Série: Os Atributos de Deus – A Onipotência

Série: Os Atributos de Deus – A Onipotência

Um dos nomes pelos quais Deus se revela nas Escrituras é El Shadday, que significa Todo Poderoso. No Livro de Gênesis, capítulo de 17, versículo 1, o Senhor diz a Abrão: “Eu sou o Deus Todo Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito”.

Dizer que Ele é onipotente significa reconhecer que o Senhor é o Deus Todo Poderoso; que absolutamente nada Lhe é impossível. Ele pode fazer o que Lhe apraz e ninguém é capaz de impedi-Lo, pois seu poder é ilimitado.

O Senhor nos diz por intermédio do profeta Isaías (43:13): “Ainda antes que houvesse dia, EU SOU; e ninguém há que possa escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”

Ele tem poder para criar, do nada, tudo que existe: “No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobria, a face do abismo(…) Disse Deus: haja luz! E houve luz”.

Mas, também sustenta toda a criação com a palma de suas mãos. Com uma palavra Sua, o mar se acalma, o vento se silencia e a tempestade cessa, por que Ele é o Todo Poderoso.

O Senhor tem poder sobre as enfermidades, por isso, durante seu ministério, curou os leprosos, os cegos, os surdos, os mudos, os coxos, enfim, todos quantos clamaram pela Sua intervenção. E, a Bíblia nos garante que Ele não mudou, mas continua o mesmo, por isso, se nós O buscarmos, receberemos também o toque curador do Todo Poderoso.

Ele tem poder sobre os demônios, nenhum deles pode resistir quando uma palavra de ordem é dada em nome de Jesus.

E Deus tem poder sobre a vida e sobre a morte. Quem pode dar vida a alguém, se não o Senhor? Quem pode saber a quantidade dos nossos dias, se não o Todo Poderoso?

Lhe aprouve ressuscitar Lázaro; outros, porém, ressuscitarão “apenas” na eternidade e, em tudo, Ele nos mostra que é o Todo Poderoso.

Nós precisamos entender a onipotência do Senhor, para estarmos cientes de que, ao dobrarmos os nossos joelhos em oração, clamamos pelo El Shadday, e não por um Deus limitado.

Pedimos a intervenção Daquele que tudo criou, que tudo sustenta, que tudo conhece, para quem não há limitações e/ou impedimentos.

“Mas, o Senhor disse a Abraão: Por que Sara riu e disse: poderei realmente dar à luz, agira que sou idosa? Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”.

Entender esse atributo de Deus nos faz conhecê-Lo melhor e temê-Lo ainda mais. Através Dele identificamos a grandeza do nosso Senhor, que mede o universo a palmo e, com a concha de suas mãos, “pega” as águas de toda terra; a qual o estrado dos seus pés.

Como não amá-Lo? Como não servi-Lo? Como não dedicar todos os nossos dias a esse Deus tão grande?

Confiar na onipotência do Senhor nos assegura que nenhum mal nos atingirá para a nossa destruição, mas que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam.

Saber que Ele é o Todo Poderoso nos faz descansar na sua soberania; no fato de que “Ele pode todas as coisas e que nenhum dos seus planos podem ser frustrados”. Se Ele decidir agir em nosso favor, quem pode impedi-Lo?

Experimentar do Seu poder fortalece a nossa fé, se Ele agiu uma vez, não fará novamente?

O El Shadday está no controle de tudo que existe, inclusive das nossas vidas, por isso não precisamos temer, mas tão somente descansar no Seu poder ilimitado e conhecê-Lo cada dia mais!!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo