Deus Abre as Águas do Jordão

Versículo: “Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda nação atravessou pisando em terra seca.” Josué 3:17

Aplicação: Há quarenta anos os israelitas tentavam chegar à Canaã, terra que o Senhor lhes havia prometido.

Finalmente, mais próximos do que nunca, um rio os separava.

O rio Jordão tem, aproximadamente, 200 km de extensão e 30 metros de largura e, sua profundidade, varia de 1 a 30 metros.  

Ou seja, era impossível aos mais de 600 mil hebreus atravessarem a nado suas águas, especialmente, porque tinham com eles crianças e idosos, bem como levavam consigo seus animais e bens materiais.

Mais uma vez, eles precisavam da intervenção divina.

De acordo com a palavra de hoje, eles seguiram a orientação de Deus, enviando os sacerdotes, com a arca da aliança, à frente. Assim que os pés desses homens tocaram as águas do rio, a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância.

Assim, o povo atravessou o rio em frente de Jericó. Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados no meio do Jordão, enquanto todo Israel passava, até que toda nação atravessou pisando em terra seca.

Quando todos os hebreus terminaram de atravessar, as águas do rio voltaram ao seu lugar e cobriram, como antes, as suas margens.

Como os israelitas, muitas vezes, nos deparamos com “Jordões” que nos separam da nossa terra prometida e ficamos paralisados, sem saber o que fazermos.

Olhando, parece estar tão perto; mas águas profundas e correntes nos deixam de mãos atadas, sem termos como prosseguir.

Nesses casos, precisamos também da intervenção sobrenatural do Senhor que tem poder para abrir as águas dos nossos “Jordões”.

Para que isso aconteça nós precisamos, em primeiro lugar, sermos homens/mulheres que ouvem e obedecem à voz de Deus.

Josué não estava recorrendo ao Senhor apenas no momento de dificuldade do seu povo para tão-somente obterem o milagre. Pelo contrário, ele, há muito tempo, cultivava seu relacionamento com Deus e, em tudo, o obedecia.

Por isso, quando O clamou pode ouvir a sua voz e contar com seu favor.

Precisamos ter essa intimidade com Jesus, a ponto de recebermos suas orientações para atravessarmos os “Jordões” das nossas vidas. Sem a sua Palavra nós, certamente, nos afogaremos.

Devemos, em segundo lugar, colocarmos o Senhor à frente.

De acordo com as Escrituras, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança, a qual representava o próprio Deus, foram antes e permaneceram no meio do rio até que todos os israelitas atravessassem.

Temos que apresentar os nossos “Jordões” ao Todo Poderoso e permanecer com Ele até a nossa completa vitória. Não é porque as águas de abriram que soltaremos das Suas mãos, devemos atravessar todo “rio” na sua presença, em constante obediência aos seus direcionamentos.

Por fim, precisamos crer no poder e na autoridade de Jesus, a Quem até o mar e vento obedecem.

A Bíblia nos revela que o Filho de Deus não fez muitos milagres em Nazaré por causa da incredulidade daquele povo.

Nós precisamos crer que Ele PODE e está no controle de todas as coisas; que não há impossíveis para o Senhor, então veremos as águas dos nossos “Jordões” se abrirem de maneira sobrenatural.

Não sei qual o seu “Jordão” – doença, desemprego, divórcio iminente, filho desviado, vícios, etc., mas sei que nada é difícil demais para o Senhor. Portanto, diante dessas  muitas águas, clame pela intervenção de Jesus, ouça e obedeça às suas orientações e atravesse-as a terra seca para sua Canaã!

Oração: Senhor, hoje, queremos apresentar a ti o nosso Jordão. Estamos, Pai, diante de muitas águas, as quais não podemos atravessar sozinhos, por isso clamamos a tua intervenção poderosa. Sabemos que estás no controle de todas as coisas e que nada lhe é impossível, por isso pedimos para que ajas com o teu sobrenatural. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo