Cristãos Podem Comemorar Halloween?

O Apóstolo Paulo nos ensina na 1 carta aos Coríntios 6:12 que todas as coisas nos são lícitas, mas nem tudo nos convém.

Assim, antes de respondermos àquele questionamento, precisamos entender o que é o halloween, os povos que o comemoram e os seus motivos.

O halloween, também chamado dia das bruxas, é uma festa celebrada no dia 31 de outubro, em que, principalmente crianças, se fantasiam de personagens malignos, que costumamos ver nos filmes de terror, para pedir doces às suas vizinhanças.

Com a famosa frase “trick or treating”, doces ou travessuras, elas prometem lançar uma maldição àqueles que não lhes derem doces.

Apesar de ser tradicionalmente celebrado nos Estados Unidos, diz-se que o halloween se originou com os povos celtas em homenagem ao “senhor da morte”.

Por ser (naquela época) fim do verão, e início do outono, as folhas das árvores já estavam caindo, as temperaturas abaixando, e o sol pondo mais cedo… tudo isso, os faziam crer que o “senhor da morte” estava dominando o “deus sol”, então o celebravam.

Nessa data, os celtas ofereciam sacrifícios humanos e de animais àquele “deus”, a fim de que ele os protegessem dos espíritos malignos que “vagavam” sem destino.

Ademais, na tentativa de se defenderem daqueles espíritos, que queriam possuir seus corpos para voltarem a viver, os celtas apagavam as “luzes” de suas casas e faziam lamparinas com abóboras secas para tornarem seus lares indesejáveis àqueles seres malignos.

Eles não paravam por aí… vestiam-se com fantasias assombradas para espantarem os espíritos vagantes.

São evidentes as semelhanças entre a festa celebrada pelos povos celtas e o halloween, razão pela qual podemos concluir que ele não se trata de uma celebração inocente sem qualquer conotação espiritual.

Outro fato que precisamos considerar é que o dia 31 de outubro é importante para os adeptos ao satanismo, porque, segundo eles, é o dia do aniversário de satanás. Por isso, sacrifícios e pactos malignos são realizados com o diabo nessa data.

Cientes de todos esses fatos, será que, como cristãos, podemos celebrar o dia das bruxas?

A Bíblia nos ensina que o diabo, que é o nosso adversário, anda ao nosso derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8).

Ele não precisa de um convite para entrar nas nossas vidas e nos nossos lares e destruí-los. Pelo contrário, ele só necessita de uma brecha (abertura) para, como um vendaval, entrar e assolar tudo que encontrar pela frente.

Imagine se nós o celebrarmos???

Como cristãos, devemos celebrar a luz para onde Jesus nos resgatou: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. (Colossenses 1:13). Nós devemos celebrar a vida. Nós devemos celebrar Jesus, o Cristo que salvou das garras de satanás.

Muitos acreditam que não há problemas em participar do dia das bruxas, afinal sequer creem na sua existência. Contudo, o que fazemos na “inocência”, o diabo lê como uma oportunidade e é só disso que ele precisa para nos destruir.

Então, se você é um cristão verdadeiro que ama a Deus e a Jesus, diga NÃO ao halloween e não ofenda ao seu Senhor, celebrando com o “seu inimigo”

Por fim, não se esqueça que dia 31 de outubro também é comemorado a Reforma Protestante. Celebre as Escrituras, celebra a Cristo, celebre a graça, celebre a fé, celebre a Deus e à salvação que Ele nos proporcionou, por intermédio do seu Filho.  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo