Ismael x Isaque

Versículo: “O filho da escrava nasceu segundo a vontade humana; o filho da mulher livre nasceu segundo a promessa” Gálatas 4:23

Aplicação: Na Palavra de hoje o Apóstolo Paulo estava, mais uma vez, enfatizando os gálatas que a nossa salvação se dá APENAS mediante a fé em Jesus, que morreu para nos redimir. Isso porque, alguns daqueles irmãos haviam se voltado às práticas da lei de Moisés.

Assim, com o intuito de explicar aos gálatas a superioridade da segunda aliança (Cristo), em detrimento da primeira (lei), ele usa as mulheres de Abraão.

Deus havia feito uma promessa ao pai da fé de que ele seria pai de multidões. No entanto, ele já era de idade avança e sua mulher era estéril. Então, Sara decidiu dar um “auxílio para o Senhor” entregando sua serva, Hagar, ao marido para que o filho que eles tivessem fosse o seu filho.

O plano da mulher de Abraão deu certo e nasceu Ismael.

Ocorre que Deus queria abençoar aquele casal com filhos legítimos e, por intermédio deles, abençoarem todas as famílias da terra.

O plano do Senhor se cumpriu no tempo certo e Sara deu à luz à Isaque.

Paulo então nos ensina que o filho de Hagar, Ismael, nasceu segundo a vontade humana e representa a lei que revela o nosso pecado e nos escraviza, conduzindo-nos à morte.

Contudo, Isaque é o filho da promessa.

Podemos extrair muitas lições da Palavra de hoje, todavia, gostaria de focar na vontade de Deus.

Sabemos que o Senhor tem um plano a cada um de nós traçado desde antes do nosso nascimento.

As Escrituras nos revelam que esses planos que Deus tem a nosso respeito são muito maiores e melhores do que os nossos, são sonhos de paz e não de mal, para nos dar um futuro e uma esperança.

Ocorre que eles não se cumprem aleatoriamente nas nossas vidas. Se quisermos vivê-los precisamos, primeiro, crer nas promessas do Senhor para nós.

Segundo é nossa responsabilidade buscá-los e lutar para sua concretização. Então, no tempo certo, eles se cumprirão em nós.

Por exemplo, se eu entendo que o plano do Senhor para minha vida é fazer de mim uma grande médica, que falará de Jesus aos pacientes no leito de morte; é minha responsabilidade estudar e me dedicar para essa vontade se cumpra.

O problema é que somos incrédulos e ansiosos como Sara e buscamos “ajudar a Deus” em coisas que não nos cabem e daí geramos Ismael, fruto da vontade humana.

Quando vivemos os nossos planos renunciamos os sonhos que o Senhor tem para as nossas vidas, os quais são incomparavelmente maiores e melhores.

Assim, que tenhamos fé e façamos a nossa parte para que, no tempo oportuno, nasça os nossos “Isaques”. Então, declararemos como Josué: “nenhuma das boas promessas que o Senhor, o nosso Deus, fez deixou de se cumprir. Todas se cumpriram”.  

Oração: Senhor, obrigada por tanto amor e cuidado para com as nossas vidas. Obrigada pelos sonhos que sabemos que tens a nosso respeito; planos bons, de um futuro cheio de esperança na sua presença. Pedimos-te, Pai, para que nos ajude a confiar em ti e no teu tempo, que é o melhor, para não venhamos a gerar Ismael. Ajude-nos a esperar por Isaque, porque ele é a tua boa, perfeita e agradável vontade para nós. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo