Expiação dos Pecados

Versículo: “Desse modo, o sacerdote fará expiação pelo povo, e eles serão perdoados.” Levítico 4: 20

Aplicação: Os levitas faziam parte da tribo de Levi, uma das doze de Israel. De acordo com a Bíblia, eles foram separados por Deus para servi-Lo de perto, diante da sua presença.

Nesse livro o Senhor dá ao povo, por meio de Moisés, as instruções necessárias para que eles pudessem adorá-Lo, cultuá-Lo e viverem em santidade, por isso Ele estabelece o processo de purificação do homem, feito com holocaustos e sacrifícios de animais.

No geral, o pecador separava, dentre seu rebanho, um macho perfeito, de até um ano de idade; conduzia-o a Tenda do Encontro, onde o animal sacrificado a Deus.

O sacerdote levava um pouco do sangue do novilho para dentro da tenda e o aspergia sete vezes diante do Senhor, em frente à cortina interna.

Em seguida, colocava um pouco do sangue nas pontas do altar, que está na presença do Senhor, dentro da tenda do encontro.

O restante do sangue era derramado na base do altar do holocausto, à entrada da tenda.

Por fim, a gordura do animal era removida e queimada no altar, assim como o novilho ofertado pelo pecado.

Desse modo, o sacerdote fazia a expiação pelo povo, e eles eram perdoados.

Essa prática aconteceu em todo Antigo Testamento, até a morte de Jesus, porque Ele foi o Cordeiro de Deus que, de uma vez por todas, tirou o pecado do mundo.

Nós não precisamos (e nem podemos) oferecer outro sacrifício ao Senhor, porque a morte do seu Filho fora suficiente e necessária para nos livrar da condenação eterna que os nossos pecados nos impunham. Não temos como acrescentar nada a ela.

Nada do que façamos a Deus é capaz de nos justificar, mas apenas a nossa em Jesus Cristo.

Ademais, não precisamos mais de sacerdotes que nos represente diante de Deus, porque seu Filho fora o nosso sumo sacerdote, que entrou no Santo dos Santos e rasgou, de uma vez por todas, o véu que fazia separação entre o Senhor e seus servos.

Ele nos constituiu sacerdotes para Deus, agora, podemos, livremente, nos achegarmos com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e perdão diretamente do Pai.

Não precisamos de um intermediário, que não seja Jesus Cristo, entre nós e o nosso Senhor, pois temos liberdade para falar com Ele diretamente confessando, inclusive, os nossos pecados.

Não temos também que “pagar penitências”, pois o preço pelas nossas transgressões fora quitado na cruz do calvário, pelo Filho de Deus,

Portanto, não temos desculpas para morrermos em nossas iniquidades, basta que as confessemos ao Pai e encontraremos graça e perdão.

Oração: Senhor, só temos que te agradecer porque ofereceste teu Filho para perdão dos nossos pecados. Só temos que te agradecer porque não precisamos mais de intermediadores entre nós, podemos nos achegar com liberdade diante de ti e falar contigo como um Pai, como um Amigo. Sabemos que não somos merecedores de tamanho privilégio. Então, receba a nossa gratidão por todo sacrifício e salvação que nos deste, por amor. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

4 comentários sobre “Expiação dos Pecados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo