Fruto do Espírito Santo

Versículo: “Mas, o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gálatas 5:22

Aplicação: Somos todos pecadores, portanto, destituídos da presença de Deus, que é Santo. Herdamos essa natureza dos nossos antepassados – Adão e Eva, os primeiros a transgredirem a lei de do Senhor. Por isso, já nascemos condenados.

Se você não acredita nisso, analise os desejos da sua carne, ela deseja praticar todos os tipos de transgressões que afrontam ao Senhor.

Isto é, imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, invejas, bebedeiras, festanças desregradas; enfim, todos seus anseios são contrários aos do Espírito.

Porém, Jesus, o Filho de Deus, morreu na cruz por cada um de nós, cumprindo em nosso lugar aquela condenação eterna (pois o salário do pecado é a morte). Assim, para aqueles que estão Nele, ou seja, que creram na sua obra expiatória, já não recaem mais condenação, mas passaram da morte para a vida.

Nesses também, o Espírito Santo passou a habitar e a produzir o seu fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Passamos a amar a Deus com um amor inexplicável e desejar a sua presença mais do que qualquer outra coisa. Declaramos verdadeiramente que a presença de Deus é melhor do que a própria vida!!

Esse amor transborda para os nossos irmãos, porque entendemos que eles são também amados pelo Senhor, que entregou a vida do seu Filho por cada um. Então, passamos a enxergar Cristo naqueles que nos cercam.

A nossa felicidade independe das circunstâncias, porque passamos a ser contentados pelo Senhor: a sua presença nos sacia mais do que os mais ricos banquetes.

Além disso, fazemos as pazes com Deus, já que, enquanto pecadores e afastados de Jesus, éramos seus inimigos. Contudo, quando recebemos o Filho, tornamo-nos amigo do Pai.

Aliás, tornamo-nos filhos de Deus, podendo adentrar na presença do Santo dos Santos e nos achegar no trono da graça.

O Espírito Santo também gera paciência em nossos corações. A cada dia, lançamos sobre Ele as nossas ansiedades, os nossos sonhos e planos crendo que tudo está sob seu controle e que Ele tem o melhor para as nossas vidas.

Tornamo-nos também amáveis, mansos e bons. Isto é, aprendemos a “calçar os sapatos dos nossos irmãos”, colocando-nos em seus lugares e assim os tratamos como gostaríamos de sermos tratados: os compreendemos, abrimos mão dos nossos direitos, a fim de alegrar aqueles que nos rodeiam.

A fidelidade (a Deus) também passa a fazer parte de nós. É incrível. Quando nos deparamos com o pecado, automaticamente, nos lembramos do quanto é bom estarmos na presença de Deus, obedecê-Lo e servi-Lo e ficamos constrangidos em fazer algo que sabemos que irá entristece-Lo.

Por fim, adquirimos o domínio próprio, o autocontrole e assim não caímos nas tentações lançadas por satanás.

Por exemplo, em uma conversa mais acalorada, refreamos nossa ira e as nossas palavras. Não somos glutões (gulosos). Não nos embriagamos. Não participamos de festas desregradas. Não somos viciados em nada que tire o nosso controle.

Enfim, ter domínio próprio é não ceder aos desejos da nossa carne.

Como supramencionado, essas características não nos são próprias, elas são do Espírito de Deus que as compartilha conosco quando entregamos a nossa vida ao seu controle.

Dessa forma, se quisermos vê-las presentes em nosso ser precisamos, a cada dia, nos enchermos da Palavra de Deus, para alimentarmos os nossos espíritos os tornando mais fortes do que a nossa carne!

Oração: Senhor, obrigada pelo teu Espírito que compartilha conosco, seres pecadores, alguns dos seus atributos. Sabemos que eles são integrados em nós à medida que permitimos. Hoje, queremos entregar o nosso ser totalmente a ti e pedir para que o teu Espirito controle as nossas vidas e o nosso temperamento, a fim de que apresentemos o teu fruto em nós. Assim, não cederemos à nossa carne e seremos sempre conduzidos por ti. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo