Filhos de Eli

Versículo: “Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor, nem cumpriam os deveres de sacerdotes para com o povo.” 1 Samuel 2:12-13

Aplicação: Samuel era filho de Ana que, apesar de ser estéril, o concebeu vivendo o milagre do Senhor na sua vida.

Como forma de gratidão pela benção recebida, a mulher de Elcana consagrou seu filho a Deus e ele, desde de menino, começou a servi-Lo sob a direção do sacerdote Eli.

Eli tinha dois filhos, Hofni e Finéias, os quais também eram sacerdotes, mas, apesar disso, eram ímpios, não se importavam com o Senhor, nem cumpriam seus deveres sacerdotais para com o povo.

Eles tratavam com desprezo as ofertas de Deus e se deitavam com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro.

O sacerdote Eli tinha conhecimento de todas essas coisas e, mesmo assim, não os repreendia, motivo pelo qual ele e seus filhos foram julgados e condenados pelo Senhor.

O fato de nascermos numa família cristã não nos faz, automaticamente, cristãos verdadeiros.
O simples fato de sermos frequentadores de Igreja não nos faz, automaticamente, cristãos verdadeiros.
Integramos os mais diversos ministérios na Casa de Deus não nos transforma, automaticamente, em cristãos verdadeiros.

Hofni e Finéias eram filhos de sumo sacerdote, portanto, cresceram no Tabernáculo e foram ensinados na lei do Senhor, entretanto não O conheciam pessoalmente.

Eles foram constituídos sacerdotes, religiosamente, só estavam abaixo de seu pai, Eli, e, mesmo assim, não se importavam com o Reino de Deus, não cumpriam suas funções.

Nascermos, crescermos e aprendermos a lei do Senhor desde a infância é, realmente, um privilégio, todavia se, pessoalmente, não tivermos a nossa experiência com Deus O desprezaremos a semelhança dos filhos de Eli.

Deus é o nosso Pai e o Senhor das nossas vidas, assim devemos temê-Lo e respeitá-Lo como fazemos com o nosso pai terrestre. Fazemos isso quando O obedecemos com os nossos corações felizes, porque confiamos que Ele tem o melhor para as nossas vidas e os seus mandamentos não são duros.

Pelo contrário, a Sua lei nos protege de sofrimentos e decepções desnecessárias, bem como nos conduz no Caminho estreito, o qual nos leva à Porta estreita da salvação.

No entanto, só somos capazes de entendermos essas coisas quando, pessoalmente, conhecemos ao Senhor. Quando Ele deixa de ser o Deus dos nossos pais e da nossa família e, verdadeiramente, se torna o nosso Senhor.

Assim, se você é filho de Eli, arrependa-se dos seus pecados. Vá para o seu quarto, feche a porta, quebrante-se aos pés de Jesus. Tenha uma experiência real com Ele e O faça Senhor da sua vida, vivendo como quem, de fato, O conhece.

Se você é cristão e tem filhos, ensino-os no Caminho do Senhor, como nos instrui a Sua Palavra, porém os encoraje a buscá-Lo sozinhos, no secreto, a fim de que experimentem Dele e o temam verdadeiramente.

Assim, nem nós, nem os nossos filhos serão julgados e condenados por Deus, mas passaremos todos da morte para a vida (eterna).

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrependermos, porque, ainda, não O temos como Salvador pessoal, mas sim como um Deus dos nossos pais e da nossa família. Queremos te conhecer verdadeiramente, ter uma experiência pessoal contigo para sermos atraídos pelo teu amor. Queremos, de fato, fazer de ti o nosso Senhor, a quem obedecemos e por quem vivemos. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

2 comentários sobre “Filhos de Eli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo