Busque a Paz

Versículo: “Busque a paz e esforce-se para mantê-la”.1 Pedro 3:11

Aplicação: Na Palavra de hoje o Apóstolo Pedro nos dá instruções para vivermos mais felizes, e na presença de Deus, com atitudes simples, as quais só dependem de nós mesmos.

Dentre as recomendações, ele nos orienta a buscarmos a paz.

A primeira lição que podemos extrair desse texto é que a paz não nos sobrevém naturalmente, nem com o decorrer do tempo.

Pelo contrário, foi pago um alto preço para termos paz.

De acordo com o dicionário, paz é um estado de calmaria, de harmonia, de tranquilidade; é a ausência de guerra, de conflito, de hostilidade.

Segundo as Escrituras, nascemos inimigos de Deus, em conflito constante com Ele, porque somos seres pecadores e tudo o que fazemos – as nossas vontades, escolhas, ações e reações, milita contra o seu Espírito.

Entretanto, Jesus, na cruz do Calvário, conquistou essa paz para cada um de nós, nos justificando diante de Deus.

O Apóstolo Paulo nos ensina que “justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 5:10)

Ou seja, ao morrer no nosso lugar, Jesus pagou o preço dos nossos pecados conquistando para nós a paz com Deus.

Dessa forma, todos quantos creem na morte vicária (substitutiva) de Cristo e tomam posse dela para suas vidas são justificados perante Deus, por intermédio de Jesus, e também tem paz com o Senhor.

Por isso, somos livres das trevas, do pecado, da culpa, do medo, da condenação, porque Jesus nos substituiu, morrendo no nosso lugar, a fim de que fôssemos salvos de tudo isso.

Portanto, devemos buscar a paz, primeiro com Deus, por intermédio de Cristo, para sermos reconciliados com o Pai.

Em paz com o Senhor, é nossa responsabilidade buscarmos a paz com os nossos irmãos.

Na vida de um cristão verdadeiro não há espaços para contendas e “ranços”, porque entendemos que Deus nos perdoou de iniquidades imperdoáveis, quem somos nós para retermos perdão?

Assim, devemos buscar a paz nos nossos lares, praticando o amor e o perdão diários. Não precisamos concordar com todas as atitudes dos nossos cônjuges, pais e/ou filhos, mas temos de resolver os conflitos que surgem civilizadamente, com conversas e não gritos e/ou discussões.

Ademais, quando ofensas ocorrem, devemos pedir perdão, mesmo quando acreditamos estar certos.

É nossa responsabilidade também vivermos em paz com os nossos irmãos, cristãos ou não, tratando todos com respeito, amor e compaixão, a exemplo de Jesus.

A Bíblia nos ensina que devemos amar não apenas aos nossos amigos, mas também aos nossos inimigos, de modo que nem mesmos as nossas ofertas são aceitas pelo Senhor se tivermos brigados com alguém.

Por fim, conquistada a paz com Deus, nos nossos lares e entre os nossos irmãos, devemos nos esforçar para mantê-la, ainda que em detrimento próprio, já que ela custou o sangue de Jesus.

Oração: Senhor, hoje, queremos te agradecer por Jesus, que morreu no nosso lugar na cruz para que pudéssemos ter paz contigo. Ajuda-nos a mantermos essa paz longe do pecado, que te entristece, e sempre em obediência a ti. Ajuda-nos também a termos paz nos nossos lares, bem como no nosso relacionamento com os nossos irmãos, praticando, sempre, o amor, o perdão e a compaixão. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo