Fazendo o Certo, da Maneira Correta

Versículo: “Disse Samuel: você agiu como um tolo, desobedecendo ao mandamento que Senhor, o seu Deus, deu a você; se tivesse obedecido, Ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. Mas, agora, o seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor .” 1 Samuel 13:13-14

Aplicação: Saul havia sido escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel.

Naquele tempo, os israelitas estavam sob o domínio dos filisteus, por isso as batalhas entre esses povos eram constantes.

Era comum aos hebreus consultarem ao Senhor, bem como Lhe oferecer sacrifícios e holocaustos, antes de atacarem seus inimigos, para saberem se Deus era favorável à luta.

Por isso, há sete dias, Saul e todo seu exército esperava por Samuel, o profeta, para que os sacrifícios fossem apresentados e o Senhor lhes garantisse a vitória sobre os filisteus.

Ocorre que o profeta se atrasou, não chegando no período estabelecido e isso fez com que os soldados ficassem aflitos e começassem a se dispersarem.

O rei de Israel decidiu então sacrificar a Deus, desobedecendo à Sua lei que atribuía essa competência como sendo exclusiva dos sacerdotes.

Quando Samuel chegou, proferiu o juízo de Deus sobre o reinado de Saul, que não fora estabelecido em Israel.

Segundo o profeta, o Senhor procurava um homem segundo o Seu coração para liderar o seu povo, o qual O obedecesse em tudo, nos mínimos detalhes, Saul, porém, na primeira ocasião, Lhe tinha desobedecido.

Portanto, se queremos ser homens e mulheres segundo o coração de Deus devemos obedecer-Lhe nos mínimos detalhes.

Não basta fazermos o que é correto, devemos fazê-lo da maneira certa, pré-determinada pelo Senhor.

Saul estava fazendo algo bom, legítimo para época, todavia foi condenado por desobedecer aos procedimentos estabelecidos na lei de Deus.

Ao devolvermos o dízimo na casa do Senhor, devemos nos atentar em fazê-lo no valor correto (10% dos nossos recebimentos), e com os nossos corações felizes, gratos por tudo quanto Ele nos abençoou primeiro.

Sabemos que o matrimônio foi instituído por Deus para que homens e mulheres não vivessem sozinhos, mas formassem famílias, a fim de serem felizes. Entretanto, Ele nos orienta como e com quem ele deve ser realizado.

O sexo foi criado pelo Senhor para que a humanidade pudesse se multiplicar, bem como se satisfazer. Contudo, Ele impõe regras (apenas na vigência do casamento e entre um homem e uma mulher), as quais devem ser observadas, do contrário é pecado.

Os filhos são herança de Deus para as nossas vidas, no entanto Ele nos ensina como criá-los (no Caminho do Senhor), pois um dia prestaremos contas dessa educação.

O desejo do Senhor é que nós O adoremos, e Ele também determina a forma pela qual devemos fazer isso: em espírito e em verdade, com sinceridade de coração e não apenas em palavras.

Deus quer que nós O cultuemos, porém o culto que Ele recebe é quando nos oferecemos em sacrifício santo e agradável.

Assim, repito, não basta fazermos o correto, mas devemos fazê-lo da maneira certa, estabelecida pelo Senhor. Então, ao invés de recebermos o juízo de Deus, atrairemos as suas bençãos sobre as nossas vidas.

Sejamos, pois, intencionais em tudo!

Oração: Senhor, temos te desobedecido, muitas vezes, tentando te obedecer, por isso queremos te pedir perdão. Ajuda-nos, Deus, não só a fazermos o que é correto, mas da maneira certa, estabelecida por ti na tua palavra. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo