É Tempo de Balanço e Gratidão
“Agora, prestai atenção, vós que aclamais: hoje iremos a tal cidade, lá nos estabeleceremos por um ano, negociaremos e obteremos grande lucro. Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis afirmar: se o Senhor quiser, viveremos e faremos isso ou aquilo.” (Tiago 4:13-15).

Estamos vivendo os últimas dias de 2021 e, normalmente, nessa época do ano estamos atarefados com os preparativos para o réveillon e/ou em receber parentes que porventura tenham vindo/vem nos visitar.

Muitos de nós, ainda, estamos de férias e aproveitando p tempo para curtir a família e descansarmos.

Tudo isso é válido e fundamental para as nossas vidas, ainda mais quando levamos em consideração tudo que sofremos nos últimos anos com a COVID-19.

Tivemos que nos distanciar de amigos íntimos, de parentes queridos e até mesmo de familiares mais próximo. Não podíamos nos abraçar e nem sequer nos cumprimentarmos com apertos de mãos.

Levamos sustos terríveis com diagnósticos e internações graves e muitos perderam seus amados, dos quais nem puderam se despedir.

Então, certamente, é tempo de celebrarmos a vida, a família, a saúde, o amor e a Deus, que em tudo nos sustentou e nos trouxe até aqui, mais de cinco milhões de pessoas não tiveram essa mesma oportunidade.

Contudo, em meio a tantas comemorações justificadas, nós não podemos nos esquecer de fazermos um BALANÇO do ano de 2021, nos certificando se atingimos ou não as metas que traçamos, bem como definirmos novos alvos para o ano que já bate à porta.

Aos finais de ano, costumo fazer uma lista com objetivos reais e possíveis, os quais almejo. Traço tanto metas espirituais, quanto físicas/corpóreas.

O topo inalterável do meu planejamento sempre é aprofundar o meu relacionamento com o Senhor.

Minh ´alma tem tido sede do Deus vivo, por isso tenho querido, sempre, muito mais Dele e, para isso, eu sei que preciso buscá-Lo de todo meu coração.

Além disso, ler a Bíblia toda, pelo menos uma vez no ano, é um alvo que sempre está presente, dentre outras inúmeras coisas relacionadas ao chamado que Deus tem para minha vida.

Estabeleço, ainda, planos para minha casa, família, alimentação e vida profissional.

Me propus a ler doze livros em 2021, um por mês… em meados de dezembro, eu já havia concluído o 12º, para honra e glória do Senhor!!!!

Então, no findar do ano, pego meu planejamento para fazer o BALANÇO de tudo que havia me desafiado a executar para saber se tive sucesso ou não. O resultado sempre é surpreendente.

O Senhor sempre nos abençoa muito além daquilo que planejamos e isso faz com os nossos corações se encham de gratidão.

Eu gosto muito de, além desse balanço, fazer um MEMORIAL DE AGRADECIMENTO a Deus, onde, resumidamente, eu escrevo partes das bençãos, dos livramentos, dos cuidados, das respostas recebidas no decorrer daquele ano e…

ACREDITE, essa atitude 1- aumenta a nossa gratidão ao Senhor que, sempre, faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos; 2- fortalece a nossa nos momentos de angústia, porque se Deus fez uma vez, Ele fará novamente. ALeluiaa!!!

É claro que muitas coisas demandam tempo e não dependem apenas de nós, mas quando criamos esse hábito, nos comprometemos mais com Deus e com nós mesmos e nos esforçarmos até alcançarmos os objetivos determinados.

Ou seja, tornamo-nos pessoas mais disciplinadas, que não desistem no meio do caminho, que perseveram, que fazem o que precisa ser feito, até conquistar o alvo.

Não se esqueça de reservar esse tempo para você diante de Deus nesses últimos dias de 2021, principalmente para agradecê-Lo por tudo quanto Ele te proporcionou e/ou livrou.

Aproveitemos esse momento também para PLANEJARMOS o nosso ano de 2022.

Quais os nossos objetivos nas mais variadas áreas das nossas vidas?

Sabemos que Deus tem uma vontade, a qual é boa, perfeita e agradável para cada um de nós. Por isso, ao definirmos os nossos planos não podemos fazê-los alheios a essa verdade, do contrário nos frustraremos.

O livro da Sabedoria nos ensina que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. (Provérbios 16:1).

Tiago leciona que ao invés declararmos os nossos sonhos, deveríamos, antes, apresentá-los ao Senhor, afirmando que: se Ele quiser, viveremos e faremos isso ou aquilo.” (Tiago 4:13-15).

Nesse sentido, precisamos definir as nossas metas segundo a vontade de Deus.

Por exemplo, é o desejo do Senhor se relacionar conosco, tanto que para tornar isso realidade, não poupou a vida do próprio Filho, que morreu para restabelecer o relacionamento rompido entre Ele e o homem.

Assim, esse é um pedido que, certamente, Ele nos atenderá, colocando fome e sede da Sua presença nos nossos corações, a fim de que nós o busquemos cada dia mais.

Algumas metas, no entanto, nós sabemos, ou porque é contrário à Palavra de Deus, ou porque já obtivemos uma resposta, que Ele não aprova.  Portanto, insistir nela é desobediência e Ele não seguirá conosco nesse caminho.

Outras são necessárias serem apresentadas diante do Senhor, a fim de obtermos respostas, para que vivamos a Sua vontade soberana nas nossas vidas.

Reserve esse tempo para você nesses últimos dias de 2021.

Apresente-se diante do Senhor com o coração cheio de gratidão por tudo quanto te fez e/ou livrou, bem como O consagre 2022, a fim de que a sua vontade esteja sempre alinhada a Dele, que é boa, perfeita e agradável!!!

Um feliz e abençoado 2022, conto sua presença aqui no blog!
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo