Eleitos

Versículo: “O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos que outras nações, pois vocês eram a menor de todas as nações. Antes, foi simplesmente porque o Senhor os amou e fiel ao juramento que fez a seus antepassados.” Deuteronômio 7:7-8

Aplicação: Para chegarem à terra prometida, os israelitas precisaram, primeiro, serem libertos da escravidão, a qual tinham sido submetidos no Egito, bem como peregrinarem quarenta anos no deserto.

À medida que caminhavam rumo a Canaã, eles tiveram que lutar contra seus inimigos e conquistar territórios.

Foram, ao todo, sete nações que o Senhor removeu diante deles: hititas, girgaseus, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus e os jebuseus – todas mais numerosas e mais poderosas do que Israel.

Todavia, o próprio Deus lutou por eles e entregou seus inimigos em suas mãos.

A Palavra é clara ao nos revelar que os israelitas não tinham “nada demais”, nenhuma característica que os fizessem se sobressair para serem escolhidos pelo Senhor como seu povo.

Pelo contrário, eles compunham a menor nação e a mais fraca, porém foram eleitos porque Deus os amou e honrou a aliança que havia feito com Abraão e seus descendentes.

À semelhança de Israel, nenhum dos nossos atributos se sobressaem aos olhos do Senhor. As nossas obras de justiça, para Ele, não passam de trapos de imundícias, todos somos pó e ao pó voltaremos. Do que nos orgulharmos?

A verdade é que Ele elegeu cada um de nós por amor.

Deus nos amou e nos escolheu quando ainda estávamos mortos no lamaçal de pecados, quando éramos as menores e mais fracas das criaturas, enfim, quando não existia nada de bom em nós.

Ele nos resgatou desse lamaçal, nos limpou, curou as nossas feridas, nos deu novas vestes, colocou um anel nos nossos dedos e nos exaltou entre os povos nos permitindo fazer parte de sua família e nos assentarmos à sua mesa.

O Senhor fez tudo isso em nosso favor, sem que merecêssemos, entregando seu Filho Unigênito para morrer na cruz a fim de que os nossos pecados fossem perdoados.

Ou seja, toda obra salvífica foi divina, nós não podemos acrescentar absolutamente nada a ela, que foi suficiente e necessária, por isso não temos do que nos orgulharmos.

Agora, salvos temos apenas a responsabilidade de vivermos de maneira a agradecer a Deus por nossa eleição, apesar de nós.

E fazemos isso O amando, diariamente, por meio das nossas atitudes e obedecendo aos seus mandamentos.

Oração: Senhor, obrigada por seu amor incondicional que nos escolheu, antes mesmo de nascermos, quando ainda estávamos mortos em meio às nossas iniquidades. Obrigada por nos salvar e entregar o Seu Filho por cada um de nós, a fim de fôssemos perdoados. Obrigada por fazer de nós mais do que um povo, mas filhos. Em gratidão a tudo que nos tem feito, queremos viver de modo a demonstrar o nosso amor verdadeiro ao Senhor com a nossa obediência e santificação. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo