Sujeitemo-nos

Versículo: “Encarregue Josué dessa tarefa, encoraje-o e fortaleça-o, pois Ele conduzirá o povo para o outro lado do Jordão. Ele lhes dará como herança toda terra que você está vendo.” Deuteronômio 3:28

Aplicação: O contexto desse versículo nos revela Moisés relembrando os israelitas de tudo quanto Deus havia feito por eles durante os quarenta anos que viveram no deserto, bem como suas leis, as quais deveriam cumprir quando entrassem em Canaã, já que estavam prestes a atravessar o Jordão.

Apesar da fidelidade do líder dos hebreus junto ao Senhor e ao seu povo, ele não entrou na terra prometida, porque desobedeceu a Deus (ferindo a Rocha, ao invés de falar a ela), quando seus liderados murmuravam contra ele e blasfemavam contra o Soberano.

Diante disso, antes de morrer, Moisés foi orientado por Deus a preparar Josué como seu sucessor: encarregando-o de atravessar o Jordão com uma multidão de israelitas e de liderá-los até a terra da promessa.

Desde sua juventude, Josué havia se tornado aprendiz de Moisés e dele não se apartava, por isso se tornou obediente e fiel a Deus, como o primeiro líder dos hebreus, e adquiriu intimidade com o Todo Poderoso, a ponto de ter sido escolhido como o  sucessor do maior profeta que já existiu (exceto Jesus).

Apesar de estar pronto, o Senhor pede que Moisés o encoraje e o fortaleça, garantindo-lhe que, como havia sido com ele, também seria com Josué.

Nas nossas vidas precisamos nos posicionar como Josué; ou seja, devemos nos colocar ao lado de pessoas “melhores, maiores” e mais experientes do que nós a fim de que aprendamos com elas. Reconhecer que não temos todo conhecimento é humildade.

Josué reconhecia, admirava e se sujeitava à liderança de Moisés, porque via o Senhor na vida dele.

Nós devemos nos aproximar e nos sujeitar a pessoas que refletem Jesus nos seus comportamentos e que nos aproximam mais Dele, nos encorajando a orar, jejuar e examinar a Sua Palavra.

Nos fortalecendo quando a nossa se esmorecer.

Precisamos estar rodeados de pessoas fieis ao Senhor apesar dos desertos que estão vivendo.

A nossa postura diante dessas pessoas deve ser como a de Josué: de servo fiel e obediente, que não questiona, nem se rebela contra suas lideranças.

A Bíblia afirma que Josué se manteve leal ao libertador de Israel e, por isso, foi reconhecido não só por ele, que o nomeou líder de sua tribo (Efraim) e do exército israelitas, mas principalmente por Deus, que o escolheu para suceder Moisés.

O Senhor deseja que sejamos obedientes à sua Palavra e aos nossos líderes sujeitando-nos a eles, sem questionamentos, divisões e rebeliões. Isso é humildade, entender que Deus escolhe cada um para ocupar determinado lugar.

Quando nos comportamos dessa maneira e nos permitimos ser ensinados, Ele honra a nossa lealdade e nos promove concedendo-nos mais autoridade.

Portanto, se quisermos ser exaltados, primeiro, devemos nos humilhar e nos sujeitar.

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender do nosso orgulho, soberba e de todas as vezes que pensamos saber todas as coisas. Ajuda-nos, Pai, a nos sujeitarmos os nossos irmãos e às autoridades que o Senhor mesmo constituiu, aprendendo e sendo leais a elas como foi Josué a Moisés. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo