrependimento genuíno é um arrependimento verdadeiro, o qual produz frutos, mudanças.

“Raça de víboras! Quem os convenceu a fugir da ira que está por vir? Provem por suas ações que vocês se arrependeram”.

Então, as multidões que iam até o profeta perguntavam o que era necessário ser feito, e ele as instruía: quem tem duas túnicas, dê uma ao que não tem nenhuma; e quem tem o que comer, faça o mesmo. Para os publicanos (cobradores de impostos), a recomendação era não cobrar mais do que o ordenado. Aos soldados, não praticar violência e nem defraudar ninguém. (…) Provem por meio de ações que vocês se arrependeram. Não digam estamos salvos pois somos filhos de Abraão. Isso não significa nada, pois lhes digo que até dessas pedras Deus pode fazer surgir filhos de Abraão. Agora mesmo o macho está pronto para cortar as raízes das árvores. Toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada no fogo.

Sobre isso, o Apóstolo Paulo escreveu – Efésios 4:22-32.

Não existe salvação sem arrependimento e não existe arrependimento sem mudança de hábitos.

A salvação é individual e para que ela ocorra é indispensável que você se reconheça como pecador, e confesse que precisa de um Salvador para sua vida – Cristo Jesus.

O fato de ser descendente de Abraão (filho de pastor, nascido em lar cristão, etc.) não significa nada, se, individualmente, você não se arrepender.

Após o arrependimento, faz-se necessário transformação. Se você diz que se arrependeu de um pecado, mas tornou a praticá-lo, então, você não se arrependeu de verdade.

Contar algum testemunho, se quiser. Ou dar a oportunidade para alguém contar.

  • Batismo nas Águas

O batismo era a evidência do arrependimento do pecador.

João Batista batizava com água, por imersão, no rio Jordão.

Ele representa a morte da pessoa para o velho homem, juntamente com seus pecados e suas práticas carnais, bem como seu nascimento para uma nova vida com Cristo. É por isso que ele deve ser feito publicamente.

As Escrituras narram que os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região do Jordão iam até o profeta, confessavam seus pecados e eram batizados.

Como o batismo de João era para arrependimento, os fariseus começaram a questioná-lo acerca de sua autoridade naquela prática. Ele, porém, com humildade respondia: eu batizo com água. Mas, em seu meio, há alguém que vocês não reconhecem que, embora Ele venha depois de mim, eu não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

João batiza Jesus

Jesus vai até João Batista para ser batizado.

Na ocasião, o profeta questiona: sou eu que devo ser batizado por ti e vens até mim? Jesus, porém, responde: por enquanto, deixe como está, porque devemos cumprir toda a justiça (lei).

Jesus não tinha pecado, portanto, não tinha do que se arrepender e nem precisava ser batizado. Todavia, Ele veio para cumprir a justiça de Deus e assim o fez.

Deus-Pai se alegrou com a atitude de Jesus derramando sobre Ele o Espírito Santo (em forma de uma pomba) e declarando: esse é o meu filho amado, que me dá muita alegria.

Na declaração do Pai temos uma (das muitas) evidência da Trindade, assunto para outro estudo.

O Filho de Deus, santo e puro, foi batizado, quanto mais nós cheios de pecados o devemos fazer. 

  • Apontava Para Jesus

A mensagem anunciada por João Batista apontava para Jesus como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Aponta para Jesus como sendo o Filho de Deus.

Aponta para Jesus como a luz que ilumina todos.

Aponta para Jesus como sendo maior do que ele, do qual sequer ele era digno de desamarrar as sandálias: importa que Ele cresça e eu diminua!!!

A Morte de João Batista

Com João Batista não havia meias palavras. Seu papel de profeta consistia em apontar o pecado do povo para que ele se arrependesse. Contudo, a obediência ao seu chamado lhe custou a vida.

Herodes Antipas governava a Galileia e seu irmão, Felipe, casado com Herodias, governava Itureia e Traconites.

Herodes quis a mulher de seu irmão, então, fez com que eles se divorciassem e casou-se com ela.

Ciente dos fatos, João Batista criticou a atitude do governante, porque, do contrário, estaria sendo conivente com aquele pecado (incesto e adultério), o que custou sua liberdade.

No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos agradando muito ao governador, que lhe prometeu o presente que ela desejasse. Ela, convencida por sua mãe, pediu a cabeça do profeta, no que fora atendida por Antipas.

João Batista preferiu perder sua liberdade e a sua vida a se calar diante dos pecados da sua nação. E nós?

CONCLUSÃO

A vida de João Batista deve servir de modelo de um cristão verdadeiro para nós:

Arrependidos;

Transformados;

Na pregação – sempre dando as glórias a Deus;

Humildadeimporta que Ele cresça, e eu diminua;

De entrega – da própria vida, inclusive;

Preocupação de agradar e obedecer ao Senhor – havia 400 anos que Deus não levantava um profeta e, quando o fez, lhe deu uma mensagem confrontadora. João Batista foi fiel à mensagem recebida de Deus, sem se importar se ela agradaria ou não as pessoas.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Tendo a vida de João Batista como modelo, você se considera um verdadeiro cristão?
  2. Ainda tendo a vida de João Batista como modelo, o que você precisa, urgentemente, melhorar?
  3. Que relação João Batista tem conosco? Ele anunciava a vinda do Messias. E nós o que devemos anunciar?
  4. A mensagem que pregamos deve ser a mesma de João Batista (arrependimento e transformação)?
  5. Você já é batizado? Acha a prática importante? O velho homem, de fato morreu, ou apenas se molhou?
DESAFIO

Batizar-se. Se você ainda não tomou essa decisão, o desafio é perguntar mais para seus líderes sobre o assunto e, finalmente, fazê-lo.

Orar por uma família que você gostaria que frequentasse os cultos na sua casa;

Compartilhar uma foto de sua célula nas redes sociais marcando @iprvotuporanga.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo