Já falou com Deus hoje?
“Jesus respondeu: está escrito nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Mateus 4:4

De acordo com as Escrituras, logo após ser batizado, o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo.

O Filho de Deus jejuou por 40 dias e 40 noites, então, teve fome.

Satanás, aproveitando-se da vulnerabilidade de Jesus, decidiu tentá-lo:

“se és o Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pães”. Jesus, porém, lhe respondeu o versículo supramencionado, objeto da nossa reflexão de hoje.

Se, por um lado, o nosso corpo precisa ser alimentado para sobreviver, ter energias suficientes para manter as nossas atividades vitais, bem como para realizarmos as nossas tarefas diárias.

Por outro, o nosso espírito também tem que se alimentar, a fim de não desfalecer. E, esse alimento é a Bíblia; ou melhor dizendo, consiste no nosso relacionamento com Deus.

Da mesma maneira que, se não comermos ficaremos desnutridos e morreremos (fisicamente); se não nos relacionarmos com o Senhor, o nosso espírito morrerá (eternamente).

Pensando nisso, tenho escrito, constantemente, aqui no blog, devocionais, estudos e reflexões da Palavra de Deus para te ajudar nesse relacionamento.

Falamos com o Senhor através das nossas orações.

Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, dedicava-se, diariamente, a oração.

Com frequência, O vemos se afastando das multidões para falar com o Pai.

Além disso, Ele nos orientou a orar: “quando orar, vá para o teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto, e Ele te recompensará”. (Mateus 6:6).

Manter uma rotina de oração não é fácil nos tempos em que vivemos, porque vivemos abarrotados de compromissos e afazeres que nos consomem.

Por isso, para praticarmos essa orientação de Jesus precisamos, em primeiro lugar, listar as nossas prioridades. Depois, organizar uma rotina.

Só deixamos de fazer o que consideramos menos importante.

Portanto, se você tem negligenciado o seu tempo com Deus, é porque Ele não é prioridade na sua vida.

Da mesma maneira, tudo quanto você não abre mão – séries, novelas, redes sociais, jogos, diversões – é importante pra você, até mais que o Senhor.

Estabelecidas as nossas prioridades, é imprescindível a fixação de um horário determinado para o nosso tempo com Deus. Um que faça chuva, faça sol, estaremos lá. Um horário inegociável.

Então, teremos que nos manter disciplinados (para sempre) para não desistirmos, para sermos constantes o resto das nossas vidas.

Não é à toa que a prática da oração, da leitura bíblica e do jejum são chamados de disciplinas espirituais. Precisamos ser perseverantes até alcançarmos o nosso alvo – eternidade.

É muito importante termos definido também o lugar onde os nossos encontros com Deus se darão, isto porque precisa ter privacidade e silêncio suficientes para ficarmos a sós com o Pai, para chorarmos e até mesmo gritarmos em sua presença.

Orar nada mais é do que falar com Deus.

Ele é um Pai que nos ama, o nosso melhor Amigo e devemos conversar como tais: abrindo os nossos corações, expondo, sem restrições e/ou vergonhas, os nossos pecados, as nossas fraquezas, os nossos medos… enfim, temos liberdade para falar TUDO para o Senhor.

Ao contrário do que muitos pensam, orar não é apresentar uma lista de pedidos para Deus; Ele não é o papai noel ou gênio da lâmpada. Esse é apenas um tipo de oração.

Orar é, principalmente, nos rendermos ao senhorio de Cristo, humilhando-nos em sua presença; nos diminuindo para que Ele cresça.

É exaltar, engrandecer, adorar e louvar o seu Santo Nome. É agradecê-Lo por tudo quanto Ele nos deu e/ou fez. É interceder pela nossa família, amigos, vizinhos, cidade e nação.

Orar é nos humilharmos aos pés da cruz em arrependimento pelos nossos pecados.

Além da oração, nos relacionamos com o Senhor por meio da leitura das Escrituras Sagradas.

 Se através das nossas orações nós falamos com Deus, por intermédio da sua Palavra, Ele fala conosco.  Por meio dela, conhecemos mais o seu caráter, seus atributos, bem como a vontade Dele para as nossas vidas.

Atualmente, vemos inúmeras pessoas com uma fé errada em um “deus” errado, que não é o da Bíblia, por não conhecê-Lo.

Notamos muitas pessoas vivendo em transgressões, sem se arrependerem, porque creem de Deus é amor. Sim, de fato, Ele é amor, mas também é Justiça, simultaneamente.

Dessa forma, o Senhor não abre mão de um dos seus atributos em prol do outro: antes, entregou seu Filho para morrer na cruz, porque sobre Ele recaía as iniquidades de toda humanidade.

Mas, as pessoas não compreendem essa realidade e vivem brincando com o pecado. Isso acontece porque elas não conhecem verdadeiramente a Deus… e não o conhecem porque tem negligenciado o exame das Escrituras (onde o Senhor se revela para nós).

Muitos declaram que não leem a Bíblia porque ela é de difícil entendimento.

De fato, há livros mais difíceis de serem compreendidos, porque se referem à história e à cultura de Israel.

Contudo, a grandeza e o poder do Deus que ela revela, o qual não muda, e que é o nosso Senhor, que tem promessas para as nossas vidas, deveria nos empolgar a leitura e não nos fazer desistir.

Ademias, atualmente, existem inúmeras traduções mais facilitadas das Escrituras, as quais podem auxiliar a nossa compreensão; bem como livros, estudos e vídeos gratuitos que são ótimas ferramentas para nós.

Por exemplo, aqui no blog tem diversas reflexões aprofundadas de passagens bíblicas, bem como estudo completo do Evangelho de João.

Outra coisa imprescindível para compreendermos o Livro Santo é pedirmos a revelação do Espírito Santo.

Tiago ensina que se algum de nós temos falta de sabedoria, devemos pedi-la a Deus que a todos da liberalmente.

Se tem algo que o Senhor quer que tenhamos é sabedoria para compreendermos e, principalmente, praticarmos a sua Palavra. Por isso, se pedirmos para que Ele abra o nosso entendimento, certamente seremos atendidos.

Não podemos, ao contrário do que muitos creem, pensar que fé é desvinculada do intelecto, movida por sentimentos.

O Apóstolo Paulo nos ensina em sua carta aos Romanos que o Senhor que que lhe ofereçamos um culto racional, inteligente, consciente.

Cultuamos a Deus porque entendemos que Ele é o nosso Criador e Sustentador, que diariamente nos provê o fôlego da vida.

Jesus é o nosso Senhor e Salvador porque compreendemos e cremos sua obra redentora na cruz em nosso favor.

Entender a nossa fé intelectualmente nos faz sustentá-la diante dos questionamentos dos incrédulos; bem como diante das adversidades que sobrevierem. Também nos impede de sermos carregados por todo vento de doutrina.

Além disso, nos permite compartilhá-la com razões e fundamentações compreensíveis.

Porém, tudo isso só nos é possível se estivermos alicerçados, fundamentados, estabelecidos, firmados na Palavra de Deus. Por isso, não desista. Leia e examine, diariamente, as Escrituras.

Peça discernimento e sabedoria ao Espírito Santo, Ele abrirá seus olhos.

Um dia, eu desisti de ler a Bíblia, porque não a compreendia integralmente. Não conseguia entender o que aquelas histórias tinham a ver comigo, muito menos aplicá-las a minha realidade.

Mas, eu desejava muito compreender os detalhes e fazer aplicações pessoais. Então, clamei a Deus, insistentemente, em minhas orações, pelas madrugadas e, finalmente, Ele abriu os meus olhos.

Para honra e glória do Senhor, hoje eu compreendo a sua palavra e, com a capacitação do seu Espírito, consigo escrever devocionais, estudos e reflexões para abençoar a vida dos meus irmãos.

Portanto, falo com propriedade: NÃO DESISTA! Se Ele fez na minha vida, fará na sua também.
Compartilhe:

13 comentários sobre “Já falou com Deus hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo