Eu Nunca Pequei

Versículo: “Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e não vivemos na verdade. Mas, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. 1 João 1: 8-9

Aplicação: Quem nunca ouviu alguém dizer que não tem pecados?

Até mesmo muitos de nós já afirmamos não sermos pecadores.

A Palavra de Deus, porém, nos confronta e nos chama de mentirosos por fazermos essas declarações, já que ela mesma nos ensina que nascemos pecadores e que desde a infância somos inclinados para o mal.

Talvez você esteja pensando: ah, mas eu me casei virgem, nunca adulterei meu cônjuge; não roubei, nem matei ninguém; não tenho inveja das pessoas; vou aos cultos todos os domingos, sou dizimista; enfim não tenho pecados…

A Bíblia nos ensina que fomos formados em iniquidades e em pecados fomos concebidos pelas nossas mães. Isso significa que não se trata de algo que temos feito, mas de uma natureza pecadora que herdamos de Adão.

Dessa forma, nós, os nossos pais, avós e todos os nossos ascendentes são iníquos, bem como nossos descentes serão. O pecado é intrínseco ao homem. As Escrituras nos revelam que todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus.

Talvez nunca tenhamos praticado transgressões, rotuladas por nós mesmos, tão graves, entretanto se formos sinceros identificaremos, rapidamente, nas nossas vidas inúmeros pecados.

Por exemplo, Jesus nos manda amar e orar pelos nossos inimigos; Ele nos ensina a não resistirmos aos perversos, mas se alguém nos ofender com um tapa na face direta, devemos lhe oferecer a esquerda também; nos orienta a entregarmos a nossa túnica e a nossa capa, se formos processados.

Ele nos ensina a darmos a Cesar, o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus; a não mentirmos, nem mesmo a “menor mentira”, porque o pai da mentira é o diabo. Ou seja, devemos ser perfeitos, como é perfeito o nosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:48).

Portanto, honestamente, é possível perdermos as contas das transgressões que podemos praticar contra o Senhor em um só dia.

A boa notícia é que Jesus, na cruz, reverteu a nossa condição de pecadores para justificados.

Ele viveu como homem e, em tudo, foi tentado, mas nunca pecou. Com isso, morreu como um Cordeiro inocente no nosso lugar.

Quando estava pendurado no madeiro, as transgressões de toda humanidade recaíram sobre Jesus, de modo que o Pai, que é santo, o abandonou.

Ele morreu no nosso lugar, pagando o preço das nossas iniquidades, sofrendo o castigo que nos traz a paz. Assim, já não recai qualquer condenação sobre as nossas vidas, quando estamos em Cristo, porque Ele já as cumpriu no calvário por nós.

Por isso, a Palavra de hoje nos ensina que se reconhecermos que somos pecadores e confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça.

Não transgressões imperdoáveis para o Senhor (exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo), porque Cristo morreu por cada um de nós: por homicidas, estupradores, assaltantes, latrocidas, homossexuais, prostitutas, adúlteros, corruptos, mentirosos, por mim e por você.

Isso não significa que não sofremos as consequências das nossas iniquidades conforme as leis terrenas, mas que podemos encontrar paz com Deus, se, verdadeiramente, nos arrependermos dos nossos pecados e os confessarmos ao Senhor.

Oração: Senhor, hoje, queremos reconhecer que somos pecadores e não merecemos o seu perdão. Sabemos que ele é graça nas nossas vidas. Queremos também confessar todos os nossos pecados (nomeá-los) e te pedir perdão, porque, diariamente, ofendemos a tua santidade e aos nossos irmãos. Ajuda-nos, Pai, a vencê-los, através do teu Espírito que habita em nós e nos convence do pecado do juízo e da justiça, porque queremos ser santos como o Senhor o é. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo