Coração de Carne

Versículo: “Enquanto ela nos ouvia, o Senhor lhe abriu o coração, e ela aceitou tudo que estávamos dizendo.” Atos 16:14

Aplicação: Paulo e Silas estavam em Filipos e, no sábado, foram à margem de um rio, em busca de um lugar para orarem. Lá encontraram Lídia, mulher que temia a Deus, mas que, provavelmente, não conhecia Jesus.

Eles, então, anunciaram as Boas Novas a ela que, enquanto os ouvia, teve seu coração aberto pelo Senhor, possibilitando, com isso, que ela cresse.

É nossa função, como crentes, anunciarmos o Evangelho da Salvação a toda criatura, porque como ela crerá, se não houver quem pregue.

Entretanto, nós não temos poder para persuadir ninguém das verdades que temos anunciado.

A Bíblia nos revela que essa função pertence ao Espírito Santo, é Ele quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça (João 16:8), sem Sua atuação “nossas” palavras não passam de palavras, de histórias.

O versículo de hoje afirma que Lídia creu nas palavras de Paulo e Silas, porque o próprio Deus lhe abriu o coração.

Assim, antes de evangelizarmos, precisamos estar em constante oração, clamando para que Deus, através do Seu Espírito, quebrante os corações e convença a todos ouvintes sobre as Verdades anunciadas, gerando arrependimento e libertação em cada vida.

O Criador tem o controle de todo universo em suas mãos, inclusive o coração das quase 8 bilhões de pessoas do mundo, tendo todo poder para trocar corações de pedra, por corações de carne (Ezequiel 36:26); para “amolecer e endurecer” corações, segundo Seus propósitos (Êxodo 9:12), porque Dele vem a salvação (Jonas 2:9).

Devemos perseverar em oração e em evangelização, crendo que estamos plantando sementes que, mesmo não floresçam imediatamente, frutificarão no tempo certo, porque é o Senhor quem da o crescimento.

Vale lembrar que não proclamamos o Evangelho apenas com as nossas palavras; na verdade, elas são inúteis se não forem acompanhadas dos nossos testemunhos.

As pessoas, especialmente, os ímpios estão nos observando para conferirem se o nosso caráter condiz com o Deus que anunciamos (santo, justo, íntegro, bom) ou se somos hipócritas, pregando algo que não vivemos.

Jesus ensinava multidões e dava testemunho a elas, por meio do seu modo de agir e de reagir, sempre de acordo com a Palavra do seu Pai.

O Apóstolo Pedro (1 carta, capítulo 3) ministra que os maridos incrédulos não serão convertidos pelas admoestações de suas esposas, mas por intermédio do seu modo de agir sempre de maneira honesta e respeitosa.

Apesar do verso tratar de marido e mulher, ele confirma todo exposto acima. Por tudo isso, já dizia Francisco de Assis: pregue sempre o Evangelho e, se necessário, use palavras.

Oração: Senhor, hoje, colocamos (citar pessoas) em suas mãos e pedimos para que o Senhor amoleça seus corações. Sabemos que a salvação está em suas mãos e precisamos da atuação do seu Espírito para convencer (citar nome) das suas Verdades, para convencê-lo de Jesus. Assim como fizeste com Lídia, faça na vida (citar nomes) também, para que seu nome seja glorificado. Pedimos ainda que nos ensine a pregar não apenas com a nossa boca, mas com as nossas atitudes. Queremos que a nossa vida cante a Ti. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo