
Versículo: “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” 1 Samuel 16:7
Aplicação: Após rejeitar Saul como rei de Israel, por causa de sua desobediência, Deus manda Samuel ungir aquele que seria o próximo rei daquela nação, o homem achado segundo seu coração, Davi.
Para tanto, o profeta vai à casa de Jessé e o manda chamar todos seus filhos. Ao ver Eliabe, Samuel pensa: “certamente é este que o Senhor quer ungir”.
Porém, em resposta, o Todo Soberano declara ao homem de Deus: “o Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.”
Nos dias atuais, a maioria das pessoas vivem de aparência. Elas postam fotos e vídeos, em suas redes sociais, apenas vestindo roupas de marcas, frequentando as festas mais populares, com seus carros importados e suas portas gigantes.
Elas vivem ostentando, muitas vezes, o que não possuem e quem não são simplesmente para impressionar outras pessoas; quando, na realidade, seus corações e seus caracteres estão corrompidos.
Ao contrário do homem, Deus não se importa com a nossa aparência, com a marca das nossas roupas e nem com o nosso carro. Ele sonda os nossos corações e se preocupa com as nossas intenções e com os nossos pensamentos.
Eliabe impressionou Samuel por causa do seu físico, mas Davi chamou a atenção do Senhor por causa do seu coração!
O status do caçula de Jessé era tão pequeno que nem foi chamado para se encontrar com o profeta. Ele era apenas um jovem que cuidava das ovelhas de seu pai.
Contudo, Deus o enxergou no meio de seus cordeiros e lhe deu um lugar de honra, escolhendo-o como o futuro rei de Israel e ascendente de Jesus, o Salvador do mundo.
Não impressionamos ao Senhor com nosso status social e/ou financeiro, mas com um coração sincero, quebrantado na Sua presença. Com um coração que se arrepende e confessa seus pecados.
Impressionamos a Deus com um coração que O obedece e vive no centro da sua vontade.
Atraímos a atenção do Senhor manifestando a nossa fé e confiança Nele, vivendo por e para Ele.
Podemos fazer todas as boas obras plausíveis a homens, Deus conhece as nossas intenções, as nossas motivações e pode, apesar dos confetes, rejeitá-las.
Por isso, essa palavra nos confronta a esquadrinhamos os nossos corações: o que o Senhor vê nele ao sondá-lo?
Que, hoje, possamos nos livrar do desejo de vivermos pela aparência, para nos dedicarmos a orgulhar e a agradar a Deus, acima de todas as coisas!
Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrepender, porque temos vivido focados nas nossas aparências e em impressionar as outras pessoas, entristecendo, com isso, o seu coração. Queremos, Pai, limpar os nossos corações dessas futilidades e passarmos a viver por ti, para te orgulhar e te agradar. O nosso desejo é, assim como Davi, nos tornarmos homens e mulheres segundo o teu coração. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.
No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/