Opositores

Versículo: “Então, a gente da região começou a desanimar o povo de Judá e a atemoriza-lo, para que não continuasse a construção. Pagaram alguns funcionários para que se opusessem ao povo e frustrassem o seu plano. E fizeram isso durante todo reinado de Ciro até o reinado de Dario, rei da Pérsia.” Esdras 4:4-5

Aplicação: Por terem abandonado a Deus e se corrompido com o pecado, Israel foi levado cativo à Babilônia, pelo rei Nabucodonosor, onde permaneceu escravo por 70 anos.

Passado esse período, e para que se cumprisse a palavra do Senhor falada pelo profeta Jeremias, Ciro, rei da Pérsia, decretou que qualquer israelita que estivesse em suas terras deveria voltar à Judá para reconstruir o templo de Deus.

Ao todo voltaram do exílio 42.360 homens, bem como 7.337 servos e servas.

Ao chegarem em Jerusalém, eles começaram a reconstrução do altar para que pudessem oferecer sacrifícios ao Senhor, conforme estabelecido na lei. Na sequência, se iniciaram as obras no templo e todo povo glorificou a Deus.

Quando os inimigos de Judá souberam daquela reconstrução, se ofereceram para “ajudar”, mas, como foram impedidos, passaram a desanimar os hebreus e a atemoriza-los para que não continuassem a obra. E foi assim durante muito tempo, até que, finalmente, eles conseguiram embargá-la.

Apesar do exílio, o Senhor tinha uma promessa de restauração a Israel e, para que ela se cumprisse, Ele tornou o coração de um rei favorável ao seu povo.

Através do seu decreto, Ciro estava abrindo mão de muitos homens e mulheres que o serviam como escravos; além disso, ele determinou que dessem prata, ouro, bens, animais e ofertas voluntárias para a reconstrução do templo.

Quando temos promessas de Deus nas nossas vidas, precisamos crer que elas se cumprirão, ainda que todas as circunstâncias nos digam que não, porque Ele é poderoso para mudá-las e revertê-las em nosso favor, como fez com Israel.

Nabucodonosor invadiu Judá, destruiu toda a cidade, o templo, o palácio e, os que não morreram, ele levou cativo à Babilônia. O Senhor, porém, levantou Ciro com um coração favorável ao seu povo, permitindo-lhe a sua reconstrução.

No meio das nossas adversidades, Deus pode levantar alguém com o coração favorável a nós para transformá-las em bençãos. Nós só precisamos crer e clamar pelo Senhor do impossível, porque, passado o período do cativeiro, Ele agirá em nosso favor e mudará a nossa sorte.

No entanto, precisamos estar cientes de que cabe a nós reconstruirmos o nosso altar. Ou seja, o lugar onde oferecemos os nossos corpos como sacrifício a Deus, mortificando a nossa carne.

Cabe a nós reconstruirmos o templo, onde o Senhor será adorado, exaltado, glorificado e a sua palavra será obedecida. Cabe a nós reconstruirmos os muros da cidade, a fim de impedirmos brechas que permitam a entrada do inimigo das nossas almas – satanás.

Precisamos saber ainda que, durante o nosso trabalho árduo, opositores aparecerão com o intuito de nos desanimarmos e de nos fazermos desistir. Nós, entretanto, não podemos dar ouvidos a essas pessoas, do contrário morreremos sem terminarmos a obra, sem vermos o milagre que Deus tem para nós.

Os líderes de Israel não aceitaram a “ajuda” dos seus inimigos e, a maioria do povo não deram ouvidos àqueles opositores; antes, continuaram firmes no propósito que o Senhor havia colocado em seus corações.

E nós, a quem ouviremos?

Se ouvirmos aos nossos adversários, desistiremos dos sonhos que Deus nos deu e não viveremos seus milagres. Todavia, se os nossos olhos estiverem fixos no Senhor, continuaremos a trabalhar até que a Sua obra esteja completa nas nossas vidas!

Oração: Senhor, queremos te agradecer porque tens promessas para as nossas vidas, promessas de um futuro bom, de paz e prosperidade; e confiamos que cada uma delas se cumprirá, porque tu és fiel e não volta atrás nos seus decretos. Por isso, hoje te pedimos: dê-nos forças para trabalhar, a fim de que a nossa parte seja feita e fixe os nossos olhos em Ti, só assim ouviremos a voz correta, ao invés darmos ouvidos a desanimadores. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo