
Versículo: “Meu povo tem sido como ovelhas perdidas; seus pastores as fizeram desviar do caminho e as soltaram nos montes. Elas perderam o rumo e não lembram como voltar para o curral.”. Jeremias 50:6
Aplicação: No versículo transcrito, o Senhor estava se referindo ao povo de Israel. Por muitos anos eles foram advertidos sobre a ira de Deus contra a nação, em razão de sua desobediência e idolatria. Porém, tudo foi em vão.
Então, a Assíria invadiu o Reino Norte de Israel, e a Babilônia, o Sul.
Tudo foi destruído. Aqueles que não morreram, foram levados cativos, como escravos, e agora estavam como ovelhas perdidas, que se desviaram do rumo certo e não sabiam como voltar para o curral.
Com a morte e ressurreição de Jesus, nós nos tornamos povo de Deus, e como os judeus, muitas vezes nos desviamos do Caminho e nos perdemos, sem saber como voltar para o curral.
Mas, é imprescindível que voltemos!!
Do contrário, quando Senhor derramar Sua ira sobre a Babilônia (ímpios) cairemos juntamente com ela.
As Escrituras ensinam que o Caminho, o rumo certo, o qual devemos seguir se chama Jesus. Ele é o ÚNICO que pode nos levar a Deus. Sem Ele, somos condenados; sem Ele, a ira do nosso Senhor se derramará sobre nós, como recaiu sobre a Babilônia.
Fazer de Jesus o nosso caminho significa
1- nos apropriarmos do sacrifício que Ele fez por nós na cruz, dando Sua vida para perdão dos nossos pecados;
2- nos assemelharmos, cada dia mais, a Ele. Isso é, andando como Ele andou, em santidade e obediência ao Pai.
Nos perdemos do rumo certo quando desviamos nossas atenções. Tiramos nossos olhos do Caminho (Jesus) e os fixamos nos entretenimentos que nos são disponibilizados no trajeto.
Essas distrações podem ser coisas lícitas, tais como trabalho, família, casa, ministério; ou ilícitas – pecado; que nos fazem errar o alvo – Jesus; que desfocam a nossa prioridade – Jesus.
Em todos os casos é fundamental que VOLTEMOS ao Caminho correto.
Para tanto, é necessário que nos arrependamos dos nossos pecados, erros e falhas e que coloquemos, novamente, JESUS como a prioridade das nossas vidas.
É imprescindível que voltemos a andar em santidade, sem a qual ninguém verá a Deus, e a obedecer aos decretos do Senhor, para que Sua ira não recaia sobre nós.
A Bíblia traz uma promessa para Israel, que se estende a cada um de nós, como filhos:
“o povo de Israel voltará com o povo de Judá. Virão chorando e buscando o Senhor, seu Deus. Perguntarão pelo caminho para Sião e voltarão para casa. Eles se apegarão ao Senhor numa aliança permanente que jamais será esquecida”. Jeremias 50:4-5
Voltemos para casa, porque o nosso Pai está ansioso a nossa espera.
Ele tem, apesar de não merecermos, uma aliança de sangue com cada um de nós que jamais será esquecida, basta que nos arrependamos e voltemos para Seus braços.
Oração: Senhor, Pai pela aliança que fizeste conosco, apesar de não merecermos. Sabemos o quanto ela Te custou, por isso, a cada dia, queremos viver de forma a honra-la, obedecendo-Te em todos seus preceitos e vivendo em santidade. Fixa, Senhor, os nossos olhos em Jesus, para não sermos distraídos no meio do caminho e nos perdemos. Queremos estar sempre olhando para Ti, para não nos desviarmos. Oramos em nome de Jesus. Amém!!!