Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor

Após perderem uma batalha contra os filisteus, os israelitas decidiram levar a arca do Senhor à guerra, pois criam que, com Sua presença, podiam ser vitoriosos.

Ocorre que Deus lutava contra eles por causa de seus pecados, então foram derrotados: a arca da Aliança foi tomada, os filhos do sacerdote Eli, além de trinta mil homens, morreram.

O Senhor também castigou os filisteus, porquanto tinham roubado a arca e, os que não foram mortos, foram feridos por tumores, razão pela qual os inimigos de Israel devolveram-na após sete meses e ela foi acomodada na casa de Abinadabe, onde ficou por vinte anos.

Samuel, sacerdote da época, orientou o povo a se arrepender e se voltar ao Senhor e grandes lamentações foram dirigidas ao Todo Poderoso que, dessa vez, deu a vitória a Israel.

Nesse contexto, o profeta “tomou uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem e a chamou de Ebenézer: até aqui nos ajudou o Senhor”. (1 Samuel 7:12).

Chegamos ao final de mais um ano que, certamente, teve muitas lutas; mas também, inúmeras vitórias.

Talvez, não tenhamos conseguido a promoção tão sonhada; ou trocar de carro e nem comprar a casa nova. Talvez a viagem planejada tenha sido adiada e os 5 kg a serem eliminados se tornaram 10.

Talvez, em 2022 você tenha enfrentado uma doença ou vivido um luto importante. A verdade é que cada um de nós enfrentamos batalhas ao longo desse ano e, muito provavelmente, não tenhamos sido vitoriosos em todas.

É importante refletirmos sobre nossas derrotas, porque cada uma delas trazem lições para as nossas vidas.

A derrota dos israelitas lhes permitiu enxergar que não basta Deus estar fisicamente presente nas nossas guerras, é necessário que Ele lute por nós e, para que isso aconteça, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, abandonar os nossos ídolos e nos voltarmos a Ele de todo coração.

Muitos dos nossos fracassos podem ter sucedido, por estarmos com o coração endurecido pelo pecado; então, voltemo-nos ao Senhor quebrantados a fim de sermos perdoados. Só assim teremos a vitória.

Além disso, muitas das nossas “derrotas” podem ter sido livramentos de Deus para as nossas vidas.

A verdade é que o Senhor é perfeito em tudo que faz e tudo que Ele permite é para o nosso bem. Portanto, que aproveitemos esse último dia de 2022 para extrair as importantes lições que cada adversidade nos proporcionou, só assim viveremos o novo de Deus em 2023.

Apesar das lutas, tenho certeza que 2022 foi também um ano repleto de vitórias, assim é fundamental pontuarmos cada uma das bençãos que recebemos para agradecermos ao Senhor.

A gratidão é o princípio da felicidade. Assim, quando temos um coração grato, vivemos mais felizes e contentes (contentamento) com tudo que temos.

A gratidão também nos permite constatar que Deus sempre faz infinitamente mais do que pedimos e/ou pensamos, pois, seus planos para as nossas vidas são bons, agradáveis e perfeitos.

Ela também fortalece a nossa fé, porque nos faz enxergar que, como Ele agiu em situações que nos parecia impossível, assim o fará novamente.

Por fim, a gratidão nos dá um coração contrito diante do Senhor, o qual reconhece que tudo vem Dele e que sem Ele nada do que temos/somos seria possível.

Por isso, como Samuel declaremos: Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!!!

Um Feliz e Abençoado 2023 a você e sua família! Te espero aqui no blog no próximo ano para, juntos, crescermos em Deus.

Agradecimento Especial ao Senhor

Pessoalmente, tenho motivos de sobra para agradecer a Deus, porém, faço questão de registrar aqui que 2022 foi um ano especial para minha família, porque nasceu nosso primeiro filho, o Israel.

Sou grata ao Senhor, porque tive uma gestação saudável, sem nenhuma complicação;

Sou grata a Deus que me concedeu força e coragem para parir, naturalmente, meu filho, como tão sonhado por mim;

Sou grata ao Senhor, porque o Israel nasceu perfeito e saudável.

Obrigada, meu Pai, porque mesmo não merecendo, o Senhor sempre faz por mim muito mais do que eu peço ou sonho, por causa da sua infinita misericórdia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo