O Deus Que Me Vê

Versículo: “Então, Hagar passou a usar outro nome para se referir ao Senhor, que havia falado com ela. Chamou-o de “Tu és o Deus que me vê”, pois tinha dito: aqui eu vi aquele que me vê”. Gênesis 14:16

Aplicação: Sarai, mulher de Abrão, era estéril e não lhe tinha dado filhos (ainda). Então, decidiu entregar sua serva, Hagar, a seu esposo para que, através dela, conseguisse ter descendentes.

Abrão aceitou a proposta de sua esposa e, deitando-se com sua serva, a concebeu.

Quando Hagar soube que estava grávida, passou a desprezar sua senhora, porquanto essa era estéril. Em resposta àquele desprezo, Sarai maltratou tanto a egípcia até que ela fugiu.

Durante sua fuga, no deserto, um anjo foi ao encontro de Hagar e declarou que Deus havia ouvido o seu clamor angustiado, por isso ela passou a usar outro nome para se referir ao Senhor, que havia falado com ela. Chamou-o de o Deus que me vê.

Da mesma maneira que o Senhor enxergou aquela serva egípcia, Ele também vê a cada um nós, por isso não precisamos fugir das adversidades, nem nos esconder.

Pelo contrário, a exemplo de Hagar, devemos apresentar o nosso clamor a Deus, que nos ouve e intervém a nosso favor.

A Palavra afirma que o Senhor havia ouvido as orações angustiadas da egípcia e não ficou alheio a elas, mas lhe enviou um anjo para consolar o seu coração e orientar o que ela deveria fazer.

Tiago, em sua epístola, leciona que a oração de um justo é poderosa e eficaz em seus efeitos. Jeremias nos ensina que quando clamamos a Deus, Ele nos ouve (29:12).

Portanto, não importa a tribulação pela qual estejamos passando devemos, com fé, invocar o nome de Jesus, porque Ele virá em nosso auxílio, consolará os nossos corações e sarará as nossas feridas.

Hagar deveria estar desesperada, porque estava grávida, sozinha, no meio de um deserto. Se o Senhor não interviesse naquela situação, ela certamente morreria (de fome, de sede).

Ela, então, clamou por Aquele que nos vê e Ele enviou anjos em seu auxílio.

Se nós clamarmos, o Senhor não mandará anjos em nosso favor, mas, pessoalmente, virá até nós, por meio do Espírito Santo, e nos ajudará nas nossas dificuldades, porque Ele é o Deus que nos vê.

Depois de ter recebido a resposta divina, Hagar reconhece que o Todo Poderoso estava olhando para ela o tempo todo, somente esperando que ela clamasse a Sua intervenção.

Quando ela o fez, imediatamente, Ele se manifestou, então, Hagar pode enxergar aquele que a via.

O Senhor esta o tempo todo do nosso lado, contemplando os nossos feitos. Ele conhece as nossas angústias, as nossas dores, as nossas adversidades e tribulações, mas espera para agir até que nós peçamos.

Nós precisamos aprender a entregar tudo para Deus e permitir que Ele controle as nossas vidas. O nosso papel é entregar, orar, confiar e esperar, porque, no tempo certo, Ele nos vê e age em nosso favor.

É claro que, a nossa parte, quem faz somos nós. Contudo, aquilo que nos é impossível, Ele pode. O lugar onde não podemos chegar (especialmente os corações), Ele chega.

Por isso, devemos clamar ao Senhor na nossa angústia, então veremos Aquele nos vê!!!

Oração: Senhor, hoje queremos colocar no seu altar as nossas adversidades (narrar a Ele cada uma delas). Temos feito a nossa parte, porém, sozinhos, é impossível vencermos. Precisamos do teu agir sobrenatural na nossa causa. Então, hoje, cientes de que o Senhor nos vê, queremos te ver também para nos consolar e direcionar os nossos próximos passos. Clamamos a ti, entregamos tudo e descansamos no Senhor, crentes que tu intervirás. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo