O Sacrifício Ilícito de Saul

Versículo: “Ele (Saul) esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar. E ele ordenou: tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão. Saul então ofereceu o holocausto e, quando terminou de oferece-lo, Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo,.” 1 Samuel 13:8-10

Aplicação: Os israelitas haviam rejeitado o reinado do Senhor pedindo a Samuel que lhes ungisse um rei, pois queriam ser semelhantes às outras nações.

Conforme as instruções de Deus, o profeta ungiu Saul para ser o primeiro rei de Israel.

Naquele tempo, os filisteus dominavam os hebreus e as batalhas entre eles eram constantes, de modo que era necessário um milagre para que esses saíssem vitoriosos.

No contexto desse versículo, antes dos israelitas lutarem iam oferecer a Deus holocaustos e sacrifícios de comunhão, a fim de derrotarem seus inimigos, razão pela qual esperavam Samuel.

Ocorre que o profeta se atrasou, não chegando nos sete dias por ele estabelecido. Aflito, Saul viu seus soldados se dispersarem e, por isso, decidiu sacrificar ao Senhor, substituindo Samuel.

Todavia, pela lei, somente sacerdotes podiam apresentar sacrifícios e holocaustos a Deus e, com sua precipitação, Saul violou o mandamento divino.

Segundo as Escrituras, logo o profeta chegou e confrontou o rei de Israel por causa da sua desobediência, e ele, ao invés de se arrepender diante do Senhor e de Samuel, justificou-se declarando ter se sentido obrigado, pelos soldados, a oferecer o holocausto.

Por causa de sua desobediência, o reinado de Saul não foi estabelecido por Deus em Israel.

Cada um de nós recebemos do Senhor funções para desempenharmos, as quais nos serão cobradas, quando estivermos diante Dele.

Não receberemos o nosso galardão se, chamados para sermos evangelistas, formos grandes empresários que ofertam milhões para as missões, porque, apesar da prosperidade, não estamos cumprindo o nosso papel.

Por isso, é tão importante sabermos, exatamente, o que Deus nos chamou para fazermos, assim podemos viver obedientes à sua vontade.

Saul foi chamado para ser rei e Samuel para ser profeta. Cada um deve cumprir, com excelência e amor, as funções que lhe cabem, sem interferir no trabalho alheio.

Sem dúvidas, no cumprimento do nosso chamado nós falharemos, a exemplo do rei de Israel, desobedecendo aos mandamentos do Senhor. Contudo, quando isso acontecer, precisamos nos posicionarmos diferente dele.

Saul, quando confrontado, justificou-se. Quem se justifica, na verdade, não se arrependeu; tão-somente deu os motivos do seu erro e, no caso, o rei responsabilizou terceiros.

Nós, porém, devemos assumir a nossa responsabilidade diante do Senhor e, quebrantados, nos arrependermos diante da Sua presença, então Ele, que é rico em misericórdia, nos perdoará.

Por fim, a desobediência de Saul gerou consequências a ele e aos seus descendentes: seu reino em Israel não foi confirmado por Deus, que ungiu outro (Davi) em seu lugar.

O Senhor perdoa as nossas transgressões, inclusive, a nossa desobediência. Contudo, Ele não nos livra das suas consequências, por isso, precisamos, sempre, nos esforçarmos para andarmos conforme a sua lei, sem nos desviarmos, nem para direita, nem para esquerda, então colheremos Suas bençãos nas nossas vidas.   

Oração: Senhor, perdoa-nos pela nossa desobediência, porque ao invés de cumprirmos a tua vontade, estamos envolvidos com outras coisas, as quais não fomos chamados para fazermos. Não queremos te apresentar desculpas, nem justificativas, mas somente nos quebrantarmos diante da tua presença e voltarmos para o centro da tua vontade para nós. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo