Caminhando Com as Próprias Forças

Versículo: “Algum tempo depois, quando voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, nele havia um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho.” Juízes 14:8-9

Aplicação: Sansão foi escolhido por Deus, desde antes de seu nascimento, para libertar os israelitas das mãos dos filisteus. Para tanto, Ele o confiou aos cuidados de Manoá e sua esposa, que era estéril, fazendo um milagre naquela família.

Como separado para o Senhor, o menino deveria ser nazireu, desde o nascimento até a sua morte e, como tal, nem a esposa de Manoá, nem Sansão poderiam comer produtos da videira, nem beber vinho ou outra bebida fermentada, nem comer algo impuro. Além disso, não se podia passar navalha na sua cabeça.

O menino nasceu, cresceu, Deus o abençoou e o seu Espírito começou a agir nele, tornando-o um homem muito forte. Certa ocasião, um leão forte veio rugindo em sua direção e ele, sem nada nas mãos, o rasgou como se fosse um cabrito.

Algum tempo depois, Sansão voltou àquela região para se casar com uma filisteia de quem gostava e saiu do caminho para olhar o cadáver do animal que havia matado. Nele havia um enxame de abelhas e mel, o qual ele tirou com as mãos e comeu.

Em apenas dois versículos notamos Sansão fazendo tudo que ele não podia fazer por ser nazireu, desobedecendo, com isso, ao Senhor.

Pela lei, ele não podia se casar com uma filisteia e; por causa de sua consagração, ele não podia tocar em cadáveres, mas ao sair do caminho para contemplar o seu feito (morte leão), Sansão fez tudo que desagradava a Deus.

Podemos extrair algumas lições para as nossas vidas a partir dessa palavra.

O livro de Provérbios nos ensina que o orgulho precede a queda. Nenhum homem comum é capaz de rasgar um cabrito ao meio com as próprias mãos, muito menos um leão.

Sansão pode fazer essas coisas, porque o Espírito de Deus estava sobre ele o capacitando para obra que tinha para sua vida.

Porém, quando ele dá espaço no seu coração para o orgulho, saindo do caminho do Senhor para contemplar o seu feito – ver o leão morto, se inicia a queda na sua vida.

O leão que um dia ele matou, agora, apesar de morto, começou a derrotá-lo.

Da mesma maneira Deus nos capacita para realizarmos a obra que Ele mesmo nos chamou, concedendo-nos autoridade, poder, dons e talentos. Por isso, precisamos, sempre, cuidar dos nossos corações, a fim de não permitirmos que o orgulho entre neles, quando matarmos os nossos leões.

Do contrário, nos desviaremos do caminho do Senhor, que resiste aos soberbos, e seremos derrotados, como Sansão.

Por fim, aprendemos que enquanto andamos no caminho de Deus e O obedecemos somos vitoriosos em tudo que fazemos, porém o resultado da desobediência é a nossa destruição.

Sansão saiu do caminho do Senhor, O desobedeceu, fazendo tudo o que Lhe desagrava e morreu humilhado e cego.

Se nós nos desviarmos dos Seus caminhos também morremos. Jesus declara que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai se não por meio Dele. Dessa forma, se quisermos viver abundantemente precisamos caminhar com o Filho de Deus, do contrário morreremos em meio aos nossos delitos e pecados.

Por isso, que hoje possamos nos arrepender, diante do Senhor, do nosso orgulho e do nosso desvio e voltarmos ao seu Caminho que nos garante uma vida eterna e vitoriosa.   

Oração: Senhor, hoje, queremos confessar que temos sido orgulhosos por causa dos dons e talentos e que tu mesmo nos destes, por isso nos arrependemos e reconhecemos que sem ti nada somos e nada podemos fazer. Nos arrependemos, ainda, de termos nos desviado do seu Caminho, trilhando uma rota de desobediência para longe de ti. Hoje, queremos voltar e, mais uma vez, caminhar contigo para nossa morada eterna. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo