Versículo: “Disse (Sansão): que eu morra com os filisteus. E seguida, ele empurrou as colunas centrais, as quais o templo se firmava, com toda força e ele desabou sobre os líderes e sobre todo povo que estava ali. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens que em toda sua vida.” Juízes 16:28-30
Aplicação: Deus criou Sansão com o propósito de, por seu intermédio, libertar os israelitas das mãos dos filisteus. Para tanto, ele foi consagrado ao Senhor como nazireu, antes mesmo do seu nascimento.
Ocorre que Sansão se afastou dos caminhos de Deus, quebrou o voto de nazireado, casou-se com Dalila e lhe contou o segredo de sua força. Ela, por sua vez, expôs o segredo do marido aos filisteus, que lhe cortaram os cabelos e a sua força o deixou.
Sansão não sabia, mas o Senhor o tinha abandonado.
Seus inimigos o prenderam, furaram seus olhos e o puseram a girar um moinho na prisão. Ele se tornou motivo de piada e diversão aos filisteus.
Todavia, rapidamente, seus cabelos começaram a nascer e ele se arrependeu, orando ao Senhor para ser restabelecido ao propósito, glorificando-O com sua morte.
Deus ouviu o clamor do filho de Manoá e deu-lhe forças para empurrar as colunas centrais do templo, onde estava preso, as quais desabaram sobre ele e todo povo presente. Assim, com sua morte, Sansão honrou ao Senhor.
Acredito, verdadeiramente, que esse não era o plano de Deus para Sansão, porém ele fez escolhas que O desagradaram e O afastaram dele.
Podemos extrair duas lições importantes para as nossas vidas do versículo de hoje.
Nós devemos, sempre, andarmos no Caminho do Senhor, dentro do propósito que Ele tem para as nossas vidas, assim evitaremos sofrimentos e humilhações desnecessários.
Sansão sofreu, porque saiu da rota de Deus e decidiu trilhar o seu caminho e, se nós nos desviarmos, também sofremos, porque o Senhor não tem compromisso com as nossas escolhas, mas é fiel à Sua Palavra que diz que os Seus pensamentos a nosso respeito são melhores e maiores do que os nossos e que a sua vontade para as nossas vidas é boa, perfeita e agradável.
Por que nos arriscarmos em outros caminhos, em atalhos se o Soberano tem coisas tão maravilhosas para cada um de nós?
Por fim, aprendemos que, até o fim, podemos contar com a misericórdia de Deus.
Depois de ter sido enganado pela própria esposa, que o entregou a morte e de ter sido humilhado por seus inimigos, Sansão se lembrou do propósito que o Senhor tinha pra sua vida e se arrependeu.
Era pra ele humilhar os filisteus e não ser motivo de piada entre os opositores de Israel.
Porém, Sansão se arrependeu verdadeiramente e Deus lhe deu uma última oportunidade de obedecê-Lo e regressar ao plano original, ainda que isso custasse a sua vida.
Nós também temos, hoje, a oportunidade de nos arrependermos. O Senhor é rico em misericórdia e está disposto a nos perdoar e nos restabelecer no seu plano.
Por isso, confessemos os nossos pecados e voltemos ao Caminho do Pai, onde somos honrados, cuidados e amados. Onde há o melhor para as nossas vidas.
Oração: Senhor, hoje, queremos confessar que nos desviamos do teu caminho, d propósito para o qual fomos criados. Temos, Pai, feito as nossas próprias escolhas e andado por atalhas que não nos leva a ti, por isso estamos arrependidos. Queremos, Senhor, voltarmos para perto de ti, para o teu plano, para o teu propósito, mesmo que isso custe as nossas vidas. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.
No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/