É Necessário Nascer De Novo

Estudo 07/2021

TEXTO PARA LEITURA: JOÃO 3.1-15

Por, Pr. Marcos Valerio Fernandes

INTRODUÇÃO

O texto narra o encontro de Nicodemos com Jesus.

Talvez você se pergunte: quem era Nicodemos?

Estudando a Bíblia temos essa resposta. Nicodemos era um dos principais dos judeus, isto é, ele era um importante líder religioso da época.

Nicodemos fazia parte, como membro, do Sinédrio, que era um conselho religioso de mais alto grau, revestido de autoridade eclesiástica para julgar e comandar a religião em Israel (João 7.45-52).

O fato de Nicodemos ir até Jesus à noite, refere-se que ele quis ter um encontro oculto às vistas das pessoas, pois ele sabia que iria encontrar muitas oposições caso essa notícia se divulgasse.

Precisamos entender que, naquela época, as noites eram quase totalmente desprovidas de iluminação artificial, sendo esse encontro realizado na calada da noite, pois Nicodemos temia pela sua própria segurança e por perder sua posição que ocupava.

Nicodemos vai a procura de Jesus, porque tinha reconhecido que Jesus “era Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém poderia fazer os sinais feitos por Jesus, se Deus não estivesse com ele” (vs.2).

Em outras palavras, Nicodemos reconheceu que Jesus era um enviado de Deus e a autenticidade do seu ministério através dos milagres.

Acredito que Nicodemos, tenha ido a esse encontro esperando obter respostas às suas inquietações da alma.

O que Nicodemos não esperava, era que Jesus iria confrontá-lo naquela noite, na sua maior necessidade espiritual.

Nesta noite, temos também um encontro com o Jesus e da mesma maneira, o Senhor irá nos confrontar quanto a nossa maior necessidade espiritual.

É NECESSÁRIO NASCER DE NOVO

Logo no início do diálogo, Jesus diz a Nicodemos que se alguém não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus.

A sequência do diálogo demonstra que Nicodemos não entendia nada sobre “nascer de novo”.

Jesus explica que existe o nascimento natural (o que é nascido da carne é carne) e o nascimento espiritual (o que é nascido do Espírito é espírito) – vs. 6

Se alguém quer ver o reino de Deus, precisa nascer de novo, isto é, precisa nascer do Espírito.

Nascer do Espírito ou nascer de Deus, nos torna filhos de Deus, conforme explica João 1.12-13.

O nascimento natural nos torna humanos e com direito de viver na terra. Para poder ter o direito de morar no céu, precisamos nascer espiritualmente, no reino de Deus.

A esse nascimento espiritual chamamos de “regeneração”.

O homem é concebido e nascido em pecado e o salário do pecado é a morte Romanos 6.23.

Para o homem natural só existe uma expectativa e certeza: a morte (Gênesis 2.17).

O novo nascimento traz a certeza de uma nova vida. Nos tornamos súditos do reino de Deus e como tais recebemos a vida eterna.

JESUS ENSINOU QUE NÃO É POSSÍVEL VER O REINO DE DEUS ATRAVÉS DE OUTROS CAMINHOS

Jesus foi muito específico e claro, se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.

O ensino do novo nascimento exclui todos os outros pensamentos humanos quanto a salvação.

Ser religioso não é suficiente

Nicodemos era autoridade religiosa em Israel, mestre do povo, mas ainda não tinha nascido de novo e, portanto, não poderia ver o reino de Deus.

Aprendemos que apenas “ser religioso” não basta.

Não basta ser filho de um verdadeiro cristão. Da mesma maneira, não é suficiente frequentar uma igreja, seja ela qual for. Nicodemos era líder religiosos e ainda estava perdido.

A experiência do novo nascimento é individual e insubstituível. Nenhum método humano poderá substituir o método de Deus, devendo cada pessoa ter uma experiência pessoal com Deus.

Não há reencarnação

Aprendemos também que Jesus desconsiderou a possibilidade da reencarnação, como muitos acreditam existir.

Nicodemos a princípio achou que Jesus estivesse falando sobre uma absurda possibilidade e perguntou se seria possível um velho voltar ao ventre materno nascer segunda vez? (vs.4). Jesus sequer lhe respondeu essa pergunta, desconsiderando-a por completo.

Hebreus 9.27 traz uma resposta bem específica e contrária ao ensino da reencarnação. Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e depois disso vem o juízo de Deus.

Boas obras não salvam

Nicodemos como líder religioso em Israel tinha um modo de vida irrepreensível, sob o ponto de vista humano. Todavia, Jesus demonstra a Nicodemos que ele ainda não poderia ver o reino de Deus.

As mais diversas qualidades humanas, boas obras, justiça própria, são atitudes positivas e que devem serem praticas, mas nada disso poderá nos qualificar a ver o reino de Deus. É preciso nascer do Espírito.

A EXPERIÊNCIA DO NOVO NASCIMENTO

O novo nascimento é uma ação do Espírito Santo em nossas vidas.

O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo de Deus, nos leva ao arrependimento e a reconhecer Jesus Cristo como nosso Salvador.

Quando o homem recebe Jesus como seu Salvador, ele se torna filho de Deus, porque ocorre o nascimento espiritual. Torna-se filho de Deus, porque nasceu de Deus.

O novo nascimento é uma dádiva de Deus aos homens. Uma nova oportunidade aos perdidos em razão de seus pecados que os separam de Deus.

O processo da regeneração é realizado pela ação do Espírito Santo, que nos dá um novo coração, após sermos lavados dos pecados pelo sangue de Jesus.

Efésios 2.8-9 nos ensina que por um ato de “graça” (presente imerecido) somos salvos.

Entretanto, precisamos enfatizar, para que o Espírito Santo nos regenere, primeiro o homem precisa reconhecer os seus pecados e se arrepender, reconhecendo o sacrifício de Jesus como suficiente para o perdão de seus pecados e recebendo-o como seu Salvador pessoal (Atos 2.38).

Esse ato humano é realizado pela fé. É o “crer” necessário para ser salvo, conforme João 3.16, Marcos 16.15-16, João 3.15.

A partir do novo nascimento, há início em um processo de santificação que se completa na eternidade.

O NOVO NASCIMENTO SE TORNOU POSSÍVEL PORQUE JESUS FOI A CRUZ

Jesus explicou que da mesma maneira em que Moisés levantou uma haste com uma serpente de bronze, quando Israel caminhava pelo deserto, tornou-se também necessário que o Filho do Homem fosse levantado – vs 14.

A serpente de bronze foi levantada no deserto, porque os israelitas haviam pecado, murmurando contra Deus e serpentes abrasadoras estavam picando o povo, enquanto estes caminhavam.

As serpentes surgiam na areia do deserto e aqueles que eram picados por elas, morriam.

A ordem de Deus foi no sentido de levantar uma serpente de bronze sobre uma haste, no meio do arraial, e todos os que fossem picados pelas serpentes, se olhassem para a serpente de bronze, eram curados. Temos que entender que a cura preparada por Deus vinha por um ato de fé.

Em razão do nosso pecado, tornou-se necessário Jesus (o Filho do Homem) ser levantado em uma cruz, para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna – vs 15).

NICODEMOS NASCEU DE NOVO

No primeiro encontro com Jesus, Nicodemos foi escondido com medo de enfrentar oposição e talvez não tivesse tanta certeza se valeria a pena.

Depois desse encontro, Nicodemos passou a fazer a defesa de Jesus perante o Sinédrio, embora não tenha assumido publicamente a sua fé em Cristo.

Entretanto, quando Jesus foi a cruz e morreu, Nicodemos não mais se conteve e assumiu publicamente a sua fé em Jesus.

No momento em que Jesus foi condenado a cruz e morreu, as pessoas desapareceram, achando que tudo estava perdido ou terminado.

Nesse momento difícil, Nicodemos apareceu em companhia de outro membro do Sinédrio, José de Arimateia e retiraram o corpo de Jesus da cruz e o sepultaram, envolvendo o Mestre em lençóis e aplicando ao corpo, aproximadamente 34 quilos de um composto de mirra e aloés (perfumes).

Nicodemos se identificou como seguidor de Jesus quando todos o abandonaram. Ele não se conteve e entendeu que valia a pena, deixar tudo o que possuía ou valorizava, para assumir a sua fé, naquele que deu a sua vida por nós.

CONCLUSÃO

Nascer de novo não é uma opção, é uma necessidade, se queremos ver o reino de Deus.

Quem nasce apenas uma vez, morre duas vezes (morte física e morte eterna). Quem nasce duas vezes, morre apenas uma vez (morte física).

A grande pergunta: VOCÊ JÁ NASCEU DE NOVO?
Para refletir
  • Nicodemos levou um tempo para assumir a sua fé em Jesus, em razão do medo de perder a sua posição de membro do Sinédrio ou enfrentar oposições. Quais tem sido os maiores empecilhos para que pessoas tenham o novo nascimento, nos dias atuais, na sua opinião?
  • Como posso saber se já nasci de novo?
  • Jesus disse que se nascermos de novo poderemos ver o reino de Deus. Quanto aqueles que não nascerem de novo, qual será o destino após a morte?
Desafio
  • Orar por uma pessoa durante alguns dias e depois compartilhar com ela a fé em Jesus.
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo