Versículo: “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e minha família serviremos ao Senhor.” Josué 24:15
Aplicação: Depois de entrarem na terra da promessa, o Senhor concedeu aos israelitas paz e descanso de todos os seus inimigos por muitos anos, cumprindo todas as suas promessas.
Josué, líder de Israel, com idade muito avançada e antevendo sua morte, convocou todo povo para, juntos, relembrarem tudo quanto o Senhor lhes havia feito, bem como se posicionarem em seus compromissos com Deus.
Yahweh é o único Deus e Senhor e não divide sua glória com ninguém. Assim, é impossível servirmos a Ele e a outros “deuses”, por essa razão, diante de toda comunidade, como líder, Josué se posiciona quanto a sua aliança e de sua família com o Senhor.
Da mesma maneira, nós devemos nos posicionarmos quanto ao nosso compromisso com Deus em todos os lugares onde Ele nos levar.
Nos nossos lares, é nossa responsabilidade praticarmos os princípios das Escrituras, praticando o perdão, a submissão e o amor diariamente.
É nossa responsabilidade, enquanto cônjuges, cumprirmos os deveres que nos fora determinado na Bíblia, sem nos preocuparmos com os nossos direitos.
Se nossos maridos/ esposas não são crentes, cabe a nós lhes apresentar Jesus, por meio das nossas ações e da transformação das nossas vidas.
É nossa responsabilidade, enquanto pais, ensinarmos os nossos filhos a temerem, amarem, obedecerem e se santificarem a Deus, afinal eles não são nossos, são heranças do Senhor que nos confiou para serem criados no Seu Caminho e, um dia, prestaremos contas deles.
Dessa maneira, ou seja, declarando e vivendo a Palavra do Senhor nos nossos lares estamos, assim como Josué, nos posicionando quanto ao nosso compromisso com Ele.
Esse posicionamento, porém, não deve se restringir ao seio da nossa família; pelo contrário, deve ser diante de toda sociedade através das nossas atitudes: no trabalho com a nossa lealdade e honestidade. Entre amigos, com a nossa sinceridade, acolhimento e um conselho sábio. Em relação a estranhos, com amor e compaixão.
Vestindo-nos com santidade. Sendo exemplo de marido/mulher e família. Sendo bom pagador, honrando os compromissos assumidos…
Enfim, o nosso posicionamento como servos de Deus não nas nossas palavras, mas principalmente nas nossas ações.
Josué fez a declaração supramencionada no fim de sua vida, quando já estava prestes a morrer, porém enquanto ele viveu serviu, dedicando-se com exclusividade ao Senhor Todo Poderoso.
Portanto, decida hoje a quem você servirá, porém eu e minha família serviremos ao Senhor.
Oração: Senhor, hoje, queremos nos posicionarmos, como fez Josué, declarando que nós e a nossa família servimos apenas a ti. Pedimos-te, Pai, ajuda-nos a colocarmos em prática os princípios da tua Palavra nas nossas vidas para assim sermos sal e luz nos nossos lares e em toda sociedade, onde quer que nos leve. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.
No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/