Versículo: “Pois, não entendendo a maneira como Deus declara as pessoas justas diante Dele, apegam-se a seu próprio modo de se tornar justos tentando seguir a lei, e recusam a maneira de Deus. (…) Todo aquele que nele crê é declarado justo”. Romanos 10:3
Aplicação: No capítulo de hoje o Apóstolo Paulo escreve aos romanos (gentios) afirmando que o desejo do seu coração era que o povo de Israel fosse salvo.
A nação escolhida por Deus não entendeu a Sua salvação – Jesus.
Eles obedeciam às leis de Moisés, guardavam os sábados, se abstinham de alimentos, se apegavam à circuncisão, criavam doutrinas pesadas, acreditando que nessas coisas alcançariam a salvação.
Porém, eles rejeitaram a única pessoa que nos pode garantir a eternidade: Cristo Jesus.
A Palavra do Senhor afirma que ele veio para os seus (judeus), mas eles não o receberam.
Então, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:11-13
À exemplo do farisaísmo, atualmente, encontramos pessoas/religiões que acrescentam tarefas humanas à obra vicária de Jesus, tais como guardar os sábados, não comer certos alimentos, ser membro de determinada denominação, prática de usos e costumes, boas obras, ser dizimista dentre outras coisas.
Essas coisas são HERESIAS!
Tudo que as pessoas acrescentam à morte de Jesus na cruz para nos dar a vida eterna é HERESIA! Porque Seu sacrifício no Calvário foi necessário e suficiente para garantir a nossa eternidade.
A Bíblia é clara ao afirmar que somos salvos pela graça. Efésios 2:8.
Os discípulos de Jesus deram suas vidas pregando a salvação através do Filho de Deus.
Homens como John Wycliffe, Jan Huss, Martinho Lutero, João Calvino, dentre (inúmeros) outros lutaram pela reforma da Igreja que permitiu a entrada dessas heresias em suas doutrinas (ex.: venda de indulgências); e deram suas vidas na defesa do Evangelho verdadeiro.
Precisamos entender, de uma vez por todas, que Deus não se importa com a denominação da nossa Igreja e que não é ela que garante a nossa salvação.
“Somos salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9.
Assim, quer ser salvo?
Com sua boca, confesse que Jesus Cristo é o Senhor e, com seu coração, creia que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Pois, com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Romanos 10:9-10
Do contrário, iremos para o inferno com nossas doações, boas obras, abstenções alimentares, dias guardados; enfim, com todas as nossas religiosidades.
Oração: Pai, hoje queremos pedir perdão a ti por toda nossa religiosidade e por todas as heresias que acrescentamos à obra vicária do teu Filho n cruz por nós. Sabemos que o Senhor não está preocupado com a denominação da nossa Igreja, mas tão somente com a nossa fé em Cristo Jesus. Hoje, queremos confessar com as nossas bocas que Jesus é o Senhor para a glória de Deus-Pai e crer, com o nosso coração, que Ele morreu no nosso lugar, para que fôssemos perdoados, porém, ao terceiro dia, ressuscitou. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.