A Vontade de Deus de Habitar no Meio do Seu Povo

A Vontade de Deus de Habitar no Meio do Seu Povo

Versículo: “Quanto a este templo que você está construindo, se você seguir aos meus decretos, executar os meus juízos e obedecer a todos os meus mandamentos, cumprirei por meio de você a promessa que fiz a seu pai, Davi, viverei no meio dos israelitas e não abandonarei Israel, o meu povo.” 1 Reis 6:12-13

Aplicação: O sonho de construir um templo ao Senhor nasceu no coração de Davi. Todavia, Deus não o permitiu fazer, visto que suas mãos haviam derramado muito sangue, mas atribuiu essa responsabilidade a Salomão, seu sucessor.

Enquanto o templo estava sendo construído, Deus reforçou ao rei de Israel a promessa de habitar no meio do seu povo, que Ele havia feito ao seu pai, se Salomão seguisse aos seus decretos, executasse os seus juízos e obedecesse a todos os seus mandamentos.

De acordo com as Escrituras, na inauguração no templo, quando o rei terminou de orar, desceu fogo do céu e queimou completamente o animal oferecido em sacrifício e aos outros sacrifícios que tinham sido oferecidos; e a glória do Senhor encheu o templo, todos os israelitas que estavam ali no pátio se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Eles adoraram a Deus e O louvaram. (2 Crônicas 7:1-3).

Ocorre que Salomão se desviou dos caminhos do Senhor, afastando-se Dele.

O rei teve 1000 mulheres, sendo 700 princesas e 300 concubinas, as quais o levaram a se envolver com outros deuses, lhes construir altares, bem como lhes oferecer sacrifícios e o seu coração já não era mais totalmente dedicado a Deus.

Tudo isso atraiu a ira do Senhor contra Israel. Ele levantou um adversário contra a nação, colocando fim na paz que imperava até então.

No governo do filho de Salomão, o país foi invadido e dividido. Os descendentes de Davi passaram a reinar apenas sobre a tribo de Judá, a qual somente foi poupada por amor ao filho de Jessé.

Anos depois, toda riqueza e glória do templo construído foram roubadas e a terra invadida e, finalmente, o povo foi levado cativo à Babilônia.

Muito tempo após, novamente, Deus manifesta sua vontade de viver no meio do seu povo encarnando-se em Jesus, também chamado Emanuel, que significa Deus conosco.

Ele ensina ao povo a necessidade de se arrepender e voltar aos seus caminhos para entrarem no reino de céus, todavia, a maioria acha seu discurso duro demais e o abandona.

Jesus morre. Ressuscita e, mais uma vez, nos revela sua vontade de habitar no nosso meio; não mais em templos humanos, mas dentro de nós, por meio do seu Espírito Santo.

No entanto, para que essa verdade se cumpra nas nossas vidas precisamos nos arrependermos dos nossos pecados, nos santificarmos e obedecermos a todos seus mandamentos.

O Espírito de Deus é Santo e não comunga das nossas iniquidades, por isso se quisermos Ele habitando em nós precisamos nos purificarmos.

Inúmeros anos se passou e a vontade do Senhor permanece a mesma: viver no meio do seu povo. E a condição para que isso se torne uma realidade também não mudou: necessidade de obediência, arrependimento e santificação.

O confronto de hoje é: nós, verdadeiramente, desejamos ser Templos do Espírito Santo? Queremos Deus habitando em nós?

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender dos nossos maus caminhos e da nossa desobediência, que nos afasta de ti. Temos o privilégio de sermos templo do Espírito Santo, de ter o Deus Soberano habitando em nós e o temos desperdiçado sendo obstinados. Hoje, nos arrependemos e clamamos venha, Santo Espírito, fazer morada em nossos corações e controlar as nossas vidas, sempre para o teu caminho . Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo