Não Olhemos Para Trás

Versículo: “Então, o Senhor fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Destruiu-as completamente, além de outras cidades e vilas da planície, e exterminou todos os habitantes e vegetação. A mulher de Ló, porém, olhou para trás enquanto o seguia e se transformou numa coluna de sal.” Gênesis 19:24-26

Aplicação: Os pecados e iniquidades de Sodoma e Gomorra eram tantos que haviam alcançado o Senhor, razão pela qual Ele decidiu destruir aquelas cidades. 

Antes de derramar Sua ira, e em atenção ao clamor de Abraão, Deus enviou dois anjos à casa de Ló, a fim de salvá-lo, juntamente com seus familiares.

Apesar das misericórdias do Senhor e da paciência dos seus anjos, aparentemente, aquela família não queria ser livrada do furor iminente. De acordo com a Bíblia, os genros de Ló não acreditaram na destruição vindoura e ficaram na cidade ao invés de fugirem.

O próprio sobrinho de Abraão hesitou ao fugir. A Palavra de Deus revela que os anjos do Senhor tiveram que tomá-lo pelas mãos, juntamente com sua esposa e filhas, e levá-los a um lugar seguro fora da cidade.

Ocorre que, durante a fuga, a esposa de Ló olhou para trás, enquanto seguia sua família, e foi transformada numa coluna de sal.

Podemos extrair algumas lições da narrativa bíblica de hoje.
Primeiro, notamos um “protoevangelho”.

Constatamos pessoas pecadoras, afastadas de Deus e de suas leis, que gozam e se deleitam em seus pecados. Um Deus misericordioso, paciente e gracioso, disposto a salvar do juízo iminente tantos justos quanto encontrar. E um salvador que leva Ló para longe da destruição.

Qualquer semelhança com os dias em que vivemos é “mera coincidência”.   

Vivemos dias em que, certamente, a ira de Deus já se encheu contra a terra e os seres humanos, em razão dos seus tantos pecados e iniquidades.

O juízo e a destruição são iminentes. Não demora e “fogo e enxofre” serão derramados dos céus, o sol se escurecerá e não haverá mais esconderijos aos iníquos.

A salvação já está disponível, por meio de Cristo Jesus, a todos quantos crerem na sua obra vicária e justificadora, bem como O receberem como Senhor de suas vidas.

Entretanto, como os genros de Ló, muitos não acreditam no juízo próximo.

Outros estão sendo carregados por “anjos”, mas não o poderão ser até o final, porque a salvação é individual. É necessário que cada um professe sua fé em Jesus Cristo e o confesse como Senhor de suas vidas.

Segundo, nos chama atenção a esposa de Ló que, apesar de estar no processo de salvação, olhou para traz e foi transformada numa estátua de sal.

Aquela mulher teve uma oportunidade que ninguém, além de sua família teve: ser carregada pelos anjos do próprio Deus a um lugar seguro para não perecer. Contudo, seu coração estava nos prazeres de Sodoma e Gomorra, que a fizeram olhar para trás.

Todos os dias as misericórdias do Senhor alcançam nossas vidas e nos dá uma nova chance para recomeçarmos; para nos arrependermos dos nossos pecados, deixá-los para trás e seguirmos a um lugar seguro, de salvação.

Cabe a cada um de nós, a cada dia, decidirmos seguir em frente sem olhar para o que ficou… foi isso que o Apóstolo Paulo fez esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.  

Oração: Senhor, hoje queremos confessar os nossos pecados (nomear cada um) e deixá-los no passado, para que possamos aproveitar a nova chance que o Senhor nos dá. Sabemos que és deus misericordioso e perdoador e não queremos ficar em meios os nossos delitos e pecados, mas sim sermos purificados, santificados e levados a um lugar seguro.

Pedimos para que escreva eternidade em nossos olhos, para que nunca nos desviemos do nosso alvo. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo