Reconstrua Sua Vida

Versículo: “Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nessa situação humilhante”. (Neemias 2:17)

Aplicação: Por causa de seus pecados, Deus entregou Israel nas mãos da Babilônia, no reinado de Nabucodonosor. Grande foi a destruição do Reino de Judá. As portas de Jerusalém foram destruídas pelo fogo, o templo do Senhor foi incendiado, juntamente com os palácios da cidade, toda riqueza foi roubada e, os que não morreram pela espada, foram levados como escravos. Dentre os exilados estava Neemias, israelita, copeiro do rei Artaxerxes.

De acordo com as Escrituras, quando Neemias teve notícias da situação de Jerusalém, ficou extremamente triste, chegando a chorar. Por dias, ele se lamentou, jejuou e orou ao Senhor. Ele queria fazer algo por sua nação, mas sabia que na força do seu próprio braço seria impossível, já que também era escravo, por isso precisava de um direcionamento de Deus.

O israelita permaneceu nesse estado por, aproximadamente, cinco meses, até que o Senhor interviu em seu favor, quebrantando o coração de Artaxerxes: “O que você gostaria de pedir?”.

Muitas vezes, as nossas vidas é que se encontram nesse estado de destruição total. Tornamo-nos incrédulos nas promessas de Deus; os nossos casamentos estão por um fio; os nossos filhos se desviaram dos caminhos do Senhor; nossas contas estão no vermelho, nosso nome negativado; nossas empresas estão indo à falência; os amigos desapareceram; nosso ministério não produz mais frutos; não ouvimos mais a voz do Espírito, nem sentimos a sua presença; todas as portas nos são fechadas; enfim somos escravos de uma vida em ruínas.

Nós precisamos aprender com Neemias, a fim de nos reconstruirmos e sairmos dessa situação humilhante.

Isso significa, em primeiro lugar, reconhecermos que sozinhos, apenas com a força do nosso braço, nos será impossível. Nós precisamos do auxílio do Senhor, do seu direcionamento.

Dessa forma, assim como o copeiro do rei, devemos jejuar e orar até que Ele nos responda. Durante cinco meses (aproximadamente) Neemias não tomou nenhuma atitude em relação a Jerusalém, nem falou com ninguém, porque ainda não tinha ouvido a Deus.

Entretanto, quando o Senhor lhe foi favorável, quebrantando o coração de Artaxerxes a seu favor, ele o apresentou tudo que precisava para reconstrução dos muros da cidade santa.

Por meio do jejum nós nos humilhamos diante de Deus, mortificamos a nossa carne e nos quebrantamos. Ele abre os nossos olhos para as verdades espirituais que estão diante de nós, e nos deixa mais sensíveis ao seu Espírito.

Além disso, através do jejum o Senhor molda o nosso caráter, os nossos valores e transforma as nossas vontades.

Através das nossas orações apresentamos a Deus as nossas adversidades e suplicamos a sua intervenção. Reconhecemos a nossa incapacidade diante da tempestade que enfrentamos e exercemos a nossa fé, crendo Ele pode todas as coisas.

Ademais, Neemias confessou os seus pecados e os de Israel diante do Soberano, a fim de alcançar misericórdia para si e para sua nação.

Após esse posicionamento do israelita, Deus lhe foi favorável e moveu o coração do rei em favor dos israelitas, garantindo-lhes tudo quanto necessitavam para sua reconstrução.

Nós devemos fazer o mesmo para sermos perdoados e libertos.

Os nossos pecados nos aprisionam e trazem consequências terríveis para as nossas vidas, inclusive maldições hereditárias. Nós precisamos nos arrependermos verdadeiramente, confessá-los e abandoná-los, tornando-nos para Deus, a fim de sermos libertos.

Então, o Senhor inclinará os seus ouvidos para nós e agirá em nosso favor para que sejamos reconstruídos!

Ele aumentará a nossa fé; restaurará os nossos casamentos; trará os nossos filhos de volta ao seu Caminho; prosperará as nossas finanças; nos dará planejamento e sabedoria nas nossas empresas; renovará as nossas amizades; frutificará os nossos ministérios, abrirá os céus no nosso secreto e abrirá todas as portas fechadas diante de nós!

Nós sairemos da Babilônia e reconstruiremos a nossa Jerusalém!

Oração: Senhor, queremos reconstruir as nossas vidas que estão em ruinas, como Jerusalém. Reconhecemos que sozinhos nos é impossível, porque o inimigo tem lutado ferozmente contra nós. Os dê, Pai, a estratégia que precisamos nas mais diferentes áreas que estão arruinadas e abra as portas que precisam ser abertas, então seu nome será glorificado em nós . Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo