Ceder, a Melhor Escolha

Versículo: “A região inteira está à sua disposição. Escolha a parte da terra que desejar e nos separaremos.” Gênesis 13:9

Aplicação: De acordo com a Bíblia, Deus enviou Abrão (e Sarai, sua mulher) a uma terra, a qual Ele a mostraria futuramente. Apesar da ordem ter sido dada ao pai da , ele levou seu sobrinho, Ló, com ele.

A promessa do Senhor a Abrão era de abençoar não apenas ele, mas todas as famílias, por seu intermédio, inclusive Ló. Foi o que aconteceu.

Ambos prosperaram muito, de modo que não podiam mais permanecer juntos, porque os recursos da terra não eram suficientes para os rebanhos dos dois.  

Sabiamente, Abrão coloca toda a região a disposição do sobrinho, para que ele escolha aonde ir: se você escolher as terras à esquerda, ficarei com à direita. Se preferir à direita, ficarei com as terras da esquerda.

Segundo as Escrituras, Ló optou pelos olhos. Ele viu as planícies férteis do Jordão, com terra bem irrigada, como o jardim do Senhor ou como a terra do Egito, e escolheu o vale do Jordão, a leste de onde estavam.

Abrão permaneceu em Canaã e seu sobrinho se mudou próximo de Sodoma, lugar formado por pessoas extremamente perversas, as quais vivam pecando contra o Senhor.

Nos capítulos seguintes, a Palavra revela que as iniquidades daquele povo eram tão grandes, que Deus decidiu derramar Sua ira sobre eles, através de fogo, destruindo as cidades de Sodoma e Gomorra, poupando apenas Ló e sua família.

O texto nos ensina como é importante nos submetermos a Deus e aos nossos irmãos, considerando-os superiores a nós mesmos.

O chamado do Senhor havia sido feito a Abrão e não a Ló, então, nada mais “justo” que ele escolhesse qual região preferiria.

Entretanto, o pai da fé abriu mão do seu direito e o entregou, pacificamente, a seu sobrinho que o aceitou.

Deus honrou Abrão por sua atitude de submissão. A terra que lhe “sobrou” era exatamente a que o Senhor tinha preparada para ele, desde o início, (futuramente) famosa por emanar leite e mel.

Ló, por outro lado, não deveria ter feito sua opção apenas com os olhos naturais. Ele deveria ter pedido um direcionamento de Deus para tomar sua decisão, se o tivesse feito, certamente teria sido poupado das tragédias que assolaram sua família.

Nós precisamos fazer como Abrão nas nossas escolhas diárias. Isto é, temos que ser mansos, abrindo mão dos nossos direitos em favor dos nossos irmãos, em submissão a eles.

Quando nos posicionamos daquela maneira, sem exigirmos nossos direitos, somos honramos pelo próprio Deus, que nos abençoa, apesar de as terras parecerem desérticas.

Além de preferirmos aos nossos irmãos, temos que submetermos ao Senhor as decisões que precisamos fazer, e não escolhermos, como Ló, a partir dos olhos físicos, porque eles não enxergam além das paredes.

Contudo, quando confiamos nossas vidas e planos a Deus, Ele nos abre os nossos olhos espirituais, assim conseguimos optar através dos olhos da fé!  

Oração: Senhor, hoje queremos submetermos a ti as nossas escolhas e os nossos sonhos, a fim de que a Tua vontade prevaleça. Sabemos que não enxergamos além de uma parede, mas que tu sabes de todas as coisas, por isso preferimos os teus planos que são bons, perfeitos e agradáveis. Cremos que o Senhor nos honra e abençoa quando nos submetemos.

Queremos pedir também que nos ajude a considerar os nossos irmãos mais importantes e melhores do que a nós mesmo, entregando a eles os nossos direitos e preferências. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo