Templo de Santidade

Versículo: “Vocês não sabem que seu corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes fora dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo.” Coríntios 6:19-20

Aplicação: O Apóstolo Paulo escreveu sua carta à Igreja de Corinto, aproximadamente, no ano de 54 d.C., de Éfeso, a fim de repreender aqueles irmãos, especialmente no que tange à imoralidade sexual, porque ficara sabendo que ela havia se instalado entre eles.

A Bíblia nos revela que o homem foi criado por Deus. Portanto, como criatura que somos, não pertencemos a nós mesmos, mas ao nosso Criador.

Isso implica que não podemos fazer qualquer coisa, mas apenas aquilo para o que fomos criados. Ou seja, como criaturas, devemos cumprir a finalidade para qual o nosso Criador nos fez.

A entrada do pecado no mundo, através de Adão e Eva, nos impediu de exercermos a nossa missão, isso porque ele nos separou do nosso Senhor, que não compartilha das nossas iniquidades.

Mas, Deus, desde a eternidade, tinha um plano para nos trazer de volta ao nosso objetivo: Jesus – Ele é o plano perfeito do Criador para salvar suas criaturas.

Ele deu sua vida, para que nós pudéssemos viver. Jesus pagou o preço dos nossos pecados por nós, porque não tínhamos como quitá-los, mas Ele os remiu por nós.

Isso significa que, mais uma vez, não pertencemos a nós mesmos, mas a Cristo que pagou um alto preço por nós.

Quer como criaturas, quer como filhos (que aceitaram o sacrifício de Jesus) não pertencemos a nós mesmos, somos TODOS, crentes e ímpios, propriedades de Deus.

Portanto, devemos honrá-Lo com os nossos corpos sendo santos, separados do pecado para Ele.

O Apóstolo Paulo advertiu aos coríntios quanto a imoralidade sexual, mas aos gálatas ele elenca inúmeras outras iniquidades que nós, que somos propriedades de Cristo, templos do Seu Espírito, não devemos praticar.

São elas: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes (Gálatas 5:19-21), tais como orgulho, soberba, adultério, prostituição, mentira, provocações sexuais, homossexualismo, preguiça, gula, dentre muitas outras.

É claro que ao fazer tais repreensões o Apóstolo de Jesus sabia que não apenas nós, como ele, continuaríamos a pecar, porque assim é a nossa natureza.

No entanto, essas transgressões devem ser exceção nas nossas vidas e, sempre que ocorrerem, devem ser arrependidas, confessadas e abandonadas! Esses são os nossos verdadeiros frutos.  

Oração: Pai, sabemos que somos tua propriedade e que nos criou para louvor e glória do teu nome. Como propriedades, queremos voltar à nossa função primária, determinada por ti antes mesmos de nascermos. Isto é, viver uma vida santa que aponte para a obra remidora de Jesus. Por isso, te pedimos ajuda-nos a nos separarmos das iniquidades e transgressões da lei, a fim de que te honremos com os nossos corpos e nos apresentemos a ti como sacrifício vivo que te alegre. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo