A Mente de Cristo

Versículo: “Mas nós temos a mente de Cristo”. 1 Coríntios 2:16

Aplicação: O Apóstolo Paulo escreveu sua carta aos irmãos da Igreja de Corinto quando estava em Éfeso, aproximadamente, no ano 54 d.C.

Seu objetivo era repreender aqueles novos convertidos pela idolatria e imoralidade sexual que havia se instalado entre eles.

A palavra de hoje nos ensina que há “dois homens em nós”, os quais vivem em constante batalha, o espiritual e o carnal.

O natural é controlado pelo mundo e seus prazeres. Ele não aceita as verdades do Espírito de Deus, que lhes parecem loucuras.

Todavia, o homem espiritual não se deixa amoldar pelos padrões desse mundo, mas possui a mesma mente de Cristo, porque foi transformado por Ele.

Nós, como cristãos verdadeiros, também precisamos pensar como Jesus pensava, não nos deixando influenciar por esse mundo. Pelo contrário, é nosso papel influenciar as pessoas carnais que estão ao nosso redor em favor do Reino de Deus.

Para termos a mente do Filho de Deus precisamos conhcê-Lo, e isso só é possível através da Bíblia que é a ÚNICA Palavra de Deus.

Jesus era um homem de identidade bem resolvida, o Filho de Deus, que havia vindo a esse mundo com uma missão: obedecer ao Pai.

Ele não se deixou influenciar por nada que poderia lhe tirar o foco. Longe disso, obedeceu ao Senhor até a morte.

Jesus era um homem humilde, pensava menos em si (e não de si) (C.S. Lewis) e mais em seus irmãos.

Ele era manso, não buscava os próprios direitos. Antes, sequer se defendeu quando foi injustamente acusado e condenado à morte.

Jesus era movido pelo amor e compaixão que tinha pelo próximo. Isso o fez realizar milagres e maravilhas entre um povo ingrato, que o condenou. E o fez chorar a morte de Lázaro, com as irmãs Marta e Maria.

Assim, deve ser a nossa mente: como a de Cristo!

Temos que ter a identidade de Filhos de Deus e estarmos cientes de que estamos nesse mundo, mas não somos daqui. Portanto, assim como Jesus, não podemos nos amoldar aos padrões que aqui vigoram.

Mas, em tudo, obedecer ao Pai.

Além disso, temos que influenciar o máximo de pessoas que estão ao nosso redor, levando-as a conhecer Jesus e ter suas mentes transformadas também.

Precisamos render o nosso orgulho e nos tornarmos humildes como o Filho de Deus: não menosprezando a nós mesmos, pensado aquém do que realmente somos, filhos do Rei; mas pensando menos em nós mesmos e mais nos nossos irmãos; até mesmo os considerando superiores.

Por fim, temos que nos mover pela compaixão, colocando-nos no lugar do outro e compartilhando com ele suas alegrias e tristezas.

Quando agimos assim, estamos permitindo que o Espírito Santo controle as nossas vidas e, a cada dia, nos conforme a imagem do Filho de Deus.

Oração: Senhor, hoje queremos subjugar nosso homem natural e carnal a ti, para sermos controlados pelo teu Espírito Santo. Queremos, a cada dia, sermos conformados a imagem de Jesus, homem humilde, sereno, manso, focado e obediente; e influenciarmos os que estão a nossa volta. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo