Jugo Desigual

Versículo: “Salomão se casou com 700 princesas e 300 concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se.” 1 Reis 11:3

Aplicação: Antes de morrer, Davi orientou Salomão, seu filho e sucessor do trono de Israel, a, sempre, andar com o Senhor e obedecer aos seus mandamentos, assim, tudo correria bem, tanto para ele, quanto para a nação.

Ocorre que, ao assumir o reinado, Salomão logo se casou com a filha do faraó do Egito, desobedecendo à lei de Deus, que não permitia os israelitas se casarem com outros povos.

Depois, ele amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Elas eram das nações a respeito das quais o Senhor tinha dito aos hebreus: “vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir outros deuses”. No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas.

Ele casou-se com 700 princesas e 300 concubinas.

À medida que o rei envelheceu, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses construindo, inclusive, altares para oferenda de sacrifícios; e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, como fora o de seu pai, Davi.

Podemos extrair algumas lições a partir desses relatos.

Os cristãos, inclusive de hoje em dia, não estão livres para se casarem com qualquer pessoa. Aliás, até estão, mas precisam estar cientes que estarão desobedecendo a Palavra de Deus e consequências virão a partir dessa escolha.

As Escrituras nos orientam a não nos colocarmos em jugo desigual, em qualquer relacionamento – entre cônjuges, sociedade e até de amizade, porque os ímpios nos farão desviar e desobedeceremos ao nosso Senhor, como fez Salomão.

Uma cristã apaixonada que deixa de ir aos cultos aos domingos à noite para ter mais tempo com o namorado ímpio, está se afastando de Deus. Não demorará muito, e ela cederá a outros princípios essenciais a Ele.

Num possível casamento, o marido poderá cobrar a ausência da esposa às reuniões, afinal esse era o seu comportamento durante o namoro.

Quando os sócios de uma empresa não compartilham da mesma fé, ilegalidades como sonegação de impostos, inadimplências, propagandas enganosas podem acontecer, ofendendo fundamentos da fé cristã.

Amizades mundanas são difíceis de serem mantidas por um cristão, já que essas pessoas não frequentam os mesmos lugares, não se divertem da mesma maneira, nem pensam semelhantemente.

Imagine um jovem cristão e um ímpio: esse irá à balada no sábado à noite, onde, certamente, se embriagará e se relacionará com várias garotas. O crente verdadeiro não compartilha de nenhum desses comportamentos. Como manter uma amizade?

A longo prazo, em todos os casos, uma das partes cederá, como aconteceu com Salomão, e princípios essenciais à Palavra de Deus serão ofendidos, os seus mandamentos serão desobedecidos e nós, a cada dia, nos afastaremos mais Dele.

Por tudo isso, precisamos cuidar dos nossos relacionamentos mais pessoais, a fim de manter do nosso lado pessoas que comunguem da nossa fé e dos nossos valores. Dessa forma, seremos fortalecidos e caminharemos, juntos, para o nosso alvo, que é Cristo. Do contrário, alguém sempre estará nos puxando para longe de Deus.  

Oração: Senhor, hoje, queremos te pedir ajuda nos nossos relacionamentos, a fim de não nos colocarmos em jugo desigual, porque queremos estar ao lado de pessoas que ajudem a fortalecer a nossa fé e trilhe, conosco, uma jornada de obediência e santificação rumo ao nosso alvo – céu. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo