É Preciso Renunciar

Versículo: “Encontrando com os discípulos dali, ficamos com eles 7 dias. Eles, pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fossem a Jerusalém. Mas, quando terminou o nosso tempo ali, partimos e continuamos nossa viagem.” Atos 21:4-5

Aplicação: Após uma triste despedida em Mileto, Paulo desembarcou em Tiro, onde se encontrou com alguns discípulos e, com eles, permaneceu por 7 dias.

Aqueles irmãos, pelo Espírito de Deus, recomendaram que o Apóstolo não seguisse a Jerusalém, porém, em vão. Encerrado aquele tempo, Paulo continuou a sua viagem.

Notamos que os discípulos de Tiro não expressaram ao Apóstolo simplesmente um desejo dos seus corações, mas lhe fizeram um alerta pelo Espírito de Deus. Estaria, então, Paulo desobedecendo a Deus ao prosseguir sua viagem?

Na verdade, não. A palavra recebida por intermédio daqueles irmãos lhe corroborava o que o Senhor já lhe havia ministrado ao seu coração anteriormente.

No capítulo 20, versículos 22-23, o Apóstolo declara que “compelido pelo Espírito, estou indo a Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali. Só sei que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que que prisões e sofrimentos me esperam”.

Ou seja, Paulo sabia que, para obedecer e cumprir todo o propósito que Deus tinha para sua vida, ele haveria de padecer. Ele não foi enganado, ludibriado, mas apesar das consequências, as quais sofreu na própria pele, por amor a Cristo.

Sobre isso, ele declarou: “não me importo, nem considero minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do Evangelho da graça de Deus”. (At. 20:24).  

Paulo entendia que viver, simplesmente por viver, pra/por ele mesmo não fazia sentido algum, por isso, mesmo podendo desistir da jornada, já que estava advertido de todo sofrimento que enfrentaria se continuasse, ele prosseguiu com seu seus olhos fixos em Jesus, crendo que viver é Cristo e o morrer é lucro.

Se quisermos viver no centro da vontade de Deus, precisamos entender que provações e renúncias fazem parte do processo.

Nenhum dos discípulos teve uma jornada fácil, inundada de prosperidade, fama, sucesso, aplausos e paz. Jesus não teve um ministério assim.

Pelo contrário, todos deixaram TUDO para segui-Lo. Todos enfrentaram perseguições, humilhações, açoites, prisões e até a morte a fim de completarem a carreira.

Portanto, nas nossas vidas não será diferente. Teremos que renunciar, que deixar, que sofrer para vivermos no centro da vontade de Deus e cumprirmos o propósito para o qual Ele nos escolheu, sem olharmos para trás, sob pena de sermos julgados indignos do seu Reino. (Lucas 9:62).

Oração: Senhor não queremos mais viver sendo levados pelas circunstâncias, queremos viver pelo propósito que tens para cada um de nós, apesar das tribulações, das dores e dos sofrimentos, como fez o Apóstolo Paulo. Por isso, pedimos para que nos fortaleça e aumente a nossa fé. Não queremos também nos movermos por “profetadas”, mas pela voz do teu Espírito que ministra aos nossos corações, por isso, te pedimos, fala conosco e nos direcione para o teu Caminho. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo