Sim, sim; Não, não

Versículo: “Seja seu sim, sim; e o seu não, não; o que passar disso vem do maligno”. (Mateus 5:37).

Aplicação: O versículo transcrito integra o sermão mais conhecido de Jesus: o das bem-aventuranças ou sermão do monte.

Na ocasião, o Filho de Deus ensinava acerca dos juramentos e, de acordo com Ele, em hipótese alguma devemos jurar, mas o nosso sim dever significar sim e o não, não, pois o que passa disso vem do maligno.

Houve um tempo em que a palavra de um homem tinha muito mais valor do que qualquer papel assinado.

Houve um tempo em que os contratos eram verbais e sem necessidade de testemunhas, porque as pessoas honravam seus nomes.

Hoje, porém, os acordos são escritos, cada vez mais estreitados, com testemunhas, registrados em cartórios e, se possível, fotos e vídeos são anexados. Isso porque as pessoas se tornaram mentirosas.

Elas mentem sobre os mais diversos aspectos de suas vidas e, também, por motivos irrelevantes, contrariando, assim, a lei de Deus.

O evangelista João (8:44) nos ensina que o diabo é o pai da mentira, e que nele não há verdade alguma. Quando mentimos nos igualamos a ele e estamos sendo seus filhos.

De modo contrário, Deus zela e cumpre sua Palavra, e Jesus nos ensina a fazermos o mesmo.

Confiamos no Senhor porque, ao lermos a Bíblia, verificamos que suas promessas se cumpriram: Ele abençoou e honrou os que lhe obedeceram e foram fieis; e agiu com justiça com os que lhe desobedeceram.

Ele nos prometeu o Cristo e, na plenitude do tempo, Jesus nasceu para entregar a sua vida em favor de muitos.

Ele nos garantiu (Isaías 55:11) que as palavras de sua boca jamais voltarão vazias, antes farão o que lhe apraz, e prosperarão naquilo para que as enviou.

O Apóstolo Paulo declara (1 Timóteo 2:13) que se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.

Jesus afirma que céu e terra passarão, mas as suas palavras jamais passarão.

Ou seja, o Senhor honra e zela por tudo que diz e, como seus filhos, nós devemos fazer o mesmo, refletindo, com isso, o caráter do nosso Pai.

A mentira não deve fazer parte da nossa vida, independentemente das circunstâncias que vivemos.

Não importa se ninguém viu ou se não tem um papel assinado devemos honrar a nossa palavra.

Como cristãos, devemos ser pessoas cujas palavras tem valor, a fim de que toda nossa mensagem tenha crédito. Como podemos pregar o Evangelho aos nossos colegas de trabalho e mentirmos acerca de uma enfermidade?

Como podemos exigir que os nossos filhos nos digam a verdade, se eles nos veem mentir para faltarmos do culto?

O nosso sim deve significar sim; e o nosso não, não. Por isso, sempre, antes de nos comprometermos, precisamos ter certeza de que honraremos as nossas promessas, sejam elas a homens, ou a Deus.

Nossos lábios devem declarar apenas a verdade, por mais difícil que ela seja. É claro que não devemos usá-la para ferir os nossos irmãos, contudo precisamos declará-la em amor.

Ademais, uma mentira proferida, por menor que seja, se transforma em outras maiores e, quando percebemos, estamos envoltos em outra realidade.

Somos filhos de Deus buscando a semelhança de Jesus, por isso devemos honrar as nossas palavras a qualquer custo transmitindo, assim, confiança aos que nos cercam e agradando a Deus.  

O versículo de hoje nos desafia a rompermos com a mentira e a declararmos a verdade. Portanto, confesse a Deus e às pessoas os engodos que, porventura, você tenha proferido e siga fazendo do seu sim, sim e do seu não, não.

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender das nossas mentiras e dos nossos enganos. Renunciamos essa prática das nossas vidas e assumimos o compromisso de sempre declararmos a verdade, em amor, em que pese as circunstâncias que estejamos enfrentando, isso para que seu nome seja glorificado por meio de nós. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo