Reputação Ilibada

Versículo: “Samuel disse a todo Israel: (…) Tenho vivido diante de vocês desde a minha juventude até agora. Aqui estou. Se tomei um boi ou um jumento de alguém, ou se explorei ou oprimi alguém, ou se das mãos de alguém aceitei suborno, fechando os olhos para sua culta, testemunhem contra mim na presença do Senhor e do seu ungido. Se alguma dessas coisas pratiquei, eu farei restituição.” 1 Samuel 12:1-3

Aplicação: Samuel foi o último dos juízes de Israel e profeta de Deus. Ele governou o povo com sabedoria e obedecendo, fielmente, às instruções do Senhor.

Ocorre que ele já tinha idade avançada e seus filhos, que podiam sucedê-lo, não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitavam suborno e pervertiam a justiça, razão pela qual os israelitas não aceitaram a liderança deles e clamaram pela nomeação de um rei, a exemplo das nações vizinhas.

O profeta se entristeceu muito com o pedido dos hebreus, porém, ao orar, Deus o falou: “atenda a tudo que o povo está pedindo, não foi a você que rejeitaram, mas a mim que rejeitaram como rei”. Assim, Saul foi ungido como o rei de Israel.

No momento de sua despedida, Samuel, corajosamente, declarou as palavras do versículo supramencionado, colocando-se diante de todo Israel para um acerto de contas.

Foram anos de liderança governamental e espiritual, porém o profeta, publicamente, abriu espaço para que qualquer pessoa o acusasse por qualquer conduta questionável de sua parte.

Contudo, o povo não encontrou culpa em suas mãos, declarando-o, diante do Senhor, inocente.

Como cristãos, devemos ser como Samuel, pessoas de reputação ilibada, que não se deixam corromper. Por onde andarmos, devemos carregar esse atributo.

Seja na nossa vida profissional, ministerial, familiar, social, entre amigos, entre vizinhos; enfim devemos, sempre, encontrar portas abertas, por causa da nossa boa fama e, ao encerrarmos um ciclo, precisamos, sempre, deixar saudades por não se encontrar culpa nas nossas mãos.

Como líderes, devemos ser exemplos aos nossos liderados, tratando-os, sempre, com respeito, amor e compaixão.

Como empregados, precisamos nos submetermos, cumprir com excelência a nossa função, sempre nos lembrando que somos abençoados por termos um trabalho que nos garante o pão de cada dia.

No ministério, temos que ser exemplo de obediência à Palavra de Deus e na santificação; no nosso procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Dívidas e inadimplências não podem fazer parte das nossas vidas, antes, devemos ter uma vida financeira equilibrada e condizente com os nossos salários.

No âmbito familiar devemos ser maridos/esposas de uma única mulher/homem, equilibrados, com domínio próprio, respeitável, com capacidade para ensinar, especialmente à Palavra de Deus. Não podemos ser apegados ao vinho, nem violentos.

Devemos ser amáveis, pacíficos e não apegados ao dinheiro. Além disso, devemos governar bem os nossos lares, educando os nossos filhos no Caminho da Salvação.

Enfim, como cristãos devemos ser irrepreensíveis, encontrados sempre de mãos limpas e com o coração puro.    

Oração: Senhor, hoje, nos arrependemos, porque, não temos sido cristãos irrepreensíveis. Pelo contrário, é possível que muitas falhas e má condutas ainda sejam encontradas nas nossas vidas. É possível que muitos tenham acusações contra nós. Por isso, te pedimos ajuda-nos a sermos como Samuel que, por anos, liderou os israelitas, mas não se encontrou culpa em suas mãos. Guia-nos, Pai, por esse caminho a fim de que possamos glorificar o seu nome e pregar Jesus com as nossas vidas. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo