Espelho de Cristo

Versículo: “Afirmam que conhecem a Deus, mas o negam por seu modo de viver. São detestáveis e desobedientes e não servem para fazer nada de bom.  (…) Da mesma forma, incentive os homens mais jovens a viver com sabedoria. Você mesmo deve ser exemplo da prática de boas obras. Tudo que fizer deve refletir a integridade e a seriedade de seu ensino.” Tito 1:16 e 2:7

Aplicação: O Apóstolo Paulo escreveu esta carta a Tito, pastor da Igreja de Creta, aproximadamente, no ano 63 d.C.

Seu objetivo era incentiva-lo a manter sua fé em Cristo, refutando as heresias apresentadas.

No versículo de hoje o Apóstolo dos gentios nos ensina que, como cristão, devemos andar como Jesus andou, isto é, em santidade e obediência ao Senhor.

O mesmo nos é ensinado pelo discípulo do amor em sua 1 carta (João 2:6): aquele que afirma estar Nele, deve andar como Ele andou.

O problema era, e é até hoje, que muitos declaravam conhecer a Deus, todavia o negavam por seu modo de viver.

A essas pessoas Paulo chamou de detestáveis e inúteis.

João Batista os chamou de hipócritas, porque não tinham qualquer fruto de arrependimento nas suas vidas, os quais comprovavam suas conversões genuínas.

Não importa se frequentamos, religiosamente, os cultos; se trabalhamos na obra de Deus, integrados em vários ministérios. Não importa se damos esmolas, servimos à mesa e/ou ajudamos o órfão e a viúva.

Nenhuma dessas coisas fazem de nós cristãos verdadeiros. Essa identidade só nos pertence se andamos com Ele andou, se refletimos a Cristo nessa terra. Afinal, a palavra cristão significa pequenos “cristos”.

Jesus se encarnou em obediência ao Pai para morrer no nosso lugar, pagando o preço, na cruz, pelos nossos pecados.

As Escrituras nos revelam que em tudo Ele foi tentado, porém nunca pecou. Pelo contrário, viveu em santidade, separado do mundo e dos seus prazeres.

Assim, se verdadeiramente conhecemos a Deus temos que refletir a integridade do seu Filho vivendo como Ele viveu: em santidade e obedientes, em tudo, ao Pai.

Portanto, que hoje nós reflitamos se com o nosso modo de viver estamos negando a Cristo ou não!

Se a resposta for afirmativa que venhamos a nos arrepender e a nos converter dos nossos maus caminhos, apresentando frutos de um arrependimento genuíno.

Oração: Pai, hoje, a nossa oração é para que, diariamente, possamos te conhecer verdadeiramente, bem como seu caráter e atributos, assim, de fato, conheceremos o Deus verdadeiro. Oramos também para que, a partir desse conhecimento, venhamos a refletir a ti, sendo sal e luz onde quer que estejamos. Sabemos que se afirmamos estar em ti, devemos andar como o Senhor andou, por isso ajuda-nos a nos separar do mundo e seus prazeres e a, em tudo, te obedecer, ainda que em detrimento das nossas vontades. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo