Levante Sua Muralha

Versículo: “Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o rstante dos nossos inimigos souberam que havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha (…) mandaram-me a seguinte mensagem: venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono”. (Neemias 6:1-2)

Aplicação: Por causa de seus pecados, Deus entregou Israel nas mãos da Babilônia. Eles mataram uma multidão à espada, não pouparam rapazes, moças, adultos e nem idosos.

Além disso, roubaram os utensílios e os tesouros do templo Senhor, o incendiaram e derrubaram os muros de Jerusalém.

Naquele tempo, as muralhas de uma cidade representavam sua força e estabilidade, de modo que a sua destruição era uma verdadeira humilhação à vista dos outros povos.

Quando Neemias teve ciência do estado da cidade de Davi – “aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”, sentou-se e chorou. Diz a Palavra que ele passou dias se lamentando, jejuando e orando a Deus.

Depois de, aproximadamente, cinco meses, o rei Artaxerxes, percebendo a tristeza do copeiro, permitiu que ele voltasse à sua terra para reconstruir os muros de sua cidade.

Em Jerusalém, Neemias separou os trabalhadores e organizou a função de cada um naquela grande obra. Resultado: em apenas 52 dias as muralhas de Jerusalém foram reconstruídas, e nenhuma brecha foi deixada.

Uma cidade sem muros era facilmente invadida e conquistada por seus inimigos. Ademais, suas propriedades, tesouros, armamentos e população ficavam totalmente desprotegidos, por isso refazê-lo era tão importante.

O mesmo acontece nas nossas vidas. Ou seja, muitas vezes, permitimos que o inimigo derrube os nossos muros, o que nos deixa totalmente vulneráveis aos seus ataques.

Damos brechas a satanás quando cedemos às suas tentações e pecamos: mentindo, invejando, adulterando, fornicando, acessando pornografia, praticando homossexualismo, aceitando suborno, furtando, praticando a maledicência… enfim, quando nos envolvemos com o mundo e seus prazeres.

Damos brechas ao diabo quando “recebemos” suas setas em nossos pensamentos/corações e nos permitimos ser enganados com suas mentiras. Aceitamos que somos feios, que não somos amados, que Deus se esqueceu de nós, que não merecemos determinadas bençãos, que não vamos conseguir, que os nossos planos são exagerados demais para nós, que não somos inteligentes, dentre outros de deus engôdos.

A vontade do inimigo das nossas almas não é apenas nos entristecer; mas roubar os nossos bens, a nossa felicidade; destruir as nossas vidas, a nossa família e, por fim, nos matar, não apenas fisicamente, mas eternamente, nos levando, cada dia mais, para longe do Senhor.

Por isso, é tão importante que hoje reconstruamos os nossos muros e fechemos todas as suas brechas, pois só assim estaremos seguros.

Esse processo de reconstrução segue algumas etapas, como aprendemos com Neemias, que jejuou e orou, a fim de que Deus enternecesse o coração de Artaxerxes a seu favor.

Para termos sucesso na nossa reconstrução, devemos seguir seus passos.

Primeiramente, devemos nos arrepender, verdadeiramente, de todos os nossos pecados e abandoná-los, fechando, com isso, toda legalidade que demos ao diabo.

A segunda é nos mantermos, diariamente, em comunhão com Deus, através das nossas orações e da leitura da sua Palavra. Essas são as armas espirituais que Ele nos deixou, para nos protegermos de satanás.

O jejum também é fundamental, pois determinados espíritos malignos só são repreendidos por meio dele e da oração.

Sem dúvidas, a permissão do rei Artaxerxes foi mais um milagre do Senhor na vida dos israelitas, já que seu pedido poderia ter sido interpretado como uma ameaça ao Império persa e, se seguirmos os passos de Neemias, será nas nossas vidas também!

Levantaremos os nossos muros, nos cercando da presença do Espírito Santo e o inimigo fugirá de nós!!!

Oração: Senhor, hoje, queremos confessar os nossos pecados, para fecharmos todas as brechas que demos a satanás. Retiramos dele toda legalidade que, um dia, o demos para agir nas nossas vidas. Ajuda-nos, Pai, a reconstruirmos os nossos muros, por meio das disciplinas espirituais, que são as nossas armas, que nos deixou. Então, estaremos novamente seguros na sua presença. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo