A Diferença que Deus Faz

Versículo: “Farei uma clara distinção entre o meu povo e o seu (…) Com isso, vocês saberão que o Senhor faz distinção entre os israelitas e os egípcios”. Êxodo 8:22 e 11:5-7

Aplicação: O povo escolhido por Deus como sendo de sua propriedade estava escravizado no Egito e sofrendo muito.

Clamaram, então, por Deus que, do céu, ouviu seus gemidos e decidiu libertá-los. Para tanto, escolheu Moisés.

Ocorre que faraó, com o coração endurecido, sequer permitia que os israelitas fossem ao deserto adorar ao Senhor por alguns dias, quanto mais conceder-lhes a liberdade!

Deus, então, age na vida do seu povo demonstrando todo seu poder e soberania tanto aos judeus, quantos aos egípcios.

De acordo com as Escrituras dez pragas foram enviadas contra o Egito, a fim de amolecer o coração do faraó, que apenas na última, a mais devastadora delas (morte do primogênito de todos os egípcios), expulsou os israelitas de sua terra.

Algumas das pragas atingiram toda a população; as últimas, porém, como a das moscas, a morte dos animais, chuva de granizo e a morte dos primogênitos, não alcançaram o povo de Deus, que, deliberadamente, os livrou, fazendo distinção daqueles que havia escolhido; entre os que são Seus e os que não são.

Na Nova Aliança, todos quantos receberam Jesus como Senhor de suas vidas são povo de Deus. Dessa forma, Ele também nos distingue dos ímpios.

Essa diferença não significa ausência de sofrimento. O próprio Filho de Deus sofreu coisas inimagináveis, e nos alertou que neste mundo teríamos aflições.

Mas, consiste na Sua presença ao nosso lado; no Seu cuidado; no Seu consolo, na Sua paz e no Seu amor sobre as nossas vidas.

Compreende a maneira como enfrentamos as nossas adversidades e a consciência de que não lutamos sozinhos, porque o nosso Deus é quem luta por nós.

É a certeza de que nenhum mal nos alcançará, porque o Senhor está no controle de todas as coisas e, quando Ele age, ninguém pode impedir.

É a confiança de todas as coisas, boas ou ruins, cooperará pelo nosso bem, porque maior é Aquele que está em nós do que no mundo.

Por fim, essa diferença entre os que são seus e os que não são terá seu desfecho final na volta de Jesus.

Quando Ele colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança que foi preparado para vocês desde a criação do mundo (…)Então, dirá aos que estiverem à sua esquerda: malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Mateus 25:31-41.   

Oração: Pai, queremos te agradecer porque tu és um Deus justo, que tem misericórdia de todas as suas criaturas e faz cair chuva sobre todos. No entanto, diferencia com Sua presença, com o Seu amor e com o Seu Espírito, os que são seus. Pedimos que grave eternidade nos nossos olhos para que possamos permanecer entre os seus, sem nos desviarmos, para que, no Grande Dia, estejamos entre suas ovelhas. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo