Trazendo a Arca da Aliança

Versículo: “A arca do Senhor ficou na cada dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda sua família.” 2 Samuel 6:11

Aplicação: Em uma das batalhas entre os israelitas e os filisteus, liderada por Saul, eles roubaram a Arca da Aliança dos hebreus e permaneceram com ela por 7 meses.

Ocorre que moléstias contaminaram os inimigos e Israel e, rapidamente, eles trataram de devolvê-la. Por fim, a Arca da Aliança foi levada à casa de Abinadabe, onde permaneceu por 20 anos.

Uma das primeiras coisas que Davi faz ao assumir como rei de Israel é organizar um exército para buscá-la e levá-la à Jerusalém.

Ele separou 30 mil guerreiros para a missão e os filhos de Abinadabe, Uzá e Aió, para conduzir o carro que ia carregá-la.

Certo momento, um dos bois que puxava o carro com a Arca tropeçou e, para não a deixar cair, Uzá a segurou, tocando nela, e a ira do Senhor se acendeu contra ele que, imediatamente, morreu, por causa da sua irreverência.

De acordo com as Escrituras, Davi teve medo e desistiu (pelo menos por um momento) de levar a Arca da Aliança à Jerusalém, deixando-a na casa de Obede-Edom, onde ela ficou por 3 meses e Deus abençoou a ele e a toda sua família.

A vontade do Senhor, desde a criação, era viver no meio do seu povo, por isso se encontrava com Adão na viração do dia; por isso peregrinou com os israelitas no deserto, manifestando-se, durante o dia, como uma coluna de nuvem e; durante a noite, de fogo.

Por isso, ordenou que Moisés construísse um Tabernáculo, onde Ele pudesse habitar e permitiu Salomão construir um Templo, onde o seu povo pudesse glorificá-Lo.

Por isso, enviou Jesus para tabernacular no nosso meio e restabelecer o relacionamento rompido entre os homens e Deus, por causa dos nossos pecados.

Mas, aprendemos nesse versículo que a simples presença da Arca da Aliança no nosso meio não é suficiente para recebermos as bençãos que o Senhor tem para nós, porque podemos, apesar da Sua presença, vivermos irreverentes a Ele.

Dessa forma, é necessário, além de atrairmos a Deus para as nossas vidas, convidando-O para fazer parte dela, interagirmos com Ele.

Ou seja, devemos demonstrar o nosso temor e respeito à sua presença dando, em tudo, graça e glorificando o Seu nome.

Precisamos criar, nos nossos lares, um ambiente propício à Sua manifestação com adorações, louvores e obediência à Sua Palavra.  Com um lugar de arrependimento, quebrantamento e humilhação aos pés de Jesus.

Então, Deus não apenas estará presente, mas demonstrará a sua presença com o peso da sua glória invadindo as nossas vidas e os nossos lares. Entretanto, para que isso ocorra, como aconteceu na casa de Obede-Edom, precisamos fazer a nossa parte, tornando-nos pessoas reverentes à presença do Senhor.

A Bíblia nos afirma que a Arca da Aliança permaneceu por 20 anos na casa de Abinadabe, mas não nos narra nenhum episódio sobre a manifestação de Deus naquela família.

Pelo contrário, ela relata que, durante todo esse período, eles sequer aprenderam como carregá-la e Uzá acabou morrendo.

Na casa de Obede-Edom aconteceu o oposto. Eles deram valor à presença do Senhor e foram abençoados em tudo e prosperaram.

Você quer a Arca da Aliança na sua casa ou quer a manifestação do Soberano?

Aprenda com Obede-Edom e crie um ambiente, uma família que valoriza, teme, respeita e reverencia a Sua presença!!!

Oração: Senhor, não queremos apenas a tua presença nas nossas vidas como um simples telespectador da nossa história. Queremos ver a manifestação do seu poder nas nossas vidas, nos nossos lares e em tudo que fizermos, como o escritor do nosso destino que tu és. Ajuda-nos, Pai, a valorizarmos a tua presença e a criarmos nos nossos lares um lugar onde o Senhor é temido, reverenciado, honrado, louvado e glorificado. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo