A Queda de Jericó

Versículo: “Quando soaram as trombetas, o povo gritou. Ao som das trombetas e do forte grito, o muro (de Jericó) caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade.” Josué 6:20

Aplicação: Após atravessarem o Jordão, os israelitas tinham que conquistar Jericó, porque ela estava no caminho de Canaã.

Deus estava com Josué, líder dos hebreus, dando-lhe, a cada momento, a estratégia da vitória.

Nesse caso, os israelitas deveriam rodear a cidade, uma vez, durante seis dias e, no sétimo dia, o ritual deveria ser feito sete vezes. Na sequência, os sacerdotes tocariam as trombetas, seguidas de um forte brado do povo.

Segundo as Escrituras, os hebreus seguiram fielmente às instruções do Senhor e, terminado de cumpri-las, as muralhas de Jericó caíram sobrenaturalmente. Cada um atacou do lugar onde estava e a cidade foi completamente tomada: tudo foi destruído.

Podemos extrair lições importantes para as nossas vidas a partir do versículo de hoje.

Josué liderava os israelitas, mas também tinha um líder, a quem ele obedecia fielmente, sem questionamentos: o próprio Deus.

A exemplo desse hebreu, nós também devemos nos sujeitar ao Senhor, fazendo Dele o nosso líder supremo, a quem obedecemos sem restrições e/ou questionamentos, porque entendemos 1- que somos servos e 2- e que Ele tem o melhor para as nossas vidas, sempre, independente das circunstâncias.

Além disso, como liderados, devemos, em tudo, obedecermos a Deus, ainda que suas estratégias pareçam “doidas”.

Se refletirmos o plano de guerra do Senhor – rodear uma cidade e bradar – para vencer uma guerra, contra um exército poderoso, não encontramos fundamento algum, parece algo ilógico.

Josué como líder experiente do exército de Israel, certamente teve essa mesma impressão, porém sua fé na Palavra de Deus era muito maior e muito melhor alicerçada, do que o seu próprio conhecimento, afinal “ele” tinha acabado de fazer o Jordão se abrir…

Por isso, não questionou e, muito menos, duvidou, tão somente obedeceu imediatamente.

Como servos fieis e filhos que creem absolutamente no Pai, não também não podemos questionar e muito menos duvidar do Senhor, mas crer que Ele pode fazer todas as coisas e as faz da maneira que quer, ainda que não entendamos, a fim de que seu nome seja exaltado.

Os israelitas confiaram e, por isso, seguiram integralmente às estratégias do Senhor e, após bradarem, viram as muralhas de Jericó caírem de maneira sobrenatural.

Se nós confiarmos e obedecermos às instruções de Deus, ainda que não façam sentido para nós, também veremos as muralhas caírem, sobrenaturalmente, diante dos nossos olhos.

Talvez, só nos falte rodear os muros, sem nos importarmos com que as pessoas irão pensar.

Portanto, o segredo que garante a nossa vitória está na obediência à palavra de Deus.

Obedeça e tome posse da terra prometida!!

Oração: Senhor, hoje, queremos colocar diante do teu altar as nossas lutas e batalhas, precisamos, Pai, da tua estratégia para obtermos a nossa vitória. Confiamos nas promessas que fizestes para cada um de nós, mas precisamos da tua ajuda para alcançá-las. Ajuda-nos, Deus, a crer e obedecer no teu direcionamento, mesmo que ele não faça sentido para nós. Assim, seremos vitoriosos e o seu nome será exaltado. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo