A Reforma Protestante

No dia 31 de outubro comemora-se a Reforma Protestante!

A palavra reforma significa voltar à forma. Ou seja, voltar à forma original. Nesse contexto, a finalidade da Reforma Protestante era devolver à Igreja sua forma primitiva, estabelecida pelo próprio Jesus.

No século XV, a Igreja do Senhor estava totalmente corrompida, com os valores integralmente invertidos. A população em geral não tinha acesso à Bíblia, e era a Igreja que lhes ensinava a “Palavra de Deus”, oportunidade em que heresias passaram a ser pregadas.

Com o intuito de arrecadarem dinheiro, líderes religiosos passaram a vender indulgências, afirmando, para tanto, que para se alcançar o perdão de Deus era necessário fazer boas obras e pagar valores em dinheiro à Igreja.

Alegavam, também que, ainda que a pessoa já tivesse falecido, ela poderia se libertar do purgatório, se a família pagasse montantes em dinheiro à Igreja.

Ou seja, a salvação deixou de ser por intermédio de Jesus, e passou a ser comprada; pagando-se, qualquer um recebia o perdão de Deus, e se tornava cidadão do céu.

Nesse cenário, Martinho Lutero, um monge da Igreja Católica, assíduo leitor da Bíblia foi impactado ao ler textos tais como: “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie”; e que “o justo viverá pela fé”, encontrando, assim, resposta para uma questão que o afligia desde a sua mocidade, qual seja, o que ele deveria fazer para receber o perdão de Deus e ter a vida eterna.

A história conta que angustiado com aquelas questões, Lutero buscava salvação nas suas próprias obras, jejuando por vários dias, praticando a confissão dos seus pecados, mortificando sua carne, orando até 6 horas no mesmo dia, mas, ainda assim, não se sentia liberto do “peso que carregava”, não se sentia liberto de seu pecado.

Quando leu em Efésios que a salvação se dá pela graça e não por obras, e em Hebreus que o justo viverá pela fé, sentiu-se como se uma venda saísse de seus olhos e como se um peso (do pecado) saísse de suas costas, compreendendo que todos são pecadores, destinados ao inferno.

Entretanto, a todos quantos receberem o sacrifício feito por Cristo Jesus na cruz do calvário, serão salvos. Ele entendeu que a justificação do pecador perante Deus se dá, exclusivamente, por intermédio de Jesus, que pagou o preço do pecado, dando sua vida, por todos os pecadores.

Com os olhos abertos, Martinho Lutero formula o que ficou conhecida como as 95 teses da Reforma Protestante, as quais tinham como pilares: Sola Fide, Solus Christus, Sola Scriptura, Sola Gratia e Soli Deo Gloria; e que são os fundamentos da Igreja Protestante. Tais teses foram fixadas na porta do Castelo de Wittenberg, no ano de 1517.

Solus Christus, significa somente Cristo. 

A Palavra de Deus não deixa dúvidas de que não existe outra maneira de se alcançar a salvação, que não seja pela fé em Jesus Cristo. Efésios 2:8 afirma que somos salvos pela graça, por meio da fé; Romanos 6:23 declara que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor; Lucas 19:10 explica que o Filho do homem (Jesus) veio buscar e salvar o que estava perdido; Atos 16:30-31 responde que para ser salvo é necessário crer no Senhor Jesus.

Para não deixar dúvidas, Efésios 2:8 refuta explicitamente a salvação por meio de obras, para que ninguém se glorie.

A Bíblia fala que as obras dos homens, para Deus, não passam de trapos de imundícias, sendo assim, jejuns, orações, caridades, bons comportamentos, compaixão, enfim, nada do que o homem faça, ainda que aparentemente bom, é suficiente para lhe dar vida eterna.

O primeiro fundamento estabelece em quem se deve ter fé para herdar a vida eterna, ou seja, Jesus Cristo. Mas, você deve estar se perguntando, fé em que… e a segunda tese responde essa pergunta.

Sola Fide, ou seja, somente a fé.

Apenas a fé no fato de que Jesus Cristo é o Filho de Deus que, deixou sua glória, se fez carne e veio habitar entre os homens.

Fé que Ele tomou o seu lugar na cruz do calvário, e fez por você o que lhe era impossível. Fé que Ele pagou com a própria vida, o preço do pecado de toda humanidade para, assim, satisfazer a justiça de Deus, cumprindo Sua palavra – salário do pecado é a morte.

Fé que Ele se fez maldito por você e que na cruz levava sobre si os seus pecados. Fé que Ele morreu por você. Fé que ao terceiro dia, Ele ressuscitou.

Fé que hoje Ele está vivo e reina ao lado de Deus Pai. Fé que Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.

Sola Gratia.

Somente a graça. Isto é, a misericórdia e a graça do Senhor são os únicos motivos pelos quais se pode alcançar a vida eterna. A misericórdia significa que Deus não aplica ao homem o castigo que ele merece em virtude de seus pecados. Graça constitui favor imerecido.

Quer dizer que todo homem é pecador, motivo pelo qual merece ir para o inferno. Contudo, por Sua misericórdia, Deus não aplica, diretamente, esse castigo merecido aos pecadores; e, por sua graça, o Senhor nos dá a chance de ter vida eterna ao Seu lado, por meio de Seu Filho, Cristo Jesus.

Soli Deo Gloria.

Somente a Deus a glória.  Aponta para que toda glória no processo de salvação deve ser dada somente a Deus. Jesus deu Sua vida para salvação do pecador, com o intuito de glorificar ao Senhor, no Evangelho de João 17:4, Jesus diz a Deus: Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.  

O homem não tem qualquer participação nesse processo que, como supramencionado, se dá pela graça e, por isso, não tem do que se gloriar.

Portanto, a glória, a adoração e louvor se devem apenas a Deus, eternamente!!!

Por fim, Sola Scriptura.

Somente a Escritura. Significa que apenas a Bíblia é a Palavra de Deus. Ela foi escrita por homens, mas inspirada por Deus. Nela não contém erros. Ela é necessária e suficiente para explicar à humanidade a história da salvação, para apresentar Jesus Cristo, o Filho de Deus e para dar fé ao pecador!!!

A intenção de Lutero, ao escrever as teses mencionadas, não era criar uma nova Igreja, mas sim devolver a ela sua forma original, estabelecida por Cristo, tanto que ele propunha um debate teológico acerca das heresias que haviam sido criadas.

Entretanto, a Igreja Católica não aceitou e tentou, de diversas maneiras, convencê-lo a mudar seu parecer, inutilmente. Essa decisão resultou na excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica. Lutero foi preso no Castelo de Wittenberg, quando traduziu para o alemão o Novo Testamento possibilitando, com isso, que a população pudesse ler as Escrituras. Logo, ele se difundiu ao mundo e traduzido para inúmeros idiomas.

Martinho Lutero morreu, mas os pilares que ele criou para que a Igreja retomasse a forma da Igreja Primitiva continuam vivos e hoje,  504 anos após a reforma que revolucionou não só a Igreja, mas o mundo, é necessário se analisar:

Os pilares da Reforma Protestante estão presentes na Igreja Moderna ou se faz necessária uma nova reforma???

Lembre-se do que diz Romanos 10:9 se você confessar com sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Se hoje você ouvir a voz do Senhor, não endureça seu coração, Ele quer te salvar!!!!!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo