Vença a Morte

Versículo: “O pecado é o aguilhão da morte que nos fere, e a lei é o que torna o pecado mais forte. Mas, graças a Deus que nos dá a vitória sobre o pecado e sobre a morte por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!” 1 Coríntios 15:56

Aplicação: O homem não foi criado para morrer, mas para viver para sempre ao lado de Deus.

A morte é uma das consequências do pecado. A partir dele, a raça humana passou a ter um tempo determinado de vida e, depois disso, morrer, não apenas física, mas também espiritualmente.

Portanto, podemos afirmar que as nossas iniquidades podem nos matar duas vezes, por isso o Apóstolo Paulo ensina que ela é o aguilhão (vara com ponta de ferro afiada) da morte capaz não apenas de nos ferir, mas também de nos matar.

O pecado também corrompeu a nossa capacidade de escolha, somos, desde a infância, inclinados para o mal.

Corrompidos, Deus deu à raça humana a lei, a fim de que o homem recuperasse a noção do que é certo e do que é errado; do que é pecado e do que não é.

Por essa razão, o Apóstolo leciona que a lei torna o pecado mais forte, porque sua função é apontá-lo, mostrando quão iníquo o homem é.

A carta aos Romanos afirma que “ninguém é declarado justo por fazer o que a lei ordena, pois, seu propósito é mostrar que todo mundo é culpado diante de Deus. A lei simplesmente mostra quanto somos pecadores”.

Dessa forma, se olharmos exclusivamente para o Antigo Testamento e para a lei, todos morreremos (fisicamente) e permaneceremos mortos em meio às nossas transgressões (morte espiritual – condenação eterna – inferno).

Todavia, houve um Homem declarado justo diante do Senhor pela lei, porque foi capaz de cumpri-la totalmente: Jesus Cristo e, por meio Dele, todos nós podemos ser justificados diante de Deus.

Jesus é o próprio Deus que se encarnou e veio morar no meio do seu povo.

Ele viveu nessa terra sofreu e, em tudo, foi tentado, porém venceu o pecado e morte, ressuscitando ao terceiro dia.

Agora, através Dele, nós também podemos ter essa vitória, não pelo cumprimento da lei, que é impossível para seres caídos como nós, mas por meio da fé em Jesus Cristo. (Romanos 3:19-26)

Isso significa que quando cremos na obra vicária de Jesus na cruz por cada um de nós, somos justificados diante de Deus.

Assim, ainda que morramos fisicamente, teremos uma eternidade para viver ao lado do nosso Senhor, por causa da vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte.

“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Devorada, pois, foi a morte pela vitória”

Oração: Senhor, obrigada pela salvação que podemos alcançar através do seu Filho Jesus. Sabemos que não merecemos. Reconhecemos que somos pecadores e que se não fosse a tua graça estaríamos eternamente perdidos. Por isso, hoje, só queremos te agradecer pela vitória que podemos ter sobre o pecado e sobre a morte em Cristo. Recebemos e cremos no sacrifício que nos fizestes por nós, mesmo sem merecer. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo