A Primeira Viagem Missionária de Paulo – Parte A

Estudo 03/2022

Por, Pra. Lucineia Fernandes

Texto para Leitura: Atos 13:1-52
Introdução

Ao estudarmos o capitulo 13 de Atos, vamos nos deparar com a primeira viagem missionária descrita na Bíblia e realizada por Barnabé e Paulo.

Na igreja de Antioquia havia mestres e profetas, Lucas o autor do livro de Atos, descreve cinco nomes deles:

a) – Barnabé – “filho da consolação” – sempre apaziguava as disputas entre os cristãos judeus e os cristãos gentios, foi o responsável por levar Saulo para Antioquia;

b) – Simeão – chamado de “Niger” que quer dizer Negro;

c) – Lúcio – ele era de Cirene norte da África;

e) – Manaém – provavelmente era um membro da corte e da família herodiana;

f) – Paulo – anteriormente conhecido como Saulo. Era fariseu e rabino. Perseguiu os cristãos. Na estrada de Damasco teve um encontro com o Senhor Jesus e agora era um seguidor de Cristo e pregador da Palavra.

No vers. 2, podemos ver a igreja servindo ao Senhor com muito fervor. Eles buscavam a Deus através de jejuns e orações e o Espirito Santo falou para que separassem a Barnabé e a Saulo, para uma obra que Deus os havia chamado.

A igreja obedeceu a direção do Espirito Santo e impôs as mãos sobre eles, oraram e os enviaram.

Neste estudo vamos analisar alguns pontos dessa primeira viagem missionária.

Os Missionários Embarcaram Em Um Navio Rumo A Chipre

Vs. 4 – “Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.”

De Antioquia os missionários foram até a cidade de Selêucia, que ficava uns 25 km de distância. Era uma cidade portuária onde embarcaram em um navio para a ilha de Chipre.

Barnabé, Paulo e João Marcos, depois de embarcarem no navio, viajaram aproximadamente 200 km até Chipre.

Chipre era uma ilha localizada no Mar Mediterrâneo oriental, próxima com a Turquia. Era a cidade natal de Barnabé.

Ao chegarem em Chipre, desembarcaram na cidade de Salamina, onde anunciavam a Palavra de Deus nas sinagogas judaicas e continuaram pregando até chegarem em Pafos (capital de Chipre). Pafos era uma cidade importante e também um centro de adoração a vênus, a deusa do amor.

Havia naquela cidade um procônsul (governador) chamado pelo nome de Sérgio Paulo. Esse homem era muito inteligente e tinha sede de conhecer a Deus, por isso chamou Barnabé e Paulo para lhe falarem da Palavra de Deus.

Também havia na cidade de Pafos um falso profeta chamado de Barjesus, nome que significa “filho de Jesus”. Esse se opunha a pregação de Barnabé e Paulo. Era mágico e provavelmente enganava a Sérgio Paulo, ganhando dinheiro através do engodo.

Por várias vezes Barjesus se opunha a pregação de Paulo querendo afastar o procônsul de ouvir a Palavra de Deus, até que Paulo o repreendeu e o chamou não pelo nome que era comumente conhecido (Barjesus), mas pelo nome de “filho do diabo” fazendo assim uma alusão ao nome que identificava realmente quem ele era.

Paulo dá uma ordem de que o mágico ficaria cego sem ver a luz do sol por algum tempo, o que aconteceu imediatamente.

Ainda que satanás use os filhos das trevas para se oporem a palavra pregada ou arrancar dos corações a fé em Cristo, Deus realiza algo grandioso para reverter toda essa situação. Sérgio Paulo vendo essa manifestação do poder de Deus, converteu-se ao Senhor.

Deus continua dando-nos autoridade sobre todas as forças malignas que se opõem a Palavra de Deus. Jamais devemos esmorecer diante das adversidades, mas sempre sermos firmes no propósito que Deus tem para nossas vidas.

Não devemos jamais desistir de proclamar o evangelho, pois a Palavra é qual semente que cai em todos os lugares e encontrando uma terra boa, essa dará fruto. Leia Lucas 8.4-8.

A narrativa do texto nos mostra que o procônsul Sergio Paulo creu em Jesus Cristo, havendo ficado maravilhado com a doutrina do Senhor.

Embora a Bíblia não o diga, creio que essa conversão se tornou muito importante para que o evangelho de Jesus se estabelecesse naquele lugar.

João Marcos Desiste Da Viagem Missionária E Volta Para Jerusalém

Vs. 13 – “…João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém”.

João Marcos era filho de Maria, em cuja casa a igreja primitiva se reunia em Jerusalém (Atos 12.12). Era parente de Barnabé e sua mãe possivelmente tinha uma boa condição financeira, pois possuía uma criada chamada Rode.

Ele foi levado nessa viagem missionária para ser um auxiliador, um cooperador, pois devia ter uma vocação missionária e uma vontade de pregar o evangelho aos gentios.

No vers. 13 lemos que João Marcos foi até Perge da Panfília juntamente com Barnabé e Paulo, porém desistiu da viagem retornando para Jerusalém.

Não há uma explicação para essa decisão de João Marcos, mas provavelmente por ele ser jovem e a viagem estivesse se tornando muito difícil, ele desistiu no meio do caminho.

Quando estudarmos a segunda viagem missionária veremos que Barnabé chamou João Marcos para novamente ir para pregar a Palavra de Deus. (Atos 15.37), mas Paulo não concordou. Houve nesse momento uma divergência entre Paulo e Barnabé, resultando que cada um seguiu rotas diferentes, levando Barnabé a João Marcos e Paulo levando a Silas.

Essa divergência não alterou a amizade e nem causou distanciamento entre eles, pois vemos que nos últimos anos de vida de Paulo, Marcos lhe fez companhia em Roma, permanecendo ao seu lado nas horas mais difíceis, Colossenses 4.10.

João Marcos se tornou discípulo do apóstolo Pedro e posteriormente, escreveu o Evangelho de Marcos, que foi o primeiro dos evangelhos a ser escrito.

Muito embora João Marcos tenha desistido de prosseguir na primeira viagem missionária, talvez pela sua juventude, inexperiência e dificuldades encontradas no curso do caminho, ele não desistiu de seguir a Cristo. Depois, um pouco mais maduro, voltou às viagens missionárias juntamente com Barnabé e tornou-se um pregador importante da Palavra de Deus.

Isto nos mostra que mesmo diante de algumas dificuldades, nunca devemos desistir da nossa fé e do nosso chamado.

Os Missionários Chegam A Antioquia Da Pisidia

Vs. 14 – “Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisidia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se”.

Paulo e Barnabé tinham saído de Antioquia da Síria e chegaram a outra cidade também chamada de Antioquia, a qual ficava na Pisidia, região montanhosa que fica localizada ao sul da Asia Menor, atual Turquia.

Depois de uma breve passagem por Perge, de onde João Marcos retornou para Jerusalém, os dois missionários chegaram a Antioquia da Pisidia e logo de início vão, no dia de sábado, à sinagoga judaica, sendo convidados a falarem ao povo pelos chefes daquele lugar.

Paulo pregou a Palavra naquele dia, discorrendo sobre a história de Israel desde a saída do Egito, fazendo referência ao período dos juízes, dos reis Saul e Davi, chegando até a morte e ressurreição de Jesus.

Ao discorrer sobre fatos conhecidos da história de Israel, Paulo que estava discursando para ouvintes que eram judeus, tinha o propósito de demonstrar que Jesus é o descendente do rei Davi e nele se cumpriram as promessas bíblicas messiânicas.

Paulo enfatiza que Deus encontrou no rei Davi, o homem segundo o Seu coração e por essa razão em seu descendente Deus trouxe o Salvador, que é Jesus.

Objetivando apresentar Jesus como o Salvador, Paulo fala sobre o ministério de João Batista, o precursor de Jesus, o qual disse que após ele viria aquele a quem não seria digno de nem mesmo desatar as correias de suas sandálias, demonstrando a grandeza daquele que viria.

Paulo deixa claro que a morte de Jesus aconteceu para se cumprir as profecias bíblicas. Que os judeus ao matarem Jesus, acabaram, sem pretender, cumprindo o que estava escrito pelos profetas sobre a pessoa do messias.

Por fim, Paulo discorre sobre a ressurreição de Jesus, apresentando os apóstolos como sendo as testemunhas desse fato e que isso aconteceu para o cumprimento de profecias bíblicas, citando o livro de Salmos 2.7 e 16.10

O rei Davi tinha morrido e seu corpo tinha se corrompido, mas a Jesus, Deus o ressuscitou dentre os mortos, cumprindo as promessas de sua Palavra.

Diante de forte mensagem bíblica e evangelística, Paulo exorta aos judeus a receberem a remissão de seus pecados por intermédio de Jesus, visto que a lei mosaica não os pode justificar.

Analisando essa pregação de Paulo, vemos que os missionários pregavam um evangelho que conduzia o povo ao arrependimento e a crer em Jesus como Salvador.

Era uma mensagem baseada no conteúdo das Escrituras Sagradas e confrontava os seus ouvintes a tomar uma posição de fé em Jesus Cristo, como Salvador pessoal.

A mensagem do evangelho continua sendo a mesma. Sem arrependimento e volta para Deus, através de Jesus Cristo, não há salvação ao pecador.

Os Missionários Se Voltam Para Os Gentios

Vs. 46 – “Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos volvemos para os gentios”.

Depois da pregação de Paulo, muitos judeus e prosélitos se converteram a Cristo e foram exortados a permanecerem firmes na fé.

No sábado seguinte, os missionários foram convidados a pregarem novamente na sinagoga e quase toda a cidade foi ouvi-los.

Com a presença de uma multidão de pessoas, os judeus ficaram com ciúmes e inveja, razões pelas quais rejeitaram a pregação de Paulo, procurando contradizê-lo e até blasfDiante da rejeição dos judeus, Paulo e Barnabé decidem se voltar à pregação em favor dos gentios, visto que neles havia uma sede de conhecer a Palavra de Deus.

Dessa maneira, os gentios de Antioquia da Pisidia foram evangelizados e ficaram muito felizes, havendo muitas conversões de gentios, naquela cidade e em toda a região, os quais estavam sedentos de receberem a Palavra que lhes fora anunciada.

Aprendemos com esse fato que sempre existem corações desejosos de conhecerem a Cristo, nunca devendo nos desanimar diante de algum tipo de resistência ou rejeição a pregação.

Os Missionários Enfrentaram Perseguição

Vs. 50 -“Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território”.

O texto narra que os judeus não desistiram em resistir a Paulo e Barnabé, havendo instigado pessoas influentes na cidade, dentre elas, algumas mulheres que exerciam alta posição social, começando assim uma perseguição contra os missionários naquele lugar.

Em razão da perseguição, Paulo e Barnabé foram expulsos da cidade e tiveram que ir para a cidade de Icônio. Ao saírem, os missionários sacudiram o pó de seus pés, o que significa que para os missionários, eles não tinham mais responsabilidade para com aqueles judeus.

Por outro lado, os missionários deixavam naquela cidade e região um grande número de discípulos que transbordavam de alegria e do Espírito Santo.

Mesmo diante da perseguição, havia sido muito produtiva a passagem dos missionários por aquele lugar.

Vamos Pensar Um Pouco
  1. – Nos dias atuais a igreja tem ouvido a voz do Espírito Santo quanto a obra missionária?
  2. – Você entende que há necessidade de se criar mais projetos missionários para alcançar locais ainda não atingidos?
  3. – O que a igreja atual pode fazer nesse sentido? O que você tem feito?
  4. – Podemos realizar missões em nossa cidade? O que você acha? Está disposto a se envolver?
Compartilhe:

5 comentários sobre “A Primeira Viagem Missionária de Paulo – Parte A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo