Jesus, O Pão Da Vida
Texto Para Leitura: João 6:26-40

Estudo 13/2021

Por, Wesley Fernandes

Introdução

Na leitura do texto acima, vemos que o Senhor Jesus se apresenta aos seus ouvintes, como o Pão da Vida.

Para melhor entendê-lo, precisamos verificar os acontecimentos do dia anterior da vida de Jesus.

Nesse dia, o Senhor Jesus havia ensinado uma multidão com cerca de cinco mil homens, mais mulheres e crianças, o que possivelmente, daria um grupo aproximado de vinte mil pessoas.

Ao chegar à tarde desse mesmo dia, todos estavam famintos e longe da civilização. Mesmo que estivessem próximos, não teriam dinheiro suficiente para adquirir alimentos para tantas pessoas. As crianças e os adultos estavam desfalecidos pelo cansaço e pela fome.

Jesus então operou um de seus mais magníficos milagres. Ele tomou o lanche de um garoto, cinco pães e dois peixes e após abençoá-los, deu-lhes de comer. Aqueles poucos pães e peixes multiplicaram-se e foram suficientes para saciar-lhes a fome e ainda sobrar doze cestos cheios de pães.

Certamente todos os que foram alimentados por Jesus, sorriam e alegravam-se diante de tão poderoso feito.

No dia seguinte, a mesma multidão volta a ouvir Jesus falar. Jesus olhando para aquelas pessoas, logo percebe: estavam ali para novamente serem alimentados por Ele.

A carência de alimentos era muito grande, todavia, o Mestre percebe a existência de uma necessidade ainda maior. Ali estava uma multidão de pessoas subnutridas espiritualmente.

Jesus via pessoas infelizes, tristes, sofridas, deprimidas, angustiadas, desesperançadas, oprimidas, perturbadas, acusadas pelos seus próprios erros e pecados. Maior era a necessidade espiritual do que a material. Jesus ofereceu-se como a solução!

No dia anterior Ele havia resolvido o problema da fome, usando o lanche de um garoto. Agora, Ele precisa de algo muito melhor. Então, Ele se dá a si mesmo.

”EU SOU O PÃO DA VIDA, QUEM VEM A MIM JAMAIS TERÁ FOME…”        

 Eis o convite: venham até mim e alimentem-se.

COMO COMER DO PÃO?

Muito provavelmente você entenda a necessidade, mas talvez não saiba como é possível comer deste Pão.

No verso 35, Jesus disse: “(…) o que vem a mim, jamais terá fome (…)”. Já no verso 45: “(…) Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim”.

Jesus nos mostra que o comer do Pão é ouvir e aprender o que o Pai ensina. É crer nas escrituras e confiar nEle. Entendemos que a escritura é a própria palavra de Deus, e além de simplesmente entendê-las, devemos crer ao ponto de depositar nossa total confiança nela.

O QUE COMER?

No verso 56, Jesus disse: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele”.

Comer da carne e beber do sangue de Jesus, é dizer que toda nossa confiança e satisfação está na cruz. É seguir o evangelho de Cristo, negar nossas próprias vontades e escolhas para seguir aquilo que Deus estabeleceu para nós.

Assim, nos tornamos um com Ele, e passamos a ter intimidade em nosso relacionamento.

A única maneira de o homem encontrar a vida eterna é comendo do Pão da vida. Jesus, o Pão da vida, é aquele que dá a vida eterna ao que nele crê, ressuscitando-o da morte espiritual.

POR QUE ALGUNS NÃO COMEM?

O convite para vir e comer do Pão da vida se estende a todos através da pregação do Evangelho ao mundo. Mas, são somente aqueles enviados pelo Pai ao Filho que verdadeiramente se alimentam do Pão da vida. Os demais permanecem em sua rebelião contra Deus. Eles escutam o chamado, mas se recusam a vir e comer do Pão da vida que desceu do céu.

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37). Uma pessoa não pode comer do Pão da vida a menos que vá a Cristo. Mas ela também não pode ir a Cristo, a menos que tenha sido dada a Ele pelo Pai (Jo 6:44).

Vemos que as pessoas não vão até Cristo pela incredulidade de seus corações. As palavras de Jesus muitas vezes são indigestas, porque falam contrariamente à vontade carnal, caída, pecaminosa.

Jesus fala aquilo que não queremos ouvir, mas a partir do momento que entendemos a necessidade que temos dEle, e experimentamos o Pão Vivo, Ele gera em nós vida eterna. Comer do Pão é seguir a Jesus, e entender que Ele é Deus e nós somos os seus servos.

CONCLUSÃO

Ainda hoje, a humanidade continua a sofrer. A miséria espiritual é muito grande. Ela atinge todas as classes sociais, todas as raças, todas as nações e povos. Somente Jesus pode saciar a fome espiritual que existe no interior de cada pessoa. Só Jesus é o Pão Vivo de Deus, para alimentar o coração do desesperançado e do oprimido.

Jesus é capaz de tomar um indivíduo lançado na sarjeta da vida e de transformá-lo em um novo homem. Quantos tem se lançado no desespero das drogas, do alcoolismo e da prostituição. Para todos eles, existe uma palavra de esperança: JESUS.

Jesus é a solução de Deus para o nosso mundo. Milhões de pessoas ao redor do mundo podem testemunhar: ”Jesus mudou minha vida”. Jesus não é simplesmente o melhor. Ele é o Único!

Ninguém pode oferecer-se a si mesmo. Somente Ele (Jesus) é o Pão Vivo que desceu do céu.

As palavras de Jesus continuam a ressoar: ‘Eu sou o pão da vida, o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede’.

Ele veio a este mundo por você. Morreu em razão de seus pecados. Ele está vivo! Jesus quer que você seja feliz, realizado, alegre e capaz.

 Jesus é o Pão Vivo de Deus! Experimente-o.

PARA REFLETIR

– O comer do Pão da vida, é algo que realizamos em nossa conversão ou é um processo diário?

– De que forma podemos apresentar Jesus como o Pão da Vida para outras pessoas?

– Em sua vida, Jesus tem sido suficiente para saciar sua fome? Ou você tem buscado alimento em outros lugares?

DESAFIO

Nessa semana, relembre todos nossos estudos, relendo o livro de João, do capítulo 1 até o capítulo 6.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo